Viajar não se resume somente em conhecer novos lugares. Gosto de mergulhar na cultura local e descobrir todas as experiências possíveis. Acima de tudo, adoro conhecer os novos sabores de uma cultura. Os pratos típicos da Toscana têm exatamente estas características: tradicional e marcante!
Você também poderá gostar:
Pratos típicos da Emilia Romagna!
Como preparar sua mala gourmet?
Os melhores vinhos da Toscana!
Há quem discorde, mas nada melhor que um bom vinho e uma boa refeição italiana, não é mesmo?
A cozinha Toscana é famosa pelos queijos, azeites e pães deliciosos. Inclusive, o pão é quase uma religião. Com certeza essa região vai te encantar pelo paladar de receitas, tradicionalmente camponesas, que passaram muito tempo inalteradas e foram enriquecidas com o passar do tempo.
Prepare-se para se deliciar com essa lista de pratos da culinária toscana. Apesar dos ingredientes simples, eles são sempre frescos. É muita tradição envolvida e tenho certeza que você vai terminar esse post com água na boca!
Pappa al pomodoro
Essa é uma das mais famosas iguarias toscanas que encontramos por aí. Para quem não sabe, pomodoro significa tomate. Essa sopa de tomates com pão e azeite não tem muito mistério. Afinal, sua origem é na simplicidade. Há algum tempo, os pobres faziam essa sopa com as sobras de alimentos. O segredo é a qualidade dos ingredientes.
Ao contrário do que vemos no Brasil, muitos dos pães da culinária italiana são sem sal. Para a pappa al pomodoro não é diferente: pão sem sal, tomates, manjericão, azeite de oliva e outros ingredientes, sempre muito frescos.
Queijo Pecorino
Se for à Toscana, não deixe de provar o delicioso queijo Pecorino. Ele é feito com leite de ovelha e também é produzido em outras regiões, com características diferentes. O sabor pode ser bem forte, dependendo do ponto de maturação.
O pecorino toscano é feito em formato cilíndrico e muito utilizado para ralar. Normalmente os produtores vendem esses queijos nos mercados, o que deixa a experiência ainda melhor! Quando for à Toscana, prefira os produtos artesanais. Afinal, são melhores e geralmente carregam tradições familiares.
Ribollita
Se traduzido, o nome dessa sopa significa “refervido”. Segundo alguns especialistas, a receita é melhor apreciada no dia seguinte. Trata-se de uma sopa feita com pão e enriquecida com vegetais (normalmente sobras de outras refeições). Tudo isso com o saboroso azeite de oliva, um dos principais componentes da culinária tradicional toscana.
Panzanella
Se lembra que o pão é muito utilizado na cozinha toscana? Pois bem, Panzanella é uma deliciosa salada preparada com pão, tomate, manjericão, vinagre e azeite. No entanto, algumas receitas adicionam outros ingredientes.
Esse prato é muito comum durante o verão, quando os dias são mais quentes e os alimentos mais leves são muito bem vindos!
Cacciucco
Esse prato é a cara da cidade de Livorno, no litoral toscano. Trata-se de um ensopado de peixes, vegetais e outros frutos do mar. Durante a preparação, os peixes são acrescentados na medida e no tempo certo de cozimento. É uma delícia!
Reza a lenda que a receita original inclui cinco espécies diferentes de peixes: uma para cada letra ‘c’ do nome da receita. Muito legal, né? Assim como muitos pratos toscanos, a simplicidade remonta a tempos de quando a fome era muito comum. Por isso a maioria dos pratos típicos inclui sobras de alimentos do dia anterior.
Com o cacciucco não é diferente. Esse prato surgiu a partir do aproveitamento de peixes que sobravam das grandes pescadas – e até hoje encanta o paladar de muita gente!
Pappardelle sul Cinghiale
Essa é uma das receitas toscanas mais antigas e deliciosas. O prato é típico da cozinha maremma e envolve macarrão pappardelle ao sugo de javali, algo pouco comum ao paladar brasileiro.
A preparação é longa, leva ao menos 24 horas para ficar pronto. Isso se o javali não for comprado em supermercado (lembre-se que um dos grandes segredos da cozinha toscana são os ingredientes sempre frescos). Algumas receitas também incluem cogumelos, dando
Bistecca alla Fiorentina
Sem dúvidas, a Bistecca alla Fiorentina é um dos pratos mais conhecidos da Toscana. Quando for comer, não se engane: a carne é servida ainda sangrando. Se você não gosta de carne sangrando, recomendo nem pedir a bistecca. Muitos chefes até se ofendem caso você peça para vir mais cozida.
Os bifes podem ser servidos com azeite e limão, devendo vir em cortes grossos e suculentos. Só de imaginar já dá água na boca!
Lardo di colonnata
Não estamos falando do tradicional presunto parma. O Lardo di Colonnata é uma iguaria produzida somente na toscana, cujo processo de preparação envolve a retirada de uma camada de lombo do porco logo após o abate.
Depois a peça é temperada com ervas e especiarias e fica em repouso por pelo menos seis meses. É uma iguaria muito versátil, podendo ser consumida de várias formas: como antepasto, puros ou compondo algum outro prato! Um dos pratos típicos da Toscana com maior fama!
Panforte di Siena
Finalmente uma receita doce na nossa lista de pratos da gastronomia regional da Toscana! Esse pão doce é uma tradição que, assim como o panetone, é preparado na época do natal. A receita surgiu em Siena durante a Idade Média e segue praticamente inalterada até os dias de hoje!
A massa dura inclui frutas cristalizadas e pode ser encontrada em duas versões: com ou sem chocolate. Apesar de as versões artesanais serem melhores, os panfortes podem ser encontrados industrializados.
Cantuccini
Os biscoitos cantuccini geralmente são servidos como sobremesa em restaurantes. A receita é simples, mas muito antiga. Inclusive, ela pode ser encontrada em um manuscrito do século XVIII que fica na província de Prato. Isso prova que essa tradição começou na Idade Média e até hoje leva o sabor toscano às mesas.
Normalmente são feitos com amêndoas, pistaches e outros cereais. Se bem guardados, duram meses!
Lampredotto
Mais uma especialidade fiorentina. Esse sanduíche possui um sabor muito forte e característico do seu ingrediente principal: um dos intestinos bovinos cozidos com temperos e tomates. Pode ser encontrado por toda a parte nas ruas de Florença, principalmente no mercado.
Assim como alguns pratos dessa lista, a origem do sanduíche de lampredotto é o cenário de pobreza, quando as pessoas tinham que se alimentar do que estava disponível. Apesar disso, a receita permanece até os dias de hoje – e não é à toa, concorda?
Acho que essa lista já te deixou com água na boca para conhecer esses pratos típicos da Toscana, não é mesmo? As receitas deliciosas complementam as belíssimas paisagens e ganham qualquer turismo pelo paladar!
Gostou? Já comeu algum desses pratos típicos da Toscana? Qual o seu favorito?
Leia também:
Como transportar vinhos em voos internacionais com segurança?
Quais os melhores lugares para comer em Florença?
Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!