Um dos feriados mais emblemáticos da Itália, o Ferragosto pode pregar algumas peças em turistas desavisados. Descubra aqui do que se trata o Ferragosto e como ele pode afetar sua estadia na Itália!

Você também poderá gostar:

Qual a melhor maneria de se manter conectado durante a sua viagem?

Como alugar um carro para a minha viagem?

O que é o Ferragosto?

O Ferragosto data do império romano, quando em 18 a.C. o imperador Augusto instituiu o feriado. Vindo do termo latino Feriae Augusti (descanso de Agosto), a proposta era descansar em agosto após as colheitas do mês de julho.

César Augusto (27 a.C. – 14 d.C)

Originalmente o Ferragosto era comemorado no dia 1º, logo no começo do mês. Mas após alguns séculos a igreja católica transferiu o feriado para o dia 15, para coincidir com o Dia da Assunção de Maria, aonde permanece até hoje.

Como o Ferragosto pode me impactar minhas férias?

Embora o feriado seja no dia 15, normalmente o descanso dura a semana inteira, como a nossa Semana do Saco-Cheio. Durante essa semana e principalmente no dia 15, muitos restaurantes, atrações, lojas e outros estabelecimentos fecham, então planeje bem para não dar com os burros n’água durante a sua viagem.

É difícil estipular uma regra precisa para o que fecha e o que permanece aberto, mas de maneira geral, as cidades menores tendem ser mais impactadas pelo Ferragosto do que grandes centros urbanos. Estabelecimentos administradas por uma família são muito mais prováveis a fechar do que uma atração de grande porte onde existe bastante dinheiro envolvido. Então, se possível, o ideal é programar sua viagem para estar em alguma grande cidade no dia 15 de agosto.

Leia também:

Qual a documentação necessária para dirigir pela Itália?

Itália fora de série: descubra destinos inusitados pela Itália!

Mas ainda existem exceções à regra. Os Museus do Vaticano, por exemplo, fecham nos dias 14 e 15 de agosto, e me atrevo a dizer que poucas atrações na Itália são maiores que o Museu Vaticano, então realmente não existe uma regra determinar o que fecha e o que fica aberto. Minha melhor dica é simplesmente pesquisar com antecedência e se atentar ao feriado.

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Avatar
Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui