Como a maioria dos meus leitores sabem, sou professora de italiano no Brasil há 19 anos… \o/

E muitas pessoas me escrevem pedindo indicação de escola para estudar italiano na Itália. Sempre tive receio em indicar uma escola, pois com exceção da universidade que estudei em Perugia, não conhecia pessoalmente nenhum instituto que oferecesse curso de italiano de curta duração para estrangeiros.

Até que eu tive a oportunidade de conhecer o proprietário de uma escola em Roma, que realmente se empenha e trabalha para oferecer cursos de italiano de qualidade.

torre-di-babele
Eu e os proprietários na recepção da escola Torre di Babele

Assim, em outubro, levei um grupo de mulheres para a Itália (leia aqui e aqui) e o objetivo da nossa viagem era, além de passear e conhecer lugares novos, estudar italiano. É o que chamamos de vacanze-studio (férias-estudo).

O acolhimento aos alunos, a dedicação dos professores, o método de ensino da escola são realmente excelentes. E, por isso, indico esta escola para vocês e conto todos os detalhes de como fazer para estudar italiano na Itália.

A escola

O Centro di Lingua e Cultura “Torre di Babele” existe desde 1984 e é uma escola autorizada pelo Ministero della Pubblica Istruzione para o ensino da língua italiana para estrangeiros.

Está localizada em um bairro central, bem perto da estação Termini e da universidade La Sapienza. O bairro se chama NOMENTANO e eu caí de amores por ele. É um local cheio de estudantes, bares, restaurantes, com edifícios estilo liberty e muito autêntico, com pouquíssimos turistas circulando (logo conto mais detalhes sobre o bairro).

torre-di-babele-1
O lindo edifício da escola em estilo liberty

torre-di-babele-2

Os cursos

A escola oferece uma gama enorme de cursos: além dos cursos intensivos, existem os cursos de longa duração, curso de italiano e culinária, italiano e fotografia, além de seminários de cinema, literatura, história da arte e vinhos.

Meu grupo fez duas semanas do curso intensivo. As aulas eram realizadas pela manhã e à tarde as meninas saíam pelas ruas da cidade, colocando em prática tudo aquilo que haviam aprendido.

Os grupos possuem, no máximo, 12 alunos por sala,  o que permite ao professor dar atenção a cada um dos alunos,  garantindo assim o aprendizado.

torre-di-babele

torre-di-babele-4
Estudantes dos quatro cantos do mundo no jardim da escola

Na prática

O aluno que já sabe um pouco da língua, é submetido a um teste escrito e um oral já no primeiro dia de aula, a fim de definir exatamente qual é seu nível de conhecimento. Mas mesmo quem ainda não sabe NA-DA de italiano pode estudar lá. Neste caso, obviamente, entram no primeiro nível da escola (são 10 no total).

A escola pode providenciar alojamento para o aluno em hotel, casa de família e apartamentos. Meu grupo ficou num apartamento alugado, a apenas 200 metros da escola.

Para estudar na Torre di Babele, mande um email para ana@italiana.blog.br

 

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana. Como te falei vou ficar 32 dias em Firenze estudando italiano, culinária e viajando onde der e puder. Aluguei um apartamento, fiz inscrição nos cursos e já comprei as passagens de ida e volta para maio/15. Tenho 66 anos quase 67 o meu visto é de turista pela idade não dão visto de estudante. Se puder me ajudar, tenho que pedir autorização ao consulado para ficar estudando/passeando por esse período e se der para ficar mais tempo, por 90 dias. Eu tenho que pedir a eles? Ou não precisa. Se possível aguardo sua resposta. Se quiser mandar via e-mail tudo bem. Muito obrigada e um grande abraço.

    • Ilda, você pode ficar na Itália sem visto por até 90 dias. Se não ficar em hotel, deverá ir até a QUESTURA e pedir o PERMESSO DI SOGGIORNO. Pronto! Você poderá ficar na Itália por este período!

      Baci,
      Ana

  2. Ola Ana, Acabo de descobrir seu site. estou planejando uma viagem de estudos de 3 a 4 meses na Italia, e ainda estou em duvida sobre a cidade e escola que devo frequantar. Gostaria de estar numa cidade facil de acesso porque estarei sozinha; um curso com boa dinamica de aprendizado porque já estudo italiano e quero falar fluentemente e, como vou só e ja tenho 61 anos, um curso onde posso ter outros aprendizados alem do idioma, como por exemplo, culinaria, ceramica, ou seja, cursos onde posso fazer amizades e tambem me ocupar de outros aprendizados. Dai, peço sua ajuda. Na Torre di Babele tem cursos de 4 meses em diante? E como foi sua experiencia? Obrigada desde já.

  3. Ciao Ana! Gostaria de saber se conhece alguma escola de italiano na regiao do Veneto (Venezia). Gostaria de fazer um curso mais avansado e de longa duração! Tenho amigos que podem me ospedar nesta região. Ja tenho passagem comprada… Mas preciso fazer a incriçao antes de ir para apresentar no consuludo, para poder pegar um visto para estudar! Desde Ja muito obrigado. Gusta Fraga

    • Oi Gustavo, estou selecionando algumas escolas de confiança para aumentar minha lista. Por enquanto, a única que posso recomendar no norte fica em Torino.
      Ana

  4. Boa Tarde, Ana!
    Sou gastrônoma, faço pós graduação em gastronomia, cursei italiano há dois anos, estou “enferrujada”, já fiz curso de gastronomia na Toscana por uma semana e mais duas semanas com chefes italianos aqui em Fortaleza.
    Tenho 52 anos, administro meu próprio negócio no mesmo setor, gostaria de passar 15 estudando italiano/gastronomia/vinhos, mas não posso me ausentar tanto da empresa.
    O que vc me sugere?

  5. Ciao Ana! To indo no final do mês para Itália à passeio. Inicialmente era essa a idéia, mas recentemente me ocorreu de aproveitar a viagem e estudar, aproximadamente, 1 mês em Perugia. Vi que no seu post vc fez menção à uma universidade onde estudou. Pelo o que entendi eles possuem cursos de italiano com curta duração para estrangeiros, certo? Vc poderia me indicar o nome dessa e/ou outras universidades? Preciso de visto de estudante para assistir 1-2 meses de aula?
    Muito obrigada!! Abraços.

    • Oi Silvia, tudo bem? Sim, estudei na Università per Stranieri di Perugia e eles, na época, ofereciam tanto a Laurea in Lingua e Cultura Italiana como cursos de curta duração.
      Na Torre di Babele também existe a possibilidade de fazer cursos longos, dê uma pesquisada para ver se te interessa!
      Não precisa de visto para permanência até 90 dias na Itália. Mas provavelmente a universidade vai te pedir que faça o permesso di soggiorno enquanto estiver estudando lá. Não se preocupe, eles te ajudam com tudo.
      Baci
      Ana

  6. Ola gostaria de participar do sorteio do curso de italiano, para isso gostaria que escrevessem sobre um tour gastronômico em roma, inclusive gelatos

  7. Boa noite, Ana: Há muito gostaria de fazer um curso de italiano, de mais ou menos um mês, tendo conforme visto, imersão na vida italiana. Fiz cursinho de italiano e sou decendente de italianos, bem como tenho cidadania. Tenho 70 anos e iria sozinha.Há algum impecilho para quem tem tanta idade? Gostaria de me inserir com pessoas do meu perfil.Sou casada e avó , mas tenho muita facilidade de me inserir com pessoas mais jovens, so não ” porra louca” Desculpa o termo! Conheço um pouco a Itália e sou apaixonada por tudo. Não tenho idéia de valores .Não me importaria de compartilhar ambiente só quegostaria de apartamento com certo conforto.Moro no Rio Grande do Sul e tenho filha que mora em São Paulo que poderia estabelecer contato para ter melhores informações.Muito obrigada. Rosa Maria

  8. Oi Ana conheço um pouco da Itália e gostaria de uma indicação de uma cidadezinha para ficar 30 dias e conviver com a cultura . Tenho 60 anos e amo a Itália.
    Pode ser próximo a Roma e não gostaria de gastar muito.

    • Muito difícil sugerir sem te conhecer e sem conhecer seus gostos. O que a Itália mais tem são cidadezinhas agradáveis ao seu redor. Em outubro ficarei alguns dias em Viterbo, nos arredores de Roma.
      Baci,
      Ana

  9. Boa Tarde,
    Tudo bem?
    Estou morando em Viterbo á pouco tempo e estou procurando uma escola para aprender Italiano, não falo Italiano e estou precisando urgente, por isso gostaria de saber se conhece alguma universidade de línguas italiana.

    Obrigada!

  10. Ciao Ana,come stai?Apenas isso sei falar,rsrsrs.Vamos lá.Ano que vem estou querendo ir com uma amiga estudar italiano e também tentar a minha cidadania,pois eu tenho meus avós italianos de Milão.Então vamos as minhas perguntas e se puder me orientar,ficaria imensamente feliz!Gostaria de ficar até no máximo 45 dias,sabe me dizer se em Milão eu acho escola para estudar enquanto estiver fazendo os tramites da cidadania?Quando eu quiser,viajar para Roma,o tempo que eu ficar poderei fazer o curso na Torre di Babele?Ultima pergunta eu prometo,vou para Napoli,tem escola lá tambem?Na verdade eu quero resolver meus documentos,mas não quero perder o foco de estudar e viajar para conhecer os lugares.Agradeço desde ja sua atenção.Seu blog é incrível,ta me ajudando bastante.Baci e abracci.

    • Oi Calita! Que bom que gostou do blog! A escola Torre di Babele tem cursos a partir de uma semana. Em Milão e em Nápoles eu não conheço nenhuma para te recomendar. Desculpe!
      Baci,
      Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui