Um dos melhores passeios para se fazer em uma cidade é caminhar por suas praças, não é mesmo? Esses lugares, geralmente charmosos, são ótimos para se exercitar, encontrar pessoas e absorver a atmosfera de uma cidade. Imagine então quando falamos de praças italianas?

Preparei uma lista com as melhores praças italianas para sua viagem ficar mais completa!

Piazza Navona

A bela Piazza Navona é uma das praças mais visitadas de Roma.

Seu formato oval vem do império de Domiciano, onde anteriormente funcionava o Stadio di Domiziano – lugar onde os gladiadores treinavam.

A praça por si só é um belo lugar. Entretanto, a atração mais chamativa da Piazza Navona são as três fontes construídas sob mandato de Gregório XIII Boncompagni. Ótimas opções para uma visita durante o dia. Entretanto, ficam lindas à noite, quando as luzes refletem a água. São obras de arte que guardam enorme valor histórico.

A fonte com mais detalhes é a Fontana Dei Quattro Fiumi

Fontana-italiana

Ela foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini, entre 1648 e 1651, contendo traços barrocos. As estátuas da fonte representam os quatro rios mais importantes naquela época: o Danúbio, o Ganges,o Nilo e o Rio da Prata.

Não deixe de visitar as outras duas belas fontes, a Fontana del Moro e Fontana de Nettuno, ambas de Giacomo della Porta. Depois de sua criação, a Fontana del Moro recebeu um toque de Bernini, que incluiu golfinhos na obra.

A Piazza Navona é rodeada de bares e restaurantes e repleta de artistas de rua o tempo todo, super animada e cheia de vida. Se você prefere uma visita mais íntima, o meu conselho é chegar bem cedinho, junto ao sol! Assim você consegue apreciar as belas fontanas e edifícios como o Palazzo Pamphilli e a Igreja de Santa Agnes.

Piazza di Spagna

A charmosa Piazza di Spagna fica em Roma e também entra na lista das mais belas praças italianas. Ela ganha um toque especial na primavera, quando as cores vivas das flores estampam a Escadaria Espanhola. Os degraus da escadaria levam até a Igreja di Trinità dei Monti. Uma vista encantadora!

Fontana-bernini

Geralmente as pessoas ficam sentadas nas escadarias, é um ótimo lugar para admirar a beleza de La Fontana della Barcaccia. Foi uma das primeiras fontes criadas por Bernini em Roma. Embora fique mais colorida durante a primavera, é um local agradável para visitar em qualquer época do ano.

Piazza San Pietro

A Piazza San Pietro  fica no Vaticano, aos pés da Basílica de São Pedro e é, sem dúvidas, uma das praças mais bonitas do mundo. Já pensou de quantas histórias, quantos pedidos, graças e orações esse local já foi palco?Piazza-san-pietro

A praça é circulada por um gigante pórtico de quatro filas, de estilo clássico e com toques barrocos berninianos. Os números são incríveis: 140 estátuas de santos posicionadas nas 280 colunas, tudo com uma grandeza admirável. Ainda há duas fontes decorando a praça junto ao grande obelisco egípcio.

Piazza-San-Pietro

No Vaticano sempre acontece celebrações e eventos religiosos. Antes de visitar fique atento aos horários e recomendações.

Prato della Valle

O norte da Itália também tem belíssimas praças. Pádua é conhecida no Brasil como a cidade do Santo Antônio, mas é conhecida também por ser uma das cidades universitárias mais antigas do mundo. Dentre os pontos turísticos da cidade estão a Basílica de Santo Antônio e o Prato della Valle.

Plato-Della-Valle

Também conhecido como ‘Il Prato’. Atualmente é cheio de vida: turistas e moradores passeando, praticando exercícios e, aos sábados, frequentando o tradicional mercado de Pádua.

A praça tem formato elíptico, com um canal que circula a ilha Isola Memmia. É a segunda maior praça da Europa, ficando atrás da Praça Vermelha, em Moscou. As setenta e oito estátuas representam figuras importantes para a cidade.

Piazza San Marco

Napoleão Bonaparte definiu a Piazza San Marco, em Veneza, como o salão mais bonito da Europa. Ali estão a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, o Museu Correr, o Campanille e a Torre dell’Orologio, um dos principais marcos arquitetônicos da cidade.

Uma curiosidade é que a Piazza San Marco é o ponto mais baixo da cidade, logo, o primeiro a inundar. É ali que fica um dos cafés mais antigos da Itália, o Café Florian. A praça fica sempre movimentada, inclusive durante a noite a piazza, com música ao vivo e alguns restaurantes.

