Viajar não se resume somente em conhecer novos lugares. Gosto de mergulhar na cultura local e descobrir todas as experiências possíveis. Acima de tudo, adoro conhecer os novos sabores de uma cultura. A gastronomia toscana não poderia ser diferente: tradicional e muito marcante!

Há quem discorde, mas nada melhor que um bom vinho e uma boa refeição italiana, não é mesmo?

A cozinha Toscana é famosa pelos queijos, azeites e pães deliciosos. Inclusive, o pão é quase uma religião. Com certeza essa região vai te encantar pelo paladar de receitas, tradicionalmente camponesas, que passaram muito tempo inalteradas e foram enriquecidas com o passar do tempo.

Prepare-se para se deliciar com essa lista de pratos da culinária toscana. Apesar dos ingredientes simples, eles são sempre frescos. É muita tradição envolvida e tenho certeza que você vai terminar esse post com água na boca!

Pappa al pomodoro

gastronomia-toscana

Essa é uma das mais famosas iguarias toscanas que encontramos por aí. Para quem não sabe, pomodoro significa tomate. Essa sopa de tomates com pão e azeite não tem muito mistério. Afinal, sua origem é na simplicidade. Há algum tempo, os pobres faziam essa sopa com as sobras de alimentos. O segredo é a qualidade dos ingredientes.

Ao contrário do que vemos no Brasil, muitos dos pães da culinária italiana são sem sal. Para a pappa al pomodoro não é diferente: pão sem sal, tomates, manjericão, azeite de oliva e outros ingredientes, sempre muito frescos.

Queijo Pecorino

gastronomia-toscana-queijo

Se for à Toscana, não deixe de provar o delicioso queijo Pecorino. Ele é feito com leite de ovelha e também é produzido em outras regiões, com características diferentes. O sabor pode ser bem forte, dependendo do ponto de maturação.

O pecorino toscano é feito em formato cilíndrico e muito utilizado para ralar. Normalmente os produtores vendem esses queijos nos mercados, o que deixa a experiência ainda melhor! Quando for à Toscana, prefira os produtos artesanais. Afinal, são melhores e geralmente carregam tradições familiares.

Ribollita

gastronomia-toscana-ribollita

Se traduzido, o nome dessa sopa significa “refervido”. Segundo alguns especialistas, a receita é melhor apreciada no dia seguinte. Trata-se de uma sopa feita com pão e enriquecida com vegetais (normalmente sobras de outras refeições). Tudo isso com o saboroso azeite de oliva, um dos principais componentes da culinária tradicional toscana.

Panzanella

gastronomia-toscana-panzanella

Se lembra que o pão é muito utilizado na cozinha toscana? Pois bem, Panzanella é uma deliciosa salada preparada com pão, tomate, manjericão, vinagre e azeite. No entanto, algumas receitas adicionam outros ingredientes.

Esse prato é muito comum durante o verão, quando os dias são mais quentes e os alimentos mais leves são muito bem vindos!

Cacciucco

gastronomia-toscana-cacciurco

Esse prato é a cara da cidade de Livorno, no litoral toscano. Trata-se de um ensopado de peixes, vegetais e outros frutos do mar. Durante a preparação, os peixes são acrescentados na medida e no tempo certo de cozimento. É uma delícia!

Reza a lenda que a receita original inclui cinco espécies diferentes de peixes: uma para cada letra ‘c’ do nome da receita. Muito legal, né? Assim como muitos pratos toscanos, a simplicidade remonta a tempos de quando a fome era muito comum. Por isso a maioria dos pratos típicos inclui sobras de alimentos do dia anterior.

Com o cacciucco não é diferente. Esse prato surgiu a partir do aproveitamento de peixes que sobravam das grandes pescadas – e até hoje encanta o paladar de muita gente!

Pappardelle sul Cinghiale

gastronomia-toscana-javali

Essa é uma das receitas toscanas mais antigas e deliciosas. O prato é típico da cozinha maremma e envolve macarrão pappardelle ao sugo de javali, algo pouco comum ao paladar brasileiro.

A preparação é longa, leva ao menos 24 horas para ficar pronto. Isso se o javali não for comprado em supermercado (lembre-se que um dos grandes segredos da cozinha toscana são os ingredientes sempre frescos). Algumas receitas também incluem cogumelos, dando

Bistecca alla Fiorentina

gastronomia-toscana-bisteca

Sem dúvidas, a Bistecca alla Fiorentina é um dos pratos mais conhecidos da Toscana. Quando for comer, não se engane: a carne é servida ainda sangrando. Se você não gosta de carne sangrando, recomendo nem pedir a bistecca. Muitos chefes até se ofendem caso você peça para vir mais cozida.

Os bifes podem ser servidos com azeite e limão, devendo vir em cortes grossos e suculentos. Só de imaginar já dá água na boca!

Lardo di colonnata

gastronomia-toscana-lardo

Não estamos falando do tradicional presunto parma. O Lardo di Colonnata é uma iguaria produzida somente na toscana, cujo processo de preparação envolve a retirada de uma camada de lombo do porco logo após o abate.

Depois a peça é temperada com ervas e especiarias e fica em repouso por pelo menos seis meses. É uma iguaria muito versátil, podendo ser consumida de várias formas: como antepasto, puros ou compondo algum outro prato.

Panforte di Siena

gastronomia-toscana-panforte-di-siena

Finalmente uma receita doce na nossa lista de pratos da gastronomia regional da Toscana! Esse pão doce é uma tradição que, assim como o panetone, é preparado na época do natal. A receita surgiu em Siena durante a Idade Média e segue praticamente inalterada até os dias de hoje!

A massa dura inclui frutas cristalizadas e pode ser encontrada em duas versões: com ou sem chocolate. Apesar de as versões artesanais serem melhores, os panfortes podem ser encontrados industrializados.

Cantuccini

gastronomia-toscana-doces

Os biscoitos cantuccini geralmente são servidos como sobremesa em restaurantes. A receita é simples, mas muito antiga. Inclusive, ela pode ser encontrada em um manuscrito do século XVIII que fica na província de Prato. Isso prova que essa tradição começou na Idade Média e até hoje leva o sabor toscano às mesas.

Normalmente são feitos com amêndoas, pistaches e outros cereais. Se bem guardados, duram meses!

Lampredotto

gastronomia-toscana-streetfood

Mais uma especialidade fiorentina. Esse sanduíche possui um sabor muito forte e característico do seu ingrediente principal: um dos intestinos bovinos cozidos com temperos e tomates. Pode ser encontrado por toda a parte nas ruas de Florença, principalmente no mercado.

Assim como alguns pratos dessa lista, a origem do sanduíche de lampredotto é o cenário de pobreza, quando as pessoas tinham que se alimentar do que estava disponível. Apesar disso, a receita permanece até os dias de hoje – e não é à toa, concorda?

Acho que essa lista já te deixou com água na boca para conhecer a Toscana e sua gastronomia, não é mesmo? As receitas deliciosas complementam as belíssimas paisagens e ganham qualquer turismo pelo paladar!

Gostou? Já comeu algum desses pratos da gastronomia Toscana? Qual o seu favorito?

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta