Tem coisa mais bacana do que ir para a Itália e colocar a mão na massa?

Foi isso que eu e meu grupo de intercâmbio fizemos.

**Leia aqui para saber sobre o Grupo de Intercâmbio Italiana.

A Escola Torre di Babele organizou tudo e fomos para uma aula de culinária na casa de Greta Marta Corduas, uma chef romana.

Nos assustamos um pouco com o complicado menu, mas demos conta de faze-lo em 3 horas e meia.

MENU

Fritto misto di verdure
Gnocchi di patate, pomodoro e basilico (gnocchi de batatas com molho de tomate e manjericão)
Melanzane alla parmigiana (beringela a parmigiana)
Semifreddo di cassata siciliana

A minúscula cozinha do apartamento de Greta acolheu 8 mulheres e todas colocaram a mão na massa. Não houve muita dificuldade na execução do fritto misto. Mas o gnocchi…ah…nunca imaginei que não pudéssemos cozinhar as batatas para faze-lo. Você sabia?

As batatas são assadas numa caminha de sal, pois se cozidas absorvem muita água e aí é preciso muita farinha e o resultado é uma massa pesada e farinhenta. Como não pensei nisto antes?

Foi bem tenso o momento de descascar as batatas pelando, amassa-las, fazer rolinhos e corta-las. Segundo a chef o segredo é fazer tudo isto com a massa bem quente. Não dá tempo de reclamar da mão queimada nem se pode fazer uma pausa para fotos. E eu que queria fotografar tudo para mostrar para vocês, por pouco não fui expulsa da linha de produção, rsrsrs…

aula-culinaria2

Pausa rápida para a foto, antes que a chef veja..

aula-culinaria3

A preparação e nossas mãos queimadas!!

O prato mais demorado foi a berinjela, que deve ser empanada e frita antes de ir ao forno com o delicioso molho que fizemos.

Tem segredinho pra tudo! Pra tirar as folhas do manjericão do caule, para cortar o chocolate, para fritar a cenoura… Tanta informação preciosa!

aula-culinaria1

Os ingredientes do doce…

Greta sabia que éramos cozinheiras de meia tigela e nos deu tudo por escrito para praticarmos em casa. Mas nossa vontade e dedicação resultou num jantar delicioso que foi servido numa mesa montada na biblioteca do apartamento da chef. Um charme!

IMG_0268

Nossa obra de arte!

 NA PRÁTICA

Os alunos da escola Torre di Babele podem pedir na secretaria para fazer a aula de culinária. Pagamos 25 Euros por pessoa, incluído o preparo, o jantar e o vinho.

A escola também oferece 4 tipos de cursos de culinária, clique aqui para maiores informações.

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

6 Comentários

  1. Greta corduas on

    Grazie cara, son molto contenta del tuo entusiasmo.
    È stata una bella serata ( di lavoro!!).
    Spero di risentirti o rivederti se tornerai a Roma

    • Ana Grassi on

      Ciao Greta! Che bella sorpresa! Sì, è veramente stata una bella serata! Sarò di nuovo a Roma in ottobre e certamente avrei voglia di rivederti e lavorare insieme a te ancora un po’!

      Grazie e baci!

      Ana

Deixe uma Resposta