Piazza della Signoria

A praça mais animada de Florença é sem dúvidas a Piazza della Signoria. Ela fica repleta de artistas e pessoas aproveitando de tanta arte, reunida em um só lugar. O Palazzo Vecchio é o edifício mais importante, onde encontramos uma réplica do David de Michelângelo, estátuas de Adão e Eva e também Hércules e Caco.

Piazza-della-signoria-noturna

A Logia dei Lanzi é um museu ao ar livre que abriga várias esculturas em seus pórticos, como o Perseu com a cabeça de Medusa. É um ótimo lugar para um descanso regado à arte e animação. Inclusive, os deliciosos cafés que ficam por ali.

Fontana-Netuno

A Fonte de Netuno também se faz majestosa ao lado da Piazza della Signoria. Ela foi construída por Bartolomeu Ammannati e inaugurada em 1565. Sua visita em um dos mais famosos cartões postais de Florença com certeza passará por esse lugar.

Piazza Duomo

Piazza-duomo

A Piazza del Duomo está diante de um dos maiores cartões postais de Milão, a Catedral de Milão. A praça tem acesso muito fácil, pois ali está uma estação de metrô, além de muitos cafés e restaurantes.

Pela região também estão outros pontos turísticos, o que torna a Piazza del Duomo um ótimo ponto para o início de sua viagem.

terraço-duomo

Não deixe de visitar o Terraço Duomo de Milão. Trata-se não só do monumento símbolo da cidade de Milão, mas também uma das maiores e mais importantes catedrais góticas do mundo! A vista do telhado é imperdível, os 70 metros de altura te levarão a uma experiência de ficar de boca aberta!

Piazza del Plebiscito

Localizada em Nápoles, a Piazza del Plebiscito é a maior da cidade. Nela estão dois dos mais visitados monumentos da cidade: a Basílica de San Francesco di Paola e o Palácio Real de Nápoles. Foi no Palácio Real onde viveram os reis de Nápoles, por isso o local é considerado símbolo da cidade.

Piazza-dei-plebiscito

Piazza del Campo

A Piazza del Campo foi construída pelo governo de Siena, que queria mostrar a imponência da cidade. O chão da praça é de tijolos avermelhados, chamando atenção para o grande leque inclinado, assim como um anfiteatro grego.

É na Piazza del Campo que acontece uma famosa corrida de cavalos: o Palio di Siena, um ritual de louvor a Madonna. O evento acontece duas vezes ao ano desde o século XVII e traz muitos turistas à cidade.

No fundo da praça está a Torre del Mangia, símbolo do poder civil de Siena que foi construída em sua época áurea, quando a cidade ainda lutava contra o domínio de Florença.

piazza-del-campo

Na Piazza del Campo acontecem as tradicionais corridas de cavalos, um dos principais eventos da cidade.

No local também estão monumentos importantes como a Torre del Mangia, o Palazzo Pubblico e a Fonte Gaia. É o local perfeito para uma caminhada envolvente pela história e degustar um bom café em um dos estabelecimentos que rodeiam o local.

Piazza dei Miracoli

Um dos lugares preferidos na Itália é a Piazza dei Miracoli. Ela fica na cidade de Pisa. Ao contrário da maioria das praças, essa é coberta por um gramado e rodeada de monumentos e muralhas importantes, como a Torre de Pisa.

Piazza-del-miracoli

O contraste das cores das construções com o verde vivo do gramado adicionam um charme único ao local. Afinal, estamos falando de um dos lugares mais visitados da Itália.

Aproveite para visitar todos os monumentos que conseguir, como a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério, o Cemitério Camposanto e o Museo delle Sinopie, vale muito a pena!

A vista do topo da Torre de Pisa, por exemplo, permite um olhar panorâmico de toda a cidade. Aliás, quem nunca pensou em visitar esse maravilhoso monumento?

O acesso à Piazza dei Miracoli é fácil e pode ser feito à pé, certamente uma boa oportunidade para caminhar pelas lindas ruas da cidade. Não deixe de entrar no Duomo e conferir todas as pinturas, mosaicos e entrar em contato com a arte, sempre presente em locais da Itália.

Piazza IX Aprile

A cidade de Taormina é local para a bela Piazza IX Aprile. Afinal, ali é possível se sentir no século XVII. Ela é rodeada por edifícios dos mais importantes da cidade, a Igreja de São José e da Torre do Relógio.

É muita história reunida em um charmoso local, certamente o lugar ideal para uma visita aos cafés e restaurantes da região.

 

A maior surpresa é quando o extenso chão estampado em xadrez nos leva a uma vista incrível do mar: um terraço panorâmico com uma paisagem de tirar o fôlego! Nos dias em que o céu está limpo é possível avistar o Vulcão Etna e a costa da Calábria.

A Piazza IX Aprile se torna um local animado durante a noite, inclusive é perfeita para degustar um vinho fino e conversar com os amigos.

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta