Nesta matéria eu conto pra vocês um pouco sobre o roteiro que realizamos no Blogville Lombardia. A Lombardia já estava no meu radar há muito tempo e aos poucos vinha me dedicando a explora-la melhor. A região, cuja capital é Milão, possui atividades e encantos para todo o gosto e, como costuma-se dizer por lá: a Lombardia tem tudo…menos praia.
Para dar uma ideia de sua riqueza turística, vou dar alguns exemplos do que encontra-se na região:
-
- 9 sítios declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco;
-
- 4 dos mais importantes lagos da Itália;
-
- 3 dos maiores aeroportos do país;
-
- montanhas excelentes para a prática de esqui;
- além de inúmeras cidades de arte.
Assim, fiquei muito feliz quando fui chamada para participar do projeto Blogville Lombardia. Além do blog ITALIAna, participaram também do projeto os seguintes blogs brasileiros: 360 Meridianos e Aprendiz de Viajante.
Cheguei em Milão numa segunda-feira ensolarada pronta (e nervosíssima) para receber de amigos queridos um presente de aniversário: um test drive de Ferrari na Scuderia Moro Milano.
Sim, sim…isso mesmo que leram! Eu dirigi La Rossa e vou contar em outro post a poderosa emoção que nos invade quando aceleramos, o motor ronca e o carro voa!
Depois de um almoço leve num restaurante grego (ahahaha…ok, isso foi estranho), me apresentei no apartamento onde me hospedei por uma semana com mais 4 blogueiros de viagem.
Os blogueiros
Simon Falvo é a coordenadora do projeto na Lombardia. Mora em Milão, escreve o blog Wild About Travel e fez um excelente trabalho com os demais blogueiros.
Fan Yibo é chinês e um dos mais famosos e competentes blogueiros de viagem que conheço, autor do Qiseditu. Há anos viaja pelo mundo em busca dos locais declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco (já visitou mais de 400) e a visita em seu blog – ainda que não entendamos nada – vale a pena nem que seja para babar nas fotos que ele tira.
Dani é alemã e nômade há 6 anos. Carrega sua “casa” nas costas, viaja o mundo e conta tudo em seu blog Globetrotters Girls.
Marcela e Felipe são brasileiros, vivem em Berlim e possuem um blog de fotos escrito em inglês (globalizadíssimos!). A sensibilidade e alegria da Marcela e sua capacidade de encontrar cantinhos, ângulos e cores nos destinos que visitamos se refletem nas suas ma-ra-vi-lho-sas fotos. Corre lá para ver: Fotostrasse.
Vou dar um panorama geral do que descobri durante uma semana na Lombardia e aos poucos, novos posts com todas as informações para você incluir estes lugares no seu planejamento de viagem estarão disponíveis aqui no blog.
O bairro Naviglio, onde estava situado o nosso apartamento é onde acontece a movida milanesa. É muito movimentado e divertido. Saí para explorar o bairro e um pouco antes do por-do-sol, tomei um barco que percorre todo o canal do Naviglio Grande. O passeio dura aproximadamente 45 minutos e o ingresso pode ser adquirido na hora.
No dia seguinte fomos conhecer a EXPO e, apesar de ter andado 20 quilômetros não cheguei a conhecer nem metade da exposição. Tudo o que tenho a dizer (por enquanto) é o quanto me impressionou a arquitetura dos pavilhões: gigantescos, modernos, divertidos.
Saiba mais sobre a Expo Milão 2015 clicado aqui.
Quarta-feira foi dia de conhecer Bergamo e…diluviou! Pensa numa chuva incessante e 4 blogueiros encharcados! Apesar do mal tempo, nossa empolgação diante das maravilhas da cidade não diminuiu e fizemos uma visita guiada pelo centro histórico após experimentar as delícias da gastronomia bergamasca.
Clique aqui para ler o Roteiro de um dia para Bergamo
Quinta-feira fomos conhecer Brescia, que me surpreendeu de um modo muito positivo! A cidade conhecida pela grande insustrialização possui em seu centro histórico sítios arqueológicos da época romana muito preservados. Na ocasião de nossa visita no Complexo de Santa Giulia (Patrimônio da Unesco), os óculos de realidade aumentada haviam acabado de chegar e lá fomos nós explorar a Roma Antiga! O recurso tecnológico nos dá a sensação de estarmos realmente mergulhados na antiguidade e já está disponível para todo o público que visita o museu.
Clique aqui para ler o post sobre a cidade de Brescia.
Chegamos em Sirmione, a península do Lago de Garda a tempo de fotografar o maravilhoso por-do-sol.
Jantamos com o Diretor do Turismo da Lombardia na Osteria Al Vecchio Fossato onde comi o melhor prato de toda a viagem: ovos com aspargos e trufas negras.
No dia seguinte uma surpresa! Olha a foto da Ana estampada nos jornais italianos!
A manhã foi dedicada a conhecer um pouco da belíssima Sirmione.
À tarde fomos para Salò, uma outra cidadezinha à beira do Lago di Garda, distante apenas 45 minutos de barco de Sirmione.
Sábado e domingo tive muito tempo livre para explorar Milão e me arrepender de um dia ter dado pouca importância à sua beleza e suas atrações.
No Blogville Lombardia, conheci novos bairros, entrei em museus que nunca tinha ido e encontrei minhas amigas para uma voltinha no Quadrilatero della Moda, que estava fervendo por causa do Milano Fashion Week!
Enfim…dicas para vocês não vão faltar! Aguardem posts detalhados sobre todos os passeios em breve!
Procure sua hospedagem aqui:
O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!
Boa noite!
Qual a melhor maneira de ir de Bergamo para o lago de Como? Vc sabe se há aluguéis de barco para conhecer as cidades lá? Agradeço sua atenção! Valéria.