Assim que Papa Francisco foi eleito, marquei minha passagem para a Itália. Eu precisava ver aquele Papa que tinha escolhido o nome do meu santo de devoção.

Como o objetivo principal da minha viagem era ver o Papa, reservei um apartamento na Viale Vaticano; isto quer dizer que Francisco foi meu vizinho por 4 dias.

Na quarta-feira, acordei bem cedinho e às 8 horas cheguei à Piazza San Pietro. Como o Papa havia acabado de sair de uma internação no hospital e estava muito calor, a audiência foi transferida para  a Sala Paolo VI um recinto fechado com capacidade para 6 mil pessoas.

Audiencia Papal
A maravilhosa escultura do Altar.
Audiência Papal - Sala Paolo VI
Particular da escultura

DICA DA ANA:  Se a audiência que você for participar for transferida para a Sala Paolo VI, o melhor lugar para ficar é o mais próximo possível do corredor central, onde ele passa tanto na ida quanto na volta a pé.

Audiência Papal
O corredor por onde ele passa duas vezes.
Audiência Papal
Todos esperando o Papa Pop.

Pontualmente às 10 horas começam a transmitir a imagem do Papa chegando ao recinto.

Gente!!! É uma comoção geral! Realmente, nosso PAPA É POP!

Foi uma gritaria: FRANCESCO! FRANCESCO! Cheguei a pensar que estava no show de rock, rsrsrs…

E Francisco passa sorrindo, pacientemente, acenando a todos e caminhando devagar. Confesso que não achei que eu fosse tão católica…Fiquei realmente emocionada com sua presença e energia.

 

Eu estava com minhas lindas duas filhas e o “Papa-que-adora-crianças” se aproximou delas para uma benção. Bom, embacei a vista com minhas lágrimas, desfoquei as fotos e senti uma alegria e paz indescritíveis.

Audiência Papal
Audiência Papal - Italiana

A celebração começou às 10h30 e durou exatamente uma hora e meia. Após isso ele deu as bençãos especiais para mais de 50 casais que estavam casando ou renovando os votos. O percurso de volta começou por volta das 13h00. Foi uma Audiência bem longa.

Como muitas pessoas já haviam ido embora, fica mais fácil ve-lo e fotografa-lo no momento da saída. Era perceptível seu cansaço e, provavelmente por isso, na volta ele fez menos paradas.

A experiência foi fantástica e por isso hoje entendo que se você for a Roma, precisa ver o Papa!

Compre aqui seu ingresso para os Museus Vaticanos!

Audiência Papal NA PRÁTICA

Quando
A Audiência Papal é pública e gratuita e acontece todas as quartas-feiras na Piazza San Pietro.

As audiências são suspensas no mês de julho e podem ser canceladas sem aviso prévio, portanto, confirme o evento pelo site: http://w2.vatican.va/content/vatican/it.html ou http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html

Como
O convite para participar da Audiência deve ser apresentado nos portões de acesso à Piazza San Pietro.

Para requerer o seu convite, preencha o formulário que encontra-se neste link. Traduzi ele para você só preencher e enviar!

A orientação do Vaticano é para que o formulário seja encaminhado por fax para o número (+39) 06 698 85863 ou por correio para Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120, Cidade do Vaticano.

Porém, há pouco tempo foi disponibilizado um e-mail para a requisição dos bilhetes, que parece estar funcionando muito bem (não tive problema com nenhum cliente até agora): ordinanze@pontificalisdomus.va

Roteiros Personalizados

Caso você não receba o seu convite por e-mail ou pelo correio, deverá retira-lo no escritório localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, lado direito), a partir da terça-feira anterior à data da Audiência escolhida, das 15:00 até às 19:00 horas, ou então no próprio dia do evento, pela manhã, a partir das 7:30.

Dress Code
Roupas curtas, decotes, shorts e regata são proibidos. Os seguranças podem barrar sua entrada. Evite-os!

Crianças
Minhas filhas se comportaram bem durante toda a cerimônia, mas já são crescidinhas tem 10 e 12 anos (hoje já tem 17 e 15…o tempo voa ou o quê?). Com crianças pequenas, acredito que seja um pouco cansativo e difícil entretê-los, já que não há muito espaço para se movimentar, brincar ou correr.  Sugiro que leve um lanchinho para aguentar bem até o final da cerimônia.

Dicas de ouro
A Audiência começa pontualmente às 10h00, assim, chegue com, pelo menos, duas horas e meia de antecedência para garantir um bom lugar.

Confira a Agenda do Papa e seus compromissos, clicando aqui.

Leia também:

Como “furar fila” para entrar no Museu Vaticano e Capela Sistina

 Guia de Hotéis em Roma por bairros

Especial Roma aos Pedaços, com indicação das atrações da cidade em ordem cronológica.

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

63 COMENTÁRIOS

  1. Adorei! Seu blog esta maravilhoso cheio de dicas ..rico pra quem vai viajar..parabéns lindona! Entrei já no site, mas no calendário de 2015, maio..nao abriu a PG…quero muiiitoooooo rsrs

    • Obrigada, Vivian!! Fique de olho, tem muito mais por vir…
      Geralmente o calendário sai com 30 dias de antecedência, mas você já pode pedir o convite para a quarta-feira que estiver em Roma. Somente em casos excepcionais ou viagem que a Audiência não acontece.

      Baci,
      Ana

      • Moro no Brasil e pretendo ir a Roma no mês de maio deste ano. Para a solicitação da participação da Audiência com o Papa o formulário pode estar escrito em português?
        E se eu enviar pelo correio, sabe o tempo, em média, que passa para eu receber a confirmação?

        • Olá! Vou para Roma em dezembro no dia 11 e vou participar da audiência papal. Gostaria de saber se consigo após a audiência visitar os museus do vaticano e também a Basílica de São Pedro na mesma tarde. Será que dá tempo, pois dizem que no dia da audiência as filas para basílica são enormes. Vou comprar os ingressos para o museu online.

          • Olá Rafaela! Se você comprar os ingressos antecipadamente, consegue visitar sim. Mas precisa estar tudo muito bem planejado!

  2. Olá Ana! Estou adorando seu blog, estarei em uma quarta-feira na Itália e gostaria de ver o Papa. Entrei no site que vc indicou mas não achei onde está esse formulário. Vc pode me explicar melhor? Eu tenho que preencher e mandar por fax, é isso?
    Outra pergunta, o papa aparece na janela todas as quartas tb, né? Pois se não conseguir essa permissão para a audiência pelo menos queria ver ele de longe!
    Muito obrigada pela ajuda!

      • Oi Gabriele, então achou?
        Pois é, o calendário é disponibilizado no site cm apenas um mês de antecedência. Mas somente em casos excepcionais a audiência de quarta-feira não acontece. Mande o formulário com a data da quarta que você vai estar lá e cruze os dedinhos. Uma outra alternativa é assistir o Angelus. Geralmente aos domingos ao meio dia.
        Baci,
        Ana

  3. Olá Ana!
    Adorei seu site, e uma leitura muito agradável e com excelentes dicas.
    Amei a foto com a escultura e com o Papa, não tinha noção do tamanho até ver a foto…
    Sucesso! Torço por vc!
    Bj

  4. Olá, Ana

    Consegui agendar a audiência com o Papa, agora tenho uma dúvida, que dia ficar melhor eu visitar o Vaticano, na quarta feira, após a audiência, ou na terça-feira? Se eu for na terça, “gastaria” dois dias no Vaticano e só tenho 4 dias dias em Roma, então gostaria de saber se consigo pegar o bilhete na quarta feira cedinho, assistir ao Papa e em seguida visitar a capela sistina e o museu do vaticano?

  5. Prezada Ana,estamos com viagem marcada com toda família,dos dias cinco à dezoito de agosto 2016.
    Hoje entrei na agenda do Papa Francisco…fiquei muito triste, em saber que estão suspensas Audiências das quarta- feiras. E a primeira vez que recebi esta benção de presente da minha filha de estar aí. Eu com os meus sessenta e cinco anos, a três meses estou em tratamento médico…e cada dia me recuperando.
    Vc por favor ,teria uma dica para vermos o Papa Francisco pessoalmente ,mesmo de longe.
    Grata Nara. Que Deus seja louvado! Sua ajuda é muito importante!

  6. Ana bom dia estarei na Itália em junho e já preenchi o formulário, encontrei uma pessoa que ainda tem Fax…rsrsrs
    Mas infelizmente não consigo enviar o fax!!
    O número de telefone disponível para o envio do fax não completa a ligação.
    os números do formulário estão corretos?? você tem algum outro?
    Obrigada

  7. Bom dia, estou indo amanha para a Italia, passei com muito custo o fax para a audiencia papal mas ainda não recebi resposta.

    • Erika, a resposta demora muito para chegar. Mas não é obrigatória a apresentação do convite para entrar. A Audiência é pública.
      Chegue cedo para garantir seu lugar!
      Baci,
      Ana

  8. Só uma informação – enviei o fax e perguntei se poderia receber a confirmação por e-mail. E a confirmação chegou por e-mail em 4 dis..

    • MARISA NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENVIAR O FAX PARA O VATICANO…CHEGA DAR O SINAL , PORÉM A CONEXÃO CAI ANTES DE ENVIAR.
      VOCÊ PODERIA DISPONIBILIZAR O EMAIL, O QUAL ELES TE RESPONDERAM?

      • boa tarde , eu tambem nao estou conseguindo enviar o fax para o Vaticano, chega a dar o sinal mas nao completa.
        teria uma outra maneira de enviar?
        talvez um e-mail ?

        grata

  9. Boa tarde ,Ana !
    Gostaria de saber com que roupa as pessoas e você estavam vestindo para a audiência com o Papa ? Como irei também , se puder me ajudar, agradeço !
    Beijos,
    Lislane

    • Oi Lislane! Roupas casuais, nada especial. No verão, não vá de alcinhas, decote e peças curtas.
      Baci,
      Ana

  10. Ana, esse formulário é apenas para grupos? Eu e meu marido iremos em fim de novembro e gostariamos de garantir nossa entrada na audiência papal do dia 30/11. É possível fazer essa reserva através desse contato direto?
    Caso positivo, a resposta do Vaticano já é a entrada para a audiência ou terei de trocar por algum ingresso? Existe algum custo? Desculpe pelas inúmeras perguntas, mas estamos com muitas dúvidas mesmo 🙂
    Grata. Silvana

    • O formulário não é só para grupos. POde pedir ingresso individual também. Não há custos.
      Buon viaggio,
      Ana

  11. Que maravilha!
    Estarei indo p Roma em março é muito cedo para tentar marcar audiência não é?
    Que emoção tal grande!

  12. Ana, obrigada pela dica. Solicitei por fax como é necessário ainda hoje. Passou apenas um fim de semana (48h) e obtive o retorno por e.mail concedendo os convites. Informaram ser necessário levar a mensagem que enviaram pois, contém nela contém um número de protocolo.

  13. Bom dia, Ana. Grazie! Não vejo a hora do dia 10 de maio chegar e poder participar do grupo que ouvirá o Santo Padre. Ana, para eu visitar as dependências permitidas, compro ticket lá mesmo ? Assim, aproveito o dia para ver o Vaticano (tenho uma amiga que viajará comigo e não conhece) . Quando estive lá, a visita estava inclusa no pacote que comprei. Obrigada – Sofia

  14. Ana, boa tarde.
    Estou entendendo que não há custo para essa audiência, confere? É que vi sites que cobram…
    Como faço para enviar, já que o sistema de fax está obsoleto. Iremos (3 adultos) em outubro.
    Voce sabe qual o dia da semana que acontece a audiência?

  15. Olá Ana …. boa tarde!!!!

    Por favor, vc poderia me informar o e-mail para a Audiência Papal. …. já envie carta mas não obtive resposta.
    Fico no aguardo

  16. Bom dia Ana! As audiencias com o Papa são apenas s as quartas feira? E precisamos enviar o pedido em italiano?

    • Oi Mariana, pode enviar o pedido em italiano ou inglês. A Audiência Pública na Praça acontece somente às quarta-feiras. Mas todo domingo ele aparece por 15 minutos na janela para uma benção especial (Angelus).
      Baci,
      Ana

  17. Oi, Ana!

    Graças a sua dica já entrei em contato com eles e consegui o meu convite para a Audiencia Geral com o Papa no dia 08/11. Porém, tenho uma dúvida: infelizmente os dias em que estarei por Roma não há vaga para comprar o ingresso para Vaticano e Capela Sistina online. Sabe me dizer se com o convite para a Audiencia Geral eu consigo entrar na Capela Sistina e/ou Vaticano? Ou se há algum local com fila menor para comprar na hora? Obrigada.

    • Oi Bruna, tudo bem?
      Quando você vai? É muito difícil os ingressos se esgotarem!
      Não há fila menos e o convite para a Audiência Geral não facilita em nada a entrada na Capela Sistina.
      Se precisar de ajuda, mande email para ana@italiana.blog.br
      Baci,
      Ana

  18. Oi Ana, tudo bem?
    Tenho uma dúvida no preenchimento do formulário para solicitar bilhetes para a audiência com o papa. Vou pedir para quatro pessoas. Pede-se ali o nome e sobrenome (é só de uma pessoa ou de todas?).
    Depois aparece “nome do grupo”. Aí seriam os nomes dos outros, ou seria no caso de um nome do tipo “coral da igreja talz”?

  19. Oi Ana,td bem?
    Estou preenchendo o formulário da audiência papal e estou na dúvida : somos 4 pessoas da família, preciso escrever o nome das 4 pessoas ou só o nome de uma pessoa e solicitar 4 ingressos?
    Obrigada,Herika.

  20. Ana, vou deixar uma dica pros leitores do blog relacionada ao envio do Fax para conseguir o convite para a audiência Papal.
    Estarei visitando Roma em Setembro, e consegui para a data que gostaria.
    Existe um site o HelloFax em que você cria uma conta, e consegue enviar o Fax de graça.
    Baixei o formulário no site do Vaticano, o preenchi e conseguir fazer o envio pelo HelloFax.
    Recebi uma resposta aproximadamente 1 mês e meio depois no meu e-mail dizendo que estava confirmado.

    Espero ter ajudado. 😀

  21. Bom dia, Ana!
    Estou indo para a Audiência Papal no final do mês e estou pensando em conhecer a Capela Sistina logo após. Vou comprar o ingresso da Capela pela internet para evitar fila, você acha que consigo chegar para a entrada das 13 horas? Ou melhor reservar para mais tarde?
    Grata

    p.S: Uma dica, existe uma Igreja em Roma que reservar os seus convites para a Audiência Papal pelo site, a confirmação e todo o tramite é via email. Eles falam inglês. O convite é gratuito, mas tem que retirar na Igreja deles, St. Patrick´s, no dia anterior. Reservei por lá! segue o link: https://stpatricksamericanrome.org/index.php/pilgrims-in-rome/papal-audiences

  22. Boa tarde. Pretendo ir a Roma em junho, dia 19 de junho gostaria de participar da audiencia papal. Ainda temos que enviar fax para o vaticano, ou tem algum email. Gostaria de saber qual o melhor lugar para se hospedar, proximo ao vaticano ou no centro.

  23. Oi Ana! Não encontrei o link para o formulário. Vc pode me ajudar? Desde já agradeço sua atenção.
    Marilia.

  24. Oii, que dica legal!
    irei me casar ano que vem e pretendo fazer minha lua de mel na Italia.
    Quero muito conseguir participar dessa benção.
    Me tira alguma dúvidas por favor?
    1) É melhor eu mandar fax ou e-mail?
    2) A missa dura a manhã toda? Depois no período da tarde consigo fazer as visitas em museu etc?
    3) Em razão de eu pedir a missa para benção de recem casado, eu tenho preferência para entrar? Fico mais próxima?

    • Oi Carol! Obrigada! Respondendo as suas perguntas:
      1 – mande os dois para garantir, fax e e-mail.
      2 – a audiência papal (não é missa) dura 1h30 aproximadamente. Dá para passear à tarde sim
      3 – se você conseguir a benção nupcial papal eles darão as orientações. Fica bem pertinho do papa sim.

  25. Boa noite Ana,

    Muito boa sua materia bem explicado, parabéns!
    So nao encontrei o link para preenchimento do formulario para requerer o convite.
    Vc pode me ajudar por favor?

  26. Olá Ana, boa noite ! Obrigada pelas suas informações.
    Iremos a audiência papal em Outubro/19, já confirmado por e-mail pelo Vaticano. Por favor, poderia informar como eu faço para confirmar a benção de renovação de votos, preciso solicitar previamente ? Estaremos comemorando 02 anos e 02 meses de casados …
    Muito obrigada !
    Carol

    • Olá Carol! Sim, é necessário solicitar previamente e enviar documentação para a secretaria do Vaticano.
      Baci!

  27. Boa Noite Ana, você sabe informar se está acontecendo algum problema ao enviar fax para o vaticano?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui