Eu adoro carro!! Quem me acompanha nas mídias sociais pela Itália sabe como são loooongas as viagens de carro que faço por lá. Adoro dirigir em estrada e a melhor experiência que tive com carros foi pilotando uma Ferrari em Milão.
Você também pode pilotar uma Ferrari!!! Clique aqui para ler o post
Mas também adoro visitar museus de carros e se for de carros antigos, melhor ainda! Pesquisando sobre museus de carros, descobri o Museo Mille Miglia, cuja sede fica no Monastério de Sant’Eufemia, na cidade de Brescia (a apenas uma hora de carro de Milão).
Conheça a cidade de Brescia clicando aqui
Dizem que no corpo de um habitante de Brescia não corre sangue, mas gasolina e foi essa a impressão que eu tive visitando o museu.
O que é Mille Miglia?
Mille Miglia é uma corrida de carros de longa distância (mil milhas ou 1600 Km), com trechos de regularidade e outros de velocidade, que parte de Brescia e chega em Roma.
As corridas históricas Mille Miglia aconteceram entre os anos de 1927 e 1957. Após uma pausa, a corrida foi revocada em 1987 e desde então acontece regularmente uma vez ao ano.
O Museo Mille Miglia
A sede do museu fica no Mosteiro de Sant´Eufemina, um antigo mosteiro beneditino cuja construção começou em 1008. A partir de 1997 começou a ser completamente reestruturado para receber o Museo Mille Miglia, inaugurado em 2004.
O objetivo do museu é manter viva a história da lendária corrida Mille Miglia, bem como os costumes, a cultura e a história da Itália entre os anos 20 e 50.
O percurso do museu
O museu é dividido em 9 seções: sete dedicadas às corridas que aconteceram entre 1927 e 1957, uma dedicada às corridas que aconteceram entre 1958 e 1961 e uma dedicada às corridas contemporâneas.
Sugiro que visitem todas as seções. Calcule por volta de 2 horas, foi mais ou menos o que eu levei para ver tudo e fotografar.
A primeira sala do museu é dedicada aos 4 fundadores da corrida e aos carros que participaram da sua primeira edição. Logo em seguida você vai encontrar:
- carros que participaram das corridas nos anos 20 e 30. Eu gostei muito da reprodução de uma oficina mecânica dos anos 30 que fica nessa seção do museu;
- carros que participaram das corridas nos anos 40;
- carros que participaram das corridas nos anos 50;
- carros de Fórmula 1. O destaque fica para a Ferrari 156 de 1985, pilotada por Michele Alboreto;
- coleção de objetos de época, arquivo histórico, cinema com filmes das corridas antigas.
O bacana é que todos os carros estão perfeitamente conservados e ainda hoje participam de corridas de carros de época.
O museu é bem interativo, além de áudio guia existem diversos monitores com filmes das corridas históricas e um carro simulador.
Na prática
Endereço: Viale Bornata, 123 – Brecia
Site: www.museomillemiglia.it
Informações sobre a cidade: www.bresciatourism.it/
Horário: aberto todos os dis das 10h00 às 18h00.
Valor do ingresso: 7 Euros para adultos. Crianças até 10 anos não pagam e de 11 a 16 anos pagam 3 Euros.
É possível fazer a visita guiada em italiano ou inglês.
Leia também
ITALIAna visitou o museu com o apoio de Brescia Tourism.