Se você gosta de chocolates, vai amar a “explosão chocolática” que acontece anualmente na Perugia, capital da Úmbria. Estamos falando do Eurochocolate, evento que transforma Perugia em “città del cioccolato”. É quando a cidade fica repleta de atrações e recebe grandes nomes do chocolate nacional e internacional.

Pra começo de conversa, a Eurochocolate é uma experiência sensorial incrível. Apesar de apreciarmos o chocolate principalmente pelo paladar, todos os sentidos são aguçados pela iguaria feita de cacau.  Do doce aroma, às belíssimas esculturas de chocolate (feitas ao vivo durante o festival), tudo se torna um delicioso convite para mergulhar de cabeça no chocolate.

Você também poderá gostar:

7 motivos para visitar Perugia!

Hotel Brufani Palace em Perugia!

Eventos na Itália em agosto e setembro!

Melhores docerias de Roma!

26ª edição do Eurochocolate na Perugia

Esse ano o festival completa 26 anos desde sua primeira edição, que aconteceu em 1993. Entre os dias 18 e 27 de outubro, as ruas de Perugia vão se encher com quiosques e atrações envolvendo chocolate: uma verdadeira feira cheia de tentações – ainda mais pra quem gosta de doce.

O criador do Eurochocolate, Eugenio Guarducci, se inspirou na Oktoberfest para idealizar a primeira edição do festival. A edição de 2019 possui como símbolo o botão, um objeto simples que é reimaginado e ressignificado durante o festival. O slogan deste ano “attacca bottone”, é uma expressão em italiano usada para designar o ato de costurar um botão ao tecido, Segundo os organizadores, mais detalhes serão revelados no futuro sobre os motivos da escolha deste curioso objeto.

Além da simbologia do botão, ainda serão divulgados nos próximos meses quais as atrações exatas e como será a programação do eventos. Por hora, baseado nos anos anteriores, podemos apenas garantir que contaremos com palestras, cursos, vendas, degustações e MUITO chocolate!

Degustações

Durante o Eurochocolate é possível degustar desde grandes marcas de chocolates, como Lindt, Nestlé e Perugina, até os mais variados tipos de chocolates artesanais. Inclusive alguns são produzidos especialmente para o evento, o que torna a ocasião ainda mais especial.

Cioccolatomania – Aprenda com grandes mestres

Nada mais autêntico que um curso de gastronomia na Itália, concorda? Milhões de pessoas conhecem o país da bota pela sua culinária típica, principalmente pelos azeites e massas. Mas já pensou em fazer uma degustação guiada com grandes protagonistas nacionais e internacionais do chocolate?

Na edição de 2019 o Eurochocolate vai resgatar essa tradição que teve início nas primeiras edições. O melhor? As reservas são grátis!

Chocoday e esculturas de chocolate

Imagine só como ficam as ruas de Perugia no dia dedicado ao chocolate? Essa data surgiu em 2005 e é promovida pelo Eurochocolate. Diversas atrações celebram o alimento dos deuses. Esse ano o chocoday antecede o festival e acontece no dia 12 de outubro.

Uma das principais atrações são as esculturas de chocolate. Blocos maciços são esculpidos ao vivo e se tornam gulosas esculturas de chocolate para exibição ao público. Chega a ser uma loucura as grandes obras de arte comestíveis sendo feitas na Piazza IV Novembre.

Se ficar com água na boca, passeie pelo Chocolate Show, tenda com mais de 6 mil itens dos mais variados tipos de chocolate.

Já deu pra ver que é uma experiência imperdível, tanto para os chocólatras de plantão, quanto para os simpatizantes, não acha? Não é à toa que o Eurochocolate é um dos 7 motivos para colocar a Perugia no seu mapa.

Quando fui ao Eurochocolate com minhas filhas, amamos a experiência e nos deliciamos com a enorme variedade de chocolates do festival. De fato, é uma ocasião para largar qualquer dieta e se encher de mimos.

Leia também:

Descubra o hotel Brufani Palace na Perugia através desse review de minha visita.

7 motivos para colocar Bolonha no seu mapa!

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Compartilhe!

Sobre o autor

Avatar

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta