Ana Paula faz um relato emocionante sobre sua viagem para a Itália. Entre acasos, dúvidas e inseguranças, partiu para uma viagem solo e encontrou muito mais do que lugares bonitos, encontrou a si mesma. Inspirador!!

“Eu realizei meu maior sonho!

É tudo que meu coração consegue sentir agora, transbordando…
Conhecer a Itália e passar 3 semanas lá foi a maior realização que a minha alma poderia ter.
Sozinha, em um país desconhecido, cheio de pessoas diferentes, com o desafio de um idioma lindo mas complicado, uma tradição fantástica e as paisagens mais belas que eu já vi.

Foi assim que eu recebi a Itália, de braços abertos para todos os desafios e alegrias que eu poderia ter.

Antes da viagem: o encontro com o blog ITALIAna

Há muito tempo eu estava pensando, planejando, adiando, voltando a pensar nessa tão esperada viagem, até o dia em que meu coração não conseguiu mais esperar. Eu precisava partir.

Foi então que, no meio desse caminho, a vida me levou a encontrar a Ana Grassi, através do Blog ITALIAna.

Ela chegou meio que “por acaso”, (embora para mim o acaso não exista). De mansinho fui conhecendo seu trabalho e me encantando. Um contato aqui, outro acolá e, de repente, lá estávamos nós, falando sobre a Itália por dias e dias e eu descobrindo que existia gente que, assim como eu, também havia se apaixonado por aquele país desde pequena.

Não foram poucas as vezes em que ela me viu chegar de mansinho, fazendo uma perguntinha aqui, outra ali, tímida com tantas dúvidas para tirar… Até chegar na semana anterior à minha viagem e eu dizer: “Ana, preciso falar com você, me ajuda!” (risos).

E ela, sempre paciente, me auxiliava e me mostrava no blog dela as matérias que poderiam me ajudar.

Foi no blog dela que eu me encorajei a conhecer Treviso, cidade natal do meu avô e, chegando lá, provei o melhor Tiramisú da minha vida.

Foi no blog dela que eu decidi que deveria dedicar mais tempo à Florença, que tinha tantos encantos a ser descobertos.

Foi lá no blog que eu li sobre Burano, uma ilha próxima à Veneza, que foi um dos lugares mais encantadores que conheci.

Enfim, foi lá que meu sonho começou a acontecer também…

A minha viagem começou quando iniciei o planejamento, meses antes de partir.

Tantos palpites…

Depois de tanto ouvir de diversas pessoas, inúmeras palavras de desencorajamento, como por exemplo: “Mas você vai sozinha?” ou “A Itália é tão romântica. Por que você não espera um namorado ou marido para ir para lá?”. Eu então comecei a dar mais atenção à pessoas que, assim como a Ana Grassi, me encorajavam a ir.

Durante a viagem

Viajei por cinco cidades diferentes: Florença, Treviso, Veneza, Roma e Pisa. Uma sequência de surpresas boas e ruins, afinal, imprevistos também acontecem em viagens. Mas nenhum deles foi maior do que a emoção ao ver com os meus próprios olhos a Fontana Di Trevi pela primeira vez, sentir o corpo inteiro arrepiar ao me deparar com o Coliseu e ficar espantada ao perceber que todas as fotos que eu vi dele na internet são totalmente diferentes do que ver ao vivo.

Estar na Itália foi como voltar para casa e reviver a tradição ensinada pelo meu avô.

Depois da viagem

Hoje, quase dois meses após o meu retorno ao Brasil, aqui estou eu, com um sentimento de gratidão incrível pela vida, escrevendo esse texto com os olhos marejados e uma saudade sem tamanho da Itália. É assim que a gente fica quando sabe para onde quer voltar.

Obrigada Ana Grassi! Ver transparecer no seu olhar, nas suas postagens e no seu dia a dia, o mesmo amor que eu sinto pela Itália, foi encorajador e é bonito de se ver. Poucas são as pessoas que conseguem unir um amor tão grande assim entre a vida pessoal e o trabalho.

Que seu trabalho continue a motivar muita gente a fazer essas viagens de descobertas e redescobertas do nosso próprio ser.”

Quer se inspirar com mais histórias dos leitores?

Ana Paula Werka – vamos compartilhar nossos sonhos?

Filomena conta sua viagem de estudo para Roma

Ana Renata viajou com sua filha e dá ótimas dicas!

Nazaré e Juliana Sícoli superaram o medo de viajar sozinhas

Você também tem uma história inspiradora para nos contar? Mande seu depoimento para ana@italiana.blog.br e, se for selecionado, poderá ter a sua história publicada aqui no blog ITALIAna!

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

1 comentário

  1. Danilo Leão on

    Parabéns, Ana Paula!
    Lindo texto!
    Sou muito grato à Ana por suas postagens, sempre com ótimas dicas sobre a Itália.
    Ler seu depoimento, só aumentou minha ansiedade de conhecer o “bel paese”. Está chegando a hora… rs
    Um abraço!

Deixe uma Resposta