Há quem diga que Itália não é lugar para crianças. Na verdade, a maioria dos roteiros que preparo são para casais em fuga romântica, que deixam os filhos com os avós. Ok, nada de mal nisso, a Itália é romântica também.

Mas, além do romantismo, existe um país perfeito para férias em família! Que tal levar a criançada da próxima vez?

Neste post vou dar algumas sugestões de passeios que as crianças adoram e que podem ser realizados na maioria das cidades do seu roteiro.

Itália com crianças

1 – Pic-nic

Criança adora pic-nic! E uma praça italiana é o lugar perfeito para estender a toalha e curtir uma tarde na companhia dos filhos. Montei um pic-nic charmoso e divertido na praça Prato della Valle, em Padova,

Pela manhã fomos ao mercado para comprar frutas e alguns panini. De casa levamos água, suco, bicicletas e livros.

Foi o maior sucesso!

picnic

2 – Carrossel

Na Piazza della Repubblica em Firenze tem um carrossel que encanta as crianças!

Mas não é só lá, não. Muitas cidades, principalmente em época de festivais e no verão, o colocam nas praças. Aproveite, deixe a vergonha de lado e entre na brincadeira! É risada – e tontura – na certa!

carrosel

3 – Passeio de carruagem

Concordo que o preço do passeio de carruagem é caro. Em Firenze e Roma, uma volta de 30 minutos pode custar 50 Euros! Mas, se couber no seu orçamento, dê isto de presente aos seus filhos. Eles vão adorar!

As minhas ITALIAninhas se sentiram como princesas…

carruagem

4 – Aula de culinária

Crianças adoram colocar a mão na massa! Várias cidades possuem aulas de culinária para os pequenos. Após o preparo, elas podem levar a massa para casa ou comer lá mesmo! É uma imersão na cultura gastronômica italiana.

corsocucina

5 – Passeio de bicicleta

Dá para alugar bicicleta em qualquer cidade, mas o ideal e mais seguro é pegar a magrela numa cidade pequena, com tráfego de carros limitado: Padova tem uma riviera tranquila, em Lucca pode-se dar a volta na cidade pelo muros medievais, Ferrara é plana e cheia de bikes. Lugar não falta: escolha a cidade e vamos pedalar!

bike-italia

6 – Festivais e Sagras

Palio di Siena, Corsa dei Ceri di Gubbio, Regata Storica di Venezia, os festivais costumam agradar crianças e adultos.

A festa preferida aqui de casa é a Eurochocolate, que acontece em Perugia durante o mês de outubro. É chocolate para todo lado!!!

eurochocolate

Roteiros Personalizados

7 – Aula de história “in loco”

Aprender sobre o Império Romano em Roma, sobre o Renascimento em Florença, sobre vulcões aos pés do Vesúvio e sobre cristianismo no Vaticano. Certeza que será uma experiência inesquecível para as crianças. Ah! As notas da escola também vão melhorar!

coliseu

8 – Hospedar-se num castelo de verdade

A Itália está cheia de castelos que se transformaram em hotéis. Para ter esta experiência, escolhemos o Castello Bevillacqua (leia o post aqui), um castelo medieval na província de Verona. Até aula de arco as ITALIAninhas tiveram!

castello-bevilacqua

Depois ver todas estas ideias, experimente perguntar onde seus filhos vão querer passar as próximas férias!

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu blog! Pretendo viajar p Itália com meu marido e filha em dezembro, ela estará c 4 anos! Como vai ser inverno ainda não decidimos nem para qual região deveremos ir… Estaremos em Lisboa na casa de uma prima, e de lá seguimos para a Italia! Quais cidades/regiões você sugere?

  2. Legal! Concordo com você. Acho a Itália um lugar incrível para levar crianças. Que pimpolho não amaria andar de gôndola em Veneza, ir a um castelo, comer macarrão, pizza e tomar sorvetes deliciosos? Olha, me irrita esse pessoal que acha que criança só pode ir para a Disney! Viajo com meus filhos pra qualquer lugar, é só dar uma ênfase em coisas curiosas, passeios ao ar livre, eles adoram tudo. Abç. Tatiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui