Estava distraída, olhando pela janelinha do avião que partiu de Bolonha em direção à Catânia, quando um arrepio percorreu meu corpo.

Uma enorme montanha fumegante foi se aproximando, imponente e misteriosa. Para mim foi impossível desgrudar os olhos do vulcão Etna durante toda a minha permanência em Catânia, tamanha a sua força de atração. Onde eu estivesse dava sempre uma olhada de rabinho de olho para me certificar que ele estava lá…e que não iria cuspir fogo em mim!

Valverde

Eu me hospedei em uma cidade vizinha à Catânia, chamada Valverde. Fiquei em um mosteiro, numa ala recém-reformada para receber turistas (fui a primeira turista a chegar naquelas paragens). A cidade é lugar de peregrinação e os fiéis contam que Nossa Senhora fez duas aparições ali.

Valverde é uma cidade minúscula, onde o verdadeiro espírito dos moradores das pequenas cidades da Sicília se mostra. Tenho que admitir que o início da semana que passei lá foi difícil, pois a única atração da cidade era…eu! Uma brasileira hospedada num mosteiro onde frades brasileiros recém chegados à paroquia moravam.

Roteiro-Catania-3-dias-02

Esse vendedor ficava todos os dias na esquina do mosteiro vendendo cebolas e alhos – Roteiro Catania 3 dias

Imaginem só a cara de julgamento dos velhinhos sentados na praça me olhando enquanto eu entrava no mosteiro de biquíni molhado em baixo do vestido de verão! Uma catástrofe pior que qualquer erupção do Etna!

Só para resumir: fez-se necessário uma apresentação formal da ITALIAna na paróquia. Chamamos algumas famílias, digamos… influencers da cidade e eu me apresentei, explicando que era casada, mãe de 4 filhos e que meu objetivo ali era profissional.

Pronto! Depois desse momento me acolheram e me fizeram sentir como jamais me senti fora de casa! Choveu convite para tudo o que é passeio que vocês podem imaginar! Fui convidada para jantar cada dia na casa de uma família, me mandavam comida, me telefonavam para saber se eu estava bem, enfim…me adotaram. E esse é o espírito catanês: desconfiado no início e completamente sincero, carinhoso e receptivo depois.

Roteiro Catania 3 dias

# Dia 1- Centro histórico

O início do passeio não poderia ser em outro lugar que não o coração da cidade: a Piazza Duomo, que possui ao centro a Fontana dell’Elefante, uma escultura em pedra lávica, símbolo de Catânia.

Roteiro-Catania-3-dias-12

Principal praça da cidade, com a fonte do Elefante em lava vulcânica – Roteiro 3 dias Catânia

Se chegar antes da hora do almoço, se enfie no mercado de peixes da cidade – chamado Pescheria. Entre pelo portão que fica entre o Palazzo dei Chierici e a Fontana Amenano.

roteiro-catania-3-dias-14

Fontana Amenano – Roteiro Catania 3 dias

Roteiro-Catania-3-dias-03

Entrada do mercado de eixe, La Pescheria – Roteiro Catania 3 dias

O mercado é uma explosão de sons e odores! Acabei almoçando na Pescheria para almoçar em um dos restaurantes espalhados por ali. Me arrependi tanto! A comida, além de cara, estava ruim e na hora do almoço começa a “faxina” na feira… minha visão: espinhas de peixe, baldes ensanguentados e água fétida. Não recomendo! Prefira um restaurante um pouquinho mais afastado das barracas.

Roteiro-Catania-3-dias-04

As barraquinhas da Pescheria – Roteiro Catania 3 dias

Depois de conhecer o mercado de peixe, visite a Catedral de Sant’Agata, que foi destruída por terremotos e reconstruída várias vezes. A primeira construção é de  1078 e foi erguida sobre as ruínas das termas de Achilliane. É possível visitar as ruínas romanas no subterrâneo da igreja.

Prossiga pela Via Etnea, a enorme avenida que corta Catânia e te leva para várias atrações da cidade. A própria avenida já é uma atração e vai deixar as ávidas por compras doidinhas: tem toooodas as lojas que vocês podem imaginar!

Atravesse a Piazza Università e continue para visitar o Anfiteatro Romano. Neste ponto, desvie o percurso para a Piazza San Domenico, pegue a Via Santa Madalena e chegue no Giardino Bellini, o lindo jardim público da cidade. Um excelente local para se refrescar e descansar um pouco antes de continuar o passeio.

Roteiro-Catania-3-dias-06

Anfiteatro Romano – Roteiro Catania 3 dias

Volte para a Via Etnea e faça uma pausa na histórica Pasticceria Savi, especialista em doces sicilianos desde 1897.

Termine a noite na Via Santa Filomena,  paraíso gastronômico da cidade, com vários restaurantes e bares descolado e charmosos!

Se já estiver com fome (mesmo que não esteja…ahahaha), não perca a oportunidade de comer no FUD, um restaurante idealizado pelo food blogger mais famoso daquelas paragens – Andrea Graziano – e comer o hambúrguer mais delicioso que já experimentei na vida: Shek Burgher, hambúrguer de carne de burro, molho barbecue, mozzarella de búfala, cebola de Giarratana e pão assado no forno a lenha.

# Dia 2 – Barroco siciliano e Cânions vulcânicos

Manhã – Barroco siciliano

Você já ouviu falar do famoso barroco siciliano? Este é o estilo arquitetônico que nasceu na ilha após o terremoto de 1693, que destruiu boa parte do patrimônio histórico da região.

Os arquitetos decidiram recriar a arquitetura barroca, incorporando à decoração dos edifícios, os elementos característicos da antiga arquitetura siciliana, como máscaras e anjos grotescos, além de sacadas com balaustres de ferro forjado.

A importância deste movimento arquitetônico foi reconhecida pela UNESCO, que o incluiu na lista de Patrimônio da Humanidade.

Roteiro-Catania-3-dias-05

Lugares que recomendo para ver o Barroco em Catânia:

  • Palazzo Biscari
  • Igrejas de San Benedetto e di San Francesco Borgia
  • Palazzo dell’Elefante
  • Monastero di San Benedetto: um dos edifícios mais lindos da cidade. Edificado em 1350 e reconstruído  no início do século XVII, depois deter sido destruído pelo terremoto. Serviu como monastério de clausura até 2013, quando foi aberto ao público para visitação. Se tiver que escolher um só lugar para entrar e apreciar a a arquitetura, este é o lugar. Imperdível!
Roteiro 3 dias Catania

Detakhe do Duomo dedicado a Sant’Agata – Roteiro Catania 3 dias

Roteiro-Catania-3-dias-09

Detalhe da fachada do Mosteiro de San Benedetto – Roteiro Catania 3 dias

Tarde – Gole dell’Alcantara (Alcantara Gorges)

Que tal sair da cidade para visitar cânions vulcânicos? Gole Alcantara é um parque botânico e geológico que fica a apenas 50 Km de Catânia. Os paredões chegam a 25 metros de altura.

Roteiro-Catania-3-dias-08

Gole di Alcantara – Roteiro Catania 3 dias

Roteiro-Catania-3-dias-07

Quer ver como o passeio vale a pena? Assista o vídeo de Fabia e Gabi, autoras do blog Estrangeira. Fomos juntas tomar banho de cachoeira lá!

(Alcantara Gorges a partir do minuto 4)

#Dia 3 – Catânia

Manhã – Etna

Não tem como ir para a Catânia e não conhecer de pertinho a “muntagna“, como ela e chamada por ali. Escrevi um post onde conto como fazer para visitar uma de suas maiores crateras sem guia. Clique aqui para ler.

Se preferir fazer o passeio com guia, pode comprar um dos passeios da Viator, clique aqui para conhece-los.

vulcão-etna-cratera-5

Ainda tinha muita subida…mas eu já estava caminhando sobre as nuvens – Roteiro Catania 3 dias

Tarde – Praia

Se o dia estiver bonito – grandes chances disso acontecer – aproveite para relaxar na praia. La Playa é o pedaço de litoral da cidade de Catânia com faixas largas de areia e mar calminho. Eu fui almoçar e relaxar no Lido Azzurro. Gostei muito e recomendo!

Roteiro Catania 3 dias

Lido Azzurro – excelente local para passar o dia, comer bem e praticar esportes – Roteiro Catania 3 dias

Dicas da Ana:

Os meios de transporte na Sicília são bem deficientes. Assim, para poder explorar a região com tranquilidade e liberdade, aluguei um carro, que retirei assim que cheguei ao aeroporto.

  • Em época de alta temporada (principalmente junho, julho e agosto) os guichês das locadoras de veículos ficam lotados. Tenha paciência, pois a fila é inevitável!
  • Os motoristas de Catânia são irreverentes, ousados e, por que não dizer, “ruins de roda”. Fique esperto no trânsito e contrate toooodos os opcionais que o seguro te oferecer. Inclua riscos na lataria, retrovisor e vidro. Vai por mim!

 

Faça a cotação do seu carro aqui

Encontre seu hotel na cidade de Catânia aqui

 

Leia também

Quer um Roteiro Personalizado para a Sicilia? Clique aqui:

roteiros-personalizados

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

2 Comentários

  1. Ciao! Adoramos que vc colocou o vídeo no post 🙂 Obrigada!

    Motoristas irreverentes e ousados! hahahaha Eles são doidos mesmo. rs E Catania é uma graça, com um centro histórico bonito. Etna e Alcantara são imperdíveis. Mas a melhor coisa de catania é o FUD! Eu comeria lá todos os dias da minha vida 😛
    Bjs

    • Ana Grassi on

      Ahahaha…ok…os motoristas são doidos mesmo!
      O vídeo está top! E também comeria no Fud todos os dias da minha vida…
      Baci,
      Ana

Deixe uma Resposta