Depois do sucesso do post  “7 motivos para colocar Bolonha no seu mapa”, aqui está mais um post da série  “7 motivos…”.

E desta vez, vou leva-los à Perugia, capital da região da Úmbria, o coração verde da Itália.

Perugia é um verdadeiro paradoxo.

Com quase 3.000 anos de história mantém-se uma cidade moderna, jovial e dinâmica, numa combinação perfeita de conservação da memória histórica e modernidade.

É uma cidade que soube construir um presente digno do seu glorioso passado.

Muitos estudantes estrangeiros (inclusive eu!) vem para esta cidade para estudar a língua italiana na Universidade para Estrangeiros, e muitos (como eu!) voltam ao país de origem mas mantém um vínculo emotivo indissolúvel com a cidade.

Dos 1.000 motivos para visitar Perugia, escolhi somente 7 – com muita dificuldade – e aqui estão eles:

PiazzaIVnovembreperugia_600x402
Piazza IV Novembre, onde começa o Corso Vanucci, ponto de encontro dos jovens da cidade.

1 – História

Perugia é uma cidade anciã. Estima-se que foi fundada no século IV a.C. pelos etruscos.

Faça as contas: caminhando pelas ruas da cidade você estará mergulhado em nada mais, nada menos que quase 3.000 anos de história!

Pode-se encontrar vestígios do período etrusco –  Pozzo Etrusco, Porta Marzia e  Arco Etrusco – além de 3 quilômetros de muros construídos no século III a. C.

No século I a. C foi promovida a município romano e a partir daí sua história segue em tudo a do Estado Romano, mas desta época não restam tantos vestígios, pois a cidade foi destruída e depois reconstruída por Otávio Augusto.

Muitos edifícios medievais, barrocos e renascentistas estão espalhados pela cidade. Não deixe de conhecer: Pallazzo dei Priori, Fontana Maggiore, Basilica di San Domenico e os edifícios do Corso Vanucci.

PerugiaArcoEtrusco_600x543
Otávio reconstruiu a cidade e construiu um arco: o Arco di Augusto.

2 – Rocca Paolina, o símbolo de Perugia

É uma fortaleza construída a pedido do papa Paolo III com o objetivo de proteger os habitantes da cidade contra invasores.

Ali  escondiam-se os tesouros da cidade, animais, suprimentos e alimentos de modo que, mesmo em época de guerras civis, seus habitantes pudessem continuar suas atividades habituais protegidos dos inimigos.

Entrar na Rocca é como andar por uma cidade subterrânea. Mas não pense que encontrará paredes úmidas, lugares escuros e vazios. Nunca vi a Rocca deserta!

Ali o movimento é frenético, pois as escadas rolantes que ligam o centro histórico à cidade moderna estão sempre lotadas de pessoas indo e vindo. É como se fosse uma avenida da cidade. Ali, pode-se encontrar também várias lojas, exposições e manifestações. Simplesmente IMPERDÌVEL!
PerugiaRoccaPaolina_600x497

3 – Umbria Jazz Festival

Há 40 anos Perugia é sede de um dos maiores encontros de jazz da Itália!  E não é só jazz. Soul, blues e R&B também marcam presença.

Se você, ama jazz e não conhece o Umbria Jazz, per favore, não perca mais tempo!

Vários palcos são montados pelo centro histórico da cidade e inúmeros são os shows e jam sessions gratuitos. A cidade fica acordada 24 horas!

Me lembro de um show que marcou minha vida; sabe, aqueles que entram na lista dos MMV (melhores momentos da vida)?

Roteiros Personalizados

Foi o show de Chick Corea e Bobby McFerrin juntos,  ao ar livre e com uma ilustre lua cheia atrás do palco. Deu pra imaginar?

 O Umbria Jazz acontece sempre no mês de julho. Clique aqui para acessar o site do evento.

4 – Eurochocolate

Se o Umbria Jazz não te convenceu em alfinetar Perugia no seu mapa, com certeza a Eurochocolate te fará cair de amores pela cidade.

Eurochocolate é uma feira temática, cujo único produto que interessa é o… chocolate!

Vários stands são dispostos nas ruas e praças do centro histórico e são organizados diversos eventos, espetáculos e iniciativas culturais.

Fui em 2012 com minhas filhas e nos hospedamos no Hotel Bruffani (leia aqui), bem em frente à praça principal da cidade.

Acreditem, é uma “overdose chocolática“. A cidade cheira a chocolate, você se lambuza de nutella  e come cacau até no prato principal, enfim, de levar qualquer chocólatra à loucura!

 foto 4 (1)_449x800

SAM_6089_600x442

A festa do chocolate em Perugia se chama Eurochocolate e acontece todo mês de outubro. Clique aqui para ir ao site oficial do evento.

5 – Minimetrô

O minimetrô é um meio de transporte que liga o centro histórico à periferia da cidade. É praticamente um funicular com a diferença que os trilhos são aéreos, isto é, você tem uma visão panorâmica da cidade.

Vale a pena dar uma volta  nele mesmo se você estiver pensando em ir do nada pra lugar nenhum, só para curtir a paisagem.

6 – Bate e volta a partir de Perugia

O bate e volta clássico é a maravilhosa cidade de São Francisco –  Assis, que está a apenas 23 quilômetros de distância.

Porém, algumas cidades úmbras merecem uma visita, como por exemplo Spoleto e seu aqueduto romano de 260 metros de comprimento e 90 de altura está a 64 quilômetros de Perugia.

Outras cidades que eu visitei, amei e em breve farei posts são: Spello (29 Km), Gubbio (41 Km) e Orvieto (77 Km).

acquedotto spoleto_600x450

7 – Candidata a capital cultural da Europa 2019

Perugia já está na final e, se tudo der certo, será a próxima capital cultural europeia, um título que dará visibilidade à arte, à história e a cultura da cidade.

Um título mais do que merecido!

Leia Também:

 Onde dormir em Perugia
 7 motivos para colocar Bolonha no seu mapa
 7 motivos para colocar Treviso no seu mapa
 Assis: 8 dicas inéditas para sua visita à cidade de São Francisco

 

Procure sua hospedagem aqui:

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu fui a Perugia duas vezes. Uma, justamente, quando acontecia a festa do chocolate. Uma loucura. De Perugia fui a Gubbio, uma cidade linda e muito especial. Com disposição dá para fazer bate e volta de Roma a Perugia.

    Ótimo texto.

    Beijo, Ana.

  2. Olá Ana quero te agradecer pois estou preparando nossa viagem ( eu e meu marido) para a Itália e havíamos definido dia 09/10 para visitar Perugia. Quando vi seu blog mudamos o dia da visita para conhecermos o Eurochocolate. Entrei no site que vc deixou aí mas não tem informação se é só a noite. Vc pode me informar se formos de dia também poderemos participar? Toda informação que puder me dar eu agradeço
    Muito bom seu texto, nos ajudou muito. Grande beijo
    Elizabeth

  3. Olá Ana,
    Adorei seu post, parabéns !!!
    Nasci em Perugia e vivi intensamente por lá os meus primeiros 39 anos, depois foi pra SP capital, onde vivo e trabalho atualmente.
    Conheço tudo sobre aquele espetacular aglomerado etrusco – medieval, uma verdadeira cidade adorável !!!
    Volto regularmente lá a cada dois – três anos mas a saudade de minha PG é diária , aliás horária ???
    Fiquei muito feliz em encontrar este lindo post.
    Abraços a todos os perugini e a todos os brasileiros que já foram uma vez ou que irão proximamente na capital da Umbria.
    Fiquem com Deus !!!

  4. Ana, obrigada pelas dicas!
    Estou indo fazer uma parte de meu mestrado lá com meu marido e minha filha de três anos. Gostaria de dicas de lugares para morar…custos..enfim, tudo que você me disser vai ser bem vindo!! Se preferir, juliannetenorio@gmail.com

    Abraço!

  5. Ola Ana, estou com uma duvida cruel…
    Irei à Italia em julho, Perugia e Florença estão no meu roteiro.
    Pergunta: em qual das duas cidades devo ficar mais tempo?
    Um abraço
    Adriana

    • Olá Adriana! Florença, sem dúvida. Principalmente se você gostar de arte e do Renascimento! Buon Viaggio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui