Assim que você arruma a mala e sai da porta pra fora de casa, o mundo se entrega a você! Entregue-se ao mundo também! Essa é uma das minhas dicas essenciais para uma viagem feliz!

Você também poderá gostar:

Tudo que você precisa saber antes de viajar para a Itália!
Qual a documentação necessária para dirigir na Itália?
Como se manter conectado durante a sua viagem?
Roteiro de 15 dias pela Itália!


janela-hotel

Muitas pessoas que me acompanham pelas mídias sociais me perguntam como viajar leve e feliz!

Abaixo listei as dicas essenciais que fui acumulando durante minha vida viajante e que, garanto, vão transformar a sua viagem numa experiência de felicidade infinita!

  1. Nunca é tarde para começar a viajar, mas se for possível, comece logo!
  2. Viaje com os olhos e o coração abertos.
  3. Aprenda um pouco da língua do país que vai visitar. Não espere que os outros falem a sua língua. Lembre-se: você é o ” intruso”!
  4. Aprenda sobre a cultura também: tudo vai fazer mais sentido.
  5. Sorria!
  6. Não julgue os costumes e hábitos locais.
  7. Ao invés  disso, respeite-os e aprenda com eles.
  8. As coisas não são como são na sua casa. Adapte-se!
  9. Comunique-se com as pessoas de uma forma simpática e empática!
  10. Não tenha medo de dizer SIM
  11. Muito menos NÃO.
  12. Deixe uma boa impressão do seu país por onde você passar.
  13. Seja educado! A boa educação é admirada e entendida em todo o mundo.
  14. Experimente a comida local.
  15. Continue sorrindo!
  16. Organize a sua viagem! Prepare seu itinerário, faça uma lista das atrações que quer conhecer, das cidades que quer visitar, das comidas que quer experimentar, etc.
  17. Porém, seja flexível, talvez seja necessário modificar um pouco o roteiro no meio do percurso. E isso não é um problema…
  18. Esteja aberto para novas oportunidades!
  19. Lembre-se, você está de férias! Não precisa cumprir horários, checar todas as atrações da cidade e nem se estressar.
  20. Viaje leve…não precisa levar o guarda-roupa inteiro!

page-20dicas_600x450

DICA DE OURO DA ANA:

Não faça safári fotográfico! Quem está interessado nas suas fotos? Melhor do que a máquina fotográfica é levar sua alma de férias com você! Relaxe, observe, respire, admire, SINTA o local que está!

Traga registrado dentro de você as impressões, os odores, os sons e as cores de sua viagem. Isso sim, vai fazer toda a diferença…

Tá sorrindo ainda? Continue…

Essas são as minhas dicas essenciais para uma viagem feliz. Quais as suas?

Avatar
Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

25 COMENTÁRIOS

  1. Muito boas suas dicas Ana, vou fazer duas semanas de intercambio em maio 2015 na cidade de Florença.Suas dicas serão muio uteis.

  2. Impecável! Dicas para viver a viagem com a alma! Como brasileira continuo aprendendo que nossa maior qualidade é o sorriso. Somos um povo que sorri e isso muda tudo. Abre portas, faz amigos, gera gentileza, é o melhor dicionário! Agora uma das suas dicas que, ainda, não consigo seguir à risca é “viaje leve”. Poderia descrever “como carregar todas as suas malas pelos vários transportes”, mas sei que não é a dica correta. Vou me policiar na próxima viagem e depois te conto! Beijo e sucesso!

    • Andréa, não te culpo…acho que a dica “viaje leve” é a mais difícil para as mulheres, rsrsrs… Já fiquei 40 dias na Itália com 14 quilos de bagagem e 12 dias com 97 kg! Ahahaha… Mas garanto que viajar com pouca bagagem é beeem melhor!

      Baci,

      Ana

  3. Ana, como sempre você é feliz (conhecedora do assunto e prática) nas suas colocações. As dicas são simples
    mas muito importantes. Parabéns. A dica de ouro e excelente! Viajo há um bom tempo, principalmente para a Itália. E em todas essas oportunidades, o espaço para fotos é muito pequeno. Prefiro sentir a documentar. Aliás, ratifico o que você comentou: registro com todos os órgãos pulsantes, principalmente o coração. E é incrível, como muitas vezes lembro-me de detalhes, dos momentos e da fotografia que fiz na época ; fotografia essa sem algum aparelho .. só no sentimento. Continue no acrescentando com tantas mensagens e dicas gostosas. Forte Abraço, Francine

    • Francine, muito obrigada pelo comentário! Que lindo! Fico feliz de conhecer pessoas que gostem de viajar com a alma.
      Continue sorrindo!
      Baci
      Ana

  4. Confesso que adoro registrar em foto. Isso me deixa feliz quando as vejo. Me faz reviver todos os outros sentidos. ADOREI seu final! Continuar sorrindo faz toda a diferença!!! Parabéns pelo ótimo post!!!

    • Ah…Antonio…nas você consegue levar a alma E tirar lindíssimas fotos! Continue fotografando…
      Baci,
      Ana

  5. Ana querida:

    Cada dia mais próximo de viajarmos juntas… não vejo a hora! Beijo, saudades, apareçam!
    Blog maravilhoso! Complimenti!!!!!!

  6. Dica de ouro perfeita! Sempre levo câmera, muitas vezes esqueço que ela existe. A melhor lembrança é a que trazemos na alma.

  7. Adorei suas dicas ano passado fizemos nossa primeira viagem internacional para França e Portugal, optamos pela agencia somente passagens e hospedagem esse ano visitaremos Itália, Madri e Porto, suas dicas são maravilhosas mesmo sem conhecer seu blog foi o que fizemos ano passado e nos abriu vários horizontes tanto que esse ano estarei n Itália nem acredito rsrs, até hoje quando fecho meus olhos consigo me lembrar dos aromas, dos lugares e das sensações que experimentei, andei bastante conheci muitas coisas a pé mesmo e se aventurando pelas cidades onde fui, e descobri que amo isso ..bju

  8. Nossa Dicas Maravilhosas..Nossa meu único “arrependimento” é não ter conhecido esse site antes kkkkkk. Parabéns e Obrigado por compartilhar (:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui