Durante o Intercâmbio Cultural Italiana, organizei um curso de culinária na Toscana para o grupo. Foram duas tardes de aula com Beatrice, a cozinheira do Agriturismo Il Poggiarello.

Curso de culinaria na Toscana
O grupo do Intercâmbio Cultural de outubro/2015 – Curso de culinaria na Toscana

 

 A cultura gastronômica na Itália é muito rica e variada. Viajando de norte a sul pelo país já encontrei pratos tão diferentes entre si que é difícil acreditar que pertençam ao mesmo povo.

De peixes à carne de caça, de polenta à spaghetti, de tiramisù à cannollo…Basta escolher os ingredientes de sua preferência e…via! O almoço está servido!

Apesar dos “segredinhos” contidos nas receitas, geralmente os pratos da culinária italiana são facílimos de fazer. Toda vez que vou para a Itália procuro aprender algo novo e coloco mesmo a mão na massa.

Curso de Culinária na Toscana

curso-culinaria-toscana04Beatrice é uma senhora simpática e muito alegre, formada na melhor escola de culinária que existe: a escola da tradição.

Cozinha os pratos da cozinha toscana sem ler nada em nenhum caderno de receitas. Tudo foi memorizado desde sua infância na cozinha onde sua avó e sua mãe cozinhavam e que foi sua escola por muitos e muitos anos.

Diferente de outros professores de culinária, a paciência de Beatrice é infinita. Éramos 15 pessoas espremidas em sua cozinha, gritando, fotografando, rindo e com taças na mão, mas Beatrice não se estressava. Ao contrário! Ria alto também, contava histórias de sua infância, segurava na nossa mão para ensinar como se cortava o chocolate para o tiramisù ou o tomate para o molho …

Curso de culinaria na Toscana Curso de culinaria na Toscana

Beatrice nos deu um ensinamento valioso… nos mostrou que o principal ingrediente de todo prato que sai de sua cozinha é a alegria!

Depois das aulas, nosso début:  sábado fomos “convocados” a ajuda-la com o jantar para os hóspedes do agroturismo. Nem pensamos duas vezes, arregaçamos as mangas, colocamos os aventais, enchemos nossas taças e de nossa cozinha – além de muitas gargalhadas – saiu massa com molho de javali, tortinhas de alcachofra, frango com pimentões, bruschette e até tiramisù!

curso-culinaria-toscana19 Curso de culinaria na Toscana

Se quiser participar do próximo Intercâmbio Cultural Italiana, clique aqui! As inscrições para o próximo grupo já estão abertas!

Curso de culinaria na Toscana

Abaixo, uma das receitas que aprendemos com Beatrice, é um tipo de massa de ovos e cortador de forma irregular, por isso o nome que, em português, significa “mal cortados”. Vai muito bem com molho rústico de tomates frescos!

curso-culinaria-toscana16

Receita maltagliati

400 gramas de farinha
4 ovos
1 pitada de sal

 

 

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque a farinha. Faça um buraco no meio e coloque a pitada de sal e os ovos. Misture os ingredientes e amasse-os até obter uma massa lisa e homogênea.curso-culinaria-toscana10
Se a massa ficar muito dura, acrescente um pouco de água morna. Se ficar muito mole, acrescente mais um pouco de farinha.
Forme uma bola com a massa, envolva-a em uma película transparente e deixe-a repousar num lugar seco e fresco. Após 30 minutos, abra a massa com um rolo até que fique com aproximadamente 1-2 mm.

 

curso-culinaria-toscana15Corte em tiras e depois, na horizontal em pedaços irregulares. É importante manter mais ou menos o mesmo tamanho para não ter problema no momento do cozimento. Conforme for cortando, vá colocando a massa em cima de um pano limpo e enfarinhado, para que os pedaços não grudem uns aos outros.

Roteiros Personalizados

Cozinhe-os numa panela com bastante água e sal por aproximadamente 3 minutos. Coloque o molho, bastante parmesão e buon appetito!

curso-culinaria-toscana17

banner-afiliados

Fotos Ana Grassi e Gustavo Paravidini

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

11 COMENTÁRIOS

  1. Ana Parabéns Pelo seu blog … fique super interessada na aula de culinária de um dia com a Beatrice… como faço ?? Obrigada

  2. Ola ,
    Gostaria de participar
    preciso de detalhes , hospedgens , datas , grupos , tempo , etc..etc..
    Mandei msg tb snap ..

    Abracos
    Antonieta Mesquita

  3. Olá! Pretendo fazer minha primeira viagem a Itália em Outubro deste ano e meu desejo é conhecer de perto a Toscana. Passarei 15 dias e nunca estive na Itália. Alguma dica de como distribuir meus dias? Por onde entrar? E, se possível, ainda incluir uma aula de culinária?
    Muito obrigada

  4. Estou indo com a família no final do mês, alugamos uma casa próxima a Siena e queria contratar uma pessoa para fazer um almoço ou jantar aula para a gente! Podes me indicar alguém?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui