Natal em Milão

Ah o Natal! Para mim sempre foi a festa mais esperada do ano, com tantas cores, luzes e aquela vontade de ser melhor, nem que seja por apenas uma noite.

Sempre amei os filmes de ‘espírito do natal’, o quebra-nozes e aquela neve linda que caia pela janela – ops, nos filmes claro!

natal-em-milao-1

E, embora não tenha tido muita neve nos últimos anos em Milão, é esse clima que encontro nos Natais aqui, reforçado pelas clássicas feirinhas ou ‘mercatini’ de Natal. Todo ano eles se proliferam pela Europa inteira, enchendo suas luzes de cheiros e sabores.

Esse ano resolvi registrar algumas das minhas feirinhas preferidas, para mostrar o clima do Natal Italiano (e, como boa glutona que sou, experimentar todas as delícias italianas). Vem comigo!

Duomo de Milão

Circundando o grandioso Duomo de Milão encontramos uma das mais frequentadas e mais lindas feirinhas de natal da cidade.

Este ano, a feira foi montada com cerca de 80 casinhas de madeira, decoradas com branco, dando ideia de neve. O que criou ma atmosfera natalícia delicada e elegante, acompanhada de músicas natalícias que tocam em toda a praça e da iluminação clássica de natal da La Rinascente (loja de departamentos de marcas top de linha como Armani, Louis Vuitton, Louboutin e tantas outras).

natal-em-milao-14

A grande maioria das barracas é de alimentos típicos de várias regiões, transformando a praça em um verdadeiro tour gastronômico pela Itália. A minha preferida é a da Sicília e as fotos são auto explicativas.

Além de alimentos também podemos encontrar vários artesãos locais com algumas opções de presentes originais de última hora, outras nem tanto.

Esse ano o mercadinho se estendeu até a Piazza Liberty (em frente à boutique Nespresso), com uma pracinha do Papai Noel, uma pequena pista de patinação no gelo e um lindo carrossel.

O passeio pela feira é coroado pela imponente árvore de natal que, este ano foi montada pela Pandora (marca de joias famosa pelos braceletes com pingentes) e foi batizada de ‘JOY’, com o intuito de celebrar a alegria de presentear, a alegria de se doar e a alegria de viver.

natal-em-milao-23O lindo pinheiro foi decorado com 54 mil leds e 400 bolas de Natal nas cores prata e vermelho. Sinceramente, na minha humilde opinião, uma das mais bonitas nos últimos 8 anos. Mas deve ser admirada quando está escuro para valorizar as luzes.

natal-em-milao-22Para terminar é preciso entrar na galeria Vittorio Emanuelle II. Mantendo a tradição dos últimos três anos, o pinheirinho da galeria é da Swarovski e foi decorado com 10 mil ornamentos de cristal da marca (absolutamente espetacular, como sempre!) que junto com a iluminação da cúpula, tornam o passeio um verdadeiro deleite para os olhos.

natal-em-milao-21

Na prática

Quando: 11/12/2016 a 08/01/2017 de 2a feira a Domingo das 09h00 as 21h00

Dica: Chegue antes das antes das 20h00, pois, depois desse horário algumas barraquinhas começam a fechar.

Entrada: Gratuita

Como chegar: Com a linha vermelha do metrô, desça na estação DUOMO

Villaggio delle meraviglie (Vila das Maravilhas)

É uma das minhas preferidas e também uma das mais lúdicas. Uma verdadeira vila das maravilhas que é montada todos os anos nos Jardins Indro Montanelli localizados em Porta Venezia, bem no centro da cidade.

A atmosfera mágica com luzes e casinhas de madeira, criada em torno do bom velhinho e de seus ajudantes, duendes e fadas, para mim tem um gostinho special.

natal-em-milao-12

Como sempre a parte gastronômica é o foco principal. Todos os anos eu visito essa feira só para ir na barraquinha dos churros espanhóis que não são recheados, mas são entregues separados do recheio e você mesmo mergulha seus churros no delicioso doce de leite ou na nutella derretida.

Ao contrário dos outros mercadinhos que são voltados para o artesanato local, o Villaggio delle Meraviglie é repleto de barraquinhas de jogos – como aqueles de feirinhas de igreja – completamente voltados para crianças (de todas as idades).

O Villagio ainda conta com um pequeno parque de diversões itinerante, com montanha russa, trem fantasma, pula-pula, cinema 4D e vários brinquedos ideais para quem tem filhos pequenos.

Além do Palácio do Homem de Neve e a pista de patins no gelo (a maior de Milão, segundo os promotores do parque – e com certeza a maior se comparada com a do Duomo e da Piazza Gae Aulenti) que garante diversão para todos.

Mas claro, o ponto alto do passeio é a Casa do Papai Noel e a Casa da Befana (a bruxinha boa que traz doces para as crianças boazinhas e carvão para aquelas que não se comportaram bem, no dia 06 de janeiro que, para nós no Brasil é o dia dos Reis Magos).

Na prática

Quando: 03/12/2016 a 08/01/2017 de 2a feira a 6a feira das 15h00 as 20h00 e sábados e domingos as 10h00 as 20h00. A Pista de Patinação no gelo funciona todos os dias das 10h00 as 21h00 e é a pagamento.

Dica: Chegue antes das antes das 18h00, pois, depois desse horário algumas barraquinhas começam a fechar.

Entrada: Gratuita

Como chegar: Com a linha vermelha do metrô, desça na estação PORTA VENEZIA (entradas Corso Venezia e Via Palestro)

Piazza Gae Aulenti

Esse ano, pela segunda vez, a praça mais moderna da cidade (meu sonho é morar ali um dia!), ao ladinho da estação de trem e metrô, Garibaldi, também se vestiu para o Natal.

natal-em-milao-9

A disposição das poucas casinhas de madeira decoradas, ao redor da praça a tornam, para mim, uma das mais elegantes e intimistas. Além disso a árvore toda decorada com luzinhas azuis e o balé de águas com luzes coloridas da fonte central da praça, e a música natalina criam uma atmosfera mágica.

natal-em-milao-3

Também nela o ponto alto são as barraquinhas de alimentos típicos, eu chamo especial atenção para a barraquinha de sopas, quentão e chocolate quente…delícia!

natal-em-milao-8

A pista de patins no gelo e as atividades e laboratórios infantis ao longo do dia, com personagens temáticos que tornam o passeio ainda mais gostoso. E para terminar, nada melhor do que uma passeadinha na Corso Como, e seus bares e restaurantes.

Na Prática

Quando: 12/12/2016 a 07/01/2017 de 2a feira a Domingo das 10h00 as 20h00

Dica: Chegar antes das 19h00

Entrada: Gratuita

Como chegar: Com a linha verde do metrô desça na estação GARIBALDI

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!

Sobre o autor

"Advogada hà mais de 10 anos, apaixonada pelo direito e pela Itália, trabalha com reconhecimento de cidadania italiana, obtenção de vistos e validação de diplomas no Brasil e na Itália. Vive em Milão desde 2009 e acompanha seus clientes durante o processo de cidadania italiana, atuando como facilitadora durante sua adaptação na Itália. Colaboradora feliz e orgulhosa do Blog ITALIAna!"

4 Comentários

  1. Olá!! Eu e meu esposo estaremos em milão no dia 24/12 e 25/12 e adoramos as dicas, obrigada!
    Porém, você sabe me dizer se na noite de Natal mesmo e no dia 25 essas atrações funcionam normalmente? obrigada!

Deixe uma Resposta