Poder, política, prestígio e paixão. Assim é definida a corrida de cavalos mais famosa do mundo, em um filme de Cosima Spender sobre o Palio di Siena.
O Palio é o evento mais importante em Siena e acontece todos os anos em 2 de julho e 16 de agosto. Sem dúvida alguma é um evento muito emocionante, onde os jóqueis são o centro das atenções e o público experimenta muita ansiedade.
Você também poderá gostar:
Guia completo para a cidade de Siena!
Conheça as 10 praças mais bonitas da Itália!
Lista de Patrimônios da Humanidade na Itália!
O melhor da gastronomia Toscana!
De forma resumida, os vários contrade sienenses, ou áreas em que a cidade é dividida, desafiam uns aos outros em uma corrida de cavalos apaixonada, no coração da cidade: a Piazza del Campo.
Dos vários distritos que já existiram, apenas 17 sobraram:
Águia, Caracol, Onda, Pantera, Floresta, Tartaruga, Coruja, Unicórnio, Concha, Torre, Carneiro, Lagarta, Dragão, Girafa, Porco-espinho, Loba e Ganso.
Assim, cada distrito tem cores únicas e representa uma área da cidade. Tanto que ao caminhar pelas ruas de Siena, você vai saber em que distrito você está: basta observar as bandeiras e emblemas exibidos ao longo da rua.
As origens do Palio estão em um passado distante. Alguns registros históricos indicam corridas de cavalos em Siena já ocorrendo no século VI!
É uma beleza enorme ver como a tradição é marcada na vida das pessoas, desde o nascimento. Os sienenses são bem participativos e estão tanto na organização, como na corrida em si.
Já deu pra sentir a emoção? Continue lendo para saber as origens dessa tradição longínqua.
Palio di Siena: O Evento
Primeiramente, devo reconhecer que o Palio é um evento complexo. Isso porque com o passar dos séculos, novas regras foram sendo criadas e somadas às tradições e costumes locais. Inclusive, alguns costumes são conhecidos apenas pelos membros dos distritos!
Abaixo, você verá algumas das principais regras e tradições do Palio, o que vai ajudar a entender melhor o evento.
Durante a ocasião especial, a Piazza del Campo fica preparada para a corrida: um enorme círculo de areia é feito em volta da praça, funcionando como pista para os cavalos.
Dez dos dezessete contrades participam da corrida: sete são os que não participaram da corrida anterior naquele dia, enquanto os outros três são sorteados.
O Palio acontece durante 4 dias: o primeiro dia é para o “Tratta”, ou o desenho dos lotes e atribuição dos cavalos para cada um dos Contrade. Portanto, cada Contrade escolhe seu jóquei, mas não o cavalo; os cavalos são desenhados e conhecidos apenas neste momento, 4 dias antes da corrida!
Antes da corrida oficial, acontecem outras 6 corridas eliminatórias, uma pela manhã e uma pela tarde.
O quinto julgamento, noite anterior ao Palio, é chamado de prova gerale. Já o último, que acontece na manhã da corrida principal, é chamado de provaccia, ou julgamento ruim.
Quanto ao equipamento, os jóqueis sempre montam seus cavalos sem sela, no pelo.
Finalmente, o ganhador leva um prêmio conhecido como Drappellone, ou grande cortina (em português). Trata-se de uma grande pintura que fica exibida nos museus de cada contrada.
O dia do Palio
No dia da corrida, a cidade fica em euforia: bandeirinhas coloridas, multidões muito animadas e os turistas acabam sentindo o mesmo frio na barriga que os participantes!
Por volta das 8 da manhã, na capela ao lado do Palazzo Comunale, acontece a “Messa del fantino”, ou missa para os jóqueis de cavalos. Logo após, o último julgamento acontece na Piazza del Campo, aqui chamada de “provaccia”.
Mais tarde, no Palazzo Comunale, acontece a “segnatura dei fantini”. É quando os nomes dos jóqueis são confirmados e não podem mais ser substituídos.
Durante a tarde, cada contrada realiza uma cerimônia de bênção de seu cavalo e depois se junta ao grande desfile, com trajes históricos.
Pouco depois da caminhada, a explosão de um foguete sinaliza a entrada dos cavalos na praça. À medida em que os jóqueis saem, eles recebem chicotes para cutucar o cavalo ou atrapalhar os outros oponentes da corrida.
Il Palio: A Corrida Emocionante
Em clima de pura adrenalina, a corrida começa no “Mossa”, uma área montada na praça delimitada por dois longos pedaços de corda grossa.
A fase inicial dentro da “Mossa” é mais complicada do que parece, já que o espaço é pequeno e os cavalos estão bem próximos um do outro. As rivalidades são profundas dentro dos Contrades e a competição é acirrada. O pior resultado é ver o “inimigo” vencer a corrida.
Se tudo corre bem, a corrida pode começar a qualquer instante. Os cavalos devem correr três voltas ao redor do Campo, vencendo pontos perigosos, como a curva muito estreita de San Martino, onde as colisões entre a parede e os cavalos levaram a muitas quedas no passado (a principal razão pela qual muitos ativistas animais se opõem ao Palio).
O primeiro cavalo a cruzar a linha de chegada, mesmo que sem o seu jockey, vence a corrida. O vencedor recebe o Drappellone, enquanto os membros vitoriosos da Contrada se dirigem à Igreja de Provenza (depois da corrida de julho) ou ao Duomo (depois da corrida de agosto) para o “Te Deum” ou oração de agradecimento.
Dica da Ana
Embora o Palio seja um evento gratuito, muitas pessoas, agências e donos de coberturas com vista privilegiada vendem ingressos para quem quer um bom lugar. Caso você não queira comprar ingressos, chegue bem mais cedo.
Este é o principal evento de Siena, talvez o motivo pelo qual a cidade fica lotada!
Se você gostou dessa dica e quer incluir Siena em seu roteiro, veja outros artigos sobre a Toscana e planeje uma viagem cheia de surpresas!
Leia mais:
Os 10 lagos mais bonitos da Itália!
Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!