– Foi a Roma e não viu o Papa?

– Sim, já fui um monte de  vezes à Roma e nunca vi o Papa.

Esta sempre foi minha resposta até que…Papa Francisco foi eleito, e então, marquei minha passagem para a Itália. Eu precisava ver aquele Papa que tinha escolhido o nome do meu santo de devoção.

Conforme as indicações do site do Vaticano, mandei um fax (foi difícil achar alguém na cidade que ainda usa essa engenhoca) e depois de quase um mês recebi a resposta dizendo que a Audiência Papal para o dia que eu gostaria seria pública e, por isso, não seria necessário o convite. Mesmo assim levei a carta (sim, a resposta chega por carta).

Como o objetivo principal da minha viagem era ver o Papa, reservei um apartamento na Viale Vaticano; isto quer dizer que Francisco foi meu vizinho por 4 dias.

Na quarta-feira, 6 de agosto, acordei bem cedinho e às 8 horas cheguei à Piazza San Pietro. Como o Papa havia acabado de sair de uma internação no hospital e estava muito calor, a audiência foi transferida para  a Sala Paolo VI um recinto fechado para 6 mil pessoas.

Audiencia Papal

A maravilhosa escultura do Altar.

Audiência Papal - Sala Paolo VI

Particular da escultura

Bom, a carta realmente não foi necessária, entrei tranquilamente junto com as milhares de pessoas que estavam na fila. Pois é, às 8 horas o local  já estava bem lotado e fiquei nas últimas fileiras.

DICA DA ANA: Como na sala de audiências ele não usa o papa-móvel, o melhor lugar para ficar é o mais perto possível do corredor central, onde ele passa tanto na ida quanto na volta a pé.

Audiência Papal

O corredor por onde ele passa duas vezes.

Audiência Papal

Todos esperando o Papa Pop.

Pontualmente às 10 horas começam a transmitir a imagem do Papa chegando ao recinto.

Gente!!! É uma comoção geral! Realmente, nosso PAPA É POP!

É uma gritaria: FRANCESCO! FRANCESCO! Cheguei a pensar que estava no show do Menudo (muitos de vocês nem sabem o que é isso, mas eu sou desta época e garanto que tem muita menudete me lendo!).

E Francisco passa sorrindo, pacientemente, acenando a todos e caminhando devagar. Confesso que não achei que eu fosse tão católica. Fiquei realmente emocionada com sua presença e energia.

Eu estava com minhas lindas duas filhas e o Papa-que-adora-crianças se aproximou delas para uma benção. Bom, embacei a vista com minhas lágrimas, desfoquei as fotos e senti uma alegria e paz indescritíveis.

Audiência Papal

Audiência Papal - Italiana

A celebração começou às 10h30 e durou exatamente uma hora e meia. Após isso ele deu as bençãos especiais para mais de 50 casais que estavam casando ou renovando os votos. O percurso de volta começou por volta das 13h00.

Como muitas pessoas já haviam ido embora, fica mais fácil ve-lo e fotografa-lo neste momento. Era perceptível seu cansaço e, provavelmente por isso, na volta ele fez menos paradas.

A experiência foi fantástica e por isso hoje entendo que se você for a Roma, precisa ver o Papa!

Audiência Papal NA PRÁTICA

COM CRIANÇAS: Minhas filhas se comportaram bem durante toda a cerimônia, mas já são crescidinhas tem 10 e 12 anos. Com crianças pequenas, acredito que seja um pouco cansativo e difícil entrete-los, já que não há muito espaço para se movimentar, brincar ou correr.  A sala possui banheiros limpos e água. Sugiro que leve um lanchinho para aguentar bem até o final da cerimônia.

Chegue com duas horas e meia de antecedência para garantir um bom lugar.

Nada de regata, decote e roupa curta: os seguranças podem barrar sua entrada.

No site do Vaticano (clique aqui) você encontra as informações para requerer o seu bilhete de entrada para a Audiência Papal (com um modelo de formulário de requerimento e o numero do fax para envio). Para o Angelus não é necessário convite.

Confira a Agenda do Papa e seus compromissos, clicando aqui.

Leia também:

Como “furar fila” para entrar no Museu Vaticano e Capela Sistina

 Guia de Hotéis em Roma por bairros

Especial Roma aos Pedaços, com indicação das atrações da cidade em ordem cronológica.

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

35 Comentários

  1. Vívian Loren on

    Adorei! Seu blog esta maravilhoso cheio de dicas ..rico pra quem vai viajar..parabéns lindona! Entrei já no site, mas no calendário de 2015, maio..nao abriu a PG…quero muiiitoooooo rsrs

    • Ana Grassi on

      Obrigada, Vivian!! Fique de olho, tem muito mais por vir…
      Geralmente o calendário sai com 30 dias de antecedência, mas você já pode pedir o convite para a quarta-feira que estiver em Roma. Somente em casos excepcionais ou viagem que a Audiência não acontece.

      Baci,
      Ana

      • Ayllana Araujo Pinto on

        Moro no Brasil e pretendo ir a Roma no mês de maio deste ano. Para a solicitação da participação da Audiência com o Papa o formulário pode estar escrito em português?
        E se eu enviar pelo correio, sabe o tempo, em média, que passa para eu receber a confirmação?

  2. Gabriele on

    Olá Ana! Estou adorando seu blog, estarei em uma quarta-feira na Itália e gostaria de ver o Papa. Entrei no site que vc indicou mas não achei onde está esse formulário. Vc pode me explicar melhor? Eu tenho que preencher e mandar por fax, é isso?
    Outra pergunta, o papa aparece na janela todas as quartas tb, né? Pois se não conseguir essa permissão para a audiência pelo menos queria ver ele de longe!
    Muito obrigada pela ajuda!

    • Gabriele on

      Aiiii tava olhando no outro site… Agora achei! Rsrsrs só não tem agenda pra junho ainda, que pena!

      • Ana Grassi on

        Oi Gabriele, então achou?
        Pois é, o calendário é disponibilizado no site cm apenas um mês de antecedência. Mas somente em casos excepcionais a audiência de quarta-feira não acontece. Mande o formulário com a data da quarta que você vai estar lá e cruze os dedinhos. Uma outra alternativa é assistir o Angelus. Geralmente aos domingos ao meio dia.
        Baci,
        Ana

  3. Ana Cláudia on

    Olá Ana!
    Adorei seu site, e uma leitura muito agradável e com excelentes dicas.
    Amei a foto com a escultura e com o Papa, não tinha noção do tamanho até ver a foto…
    Sucesso! Torço por vc!
    Bj

  4. Olá, Ana

    Consegui agendar a audiência com o Papa, agora tenho uma dúvida, que dia ficar melhor eu visitar o Vaticano, na quarta feira, após a audiência, ou na terça-feira? Se eu for na terça, “gastaria” dois dias no Vaticano e só tenho 4 dias dias em Roma, então gostaria de saber se consigo pegar o bilhete na quarta feira cedinho, assistir ao Papa e em seguida visitar a capela sistina e o museu do vaticano?

    • Ana Grassi on

      Oi Ana! Consegue sim! Compre o bilhete do Vaticano para depois das 14 horas da quarta-feira!

      Baci,
      Ana

  5. Nara Geni De Oliveira Maciel on

    Prezada Ana,estamos com viagem marcada com toda família,dos dias cinco à dezoito de agosto 2016.
    Hoje entrei na agenda do Papa Francisco…fiquei muito triste, em saber que estão suspensas Audiências das quarta- feiras. E a primeira vez que recebi esta benção de presente da minha filha de estar aí. Eu com os meus sessenta e cinco anos, a três meses estou em tratamento médico…e cada dia me recuperando.
    Vc por favor ,teria uma dica para vermos o Papa Francisco pessoalmente ,mesmo de longe.
    Grata Nara. Que Deus seja louvado! Sua ajuda é muito importante!

  6. Ana bom dia estarei na Itália em junho e já preenchi o formulário, encontrei uma pessoa que ainda tem Fax…rsrsrs
    Mas infelizmente não consigo enviar o fax!!
    O número de telefone disponível para o envio do fax não completa a ligação.
    os números do formulário estão corretos?? você tem algum outro?
    Obrigada

  7. Bom dia, estou indo amanha para a Italia, passei com muito custo o fax para a audiencia papal mas ainda não recebi resposta.

    • Ana Grassi on

      Erika, a resposta demora muito para chegar. Mas não é obrigatória a apresentação do convite para entrar. A Audiência é pública.
      Chegue cedo para garantir seu lugar!
      Baci,
      Ana

  8. marisa minzoni on

    Só uma informação – enviei o fax e perguntei se poderia receber a confirmação por e-mail. E a confirmação chegou por e-mail em 4 dis..

    • Ana Grassi on

      Ahhhh que bm Marisa!!! Finalmente resolveram usar a tecnologia…
      Obrigada pela informação.
      Baci,
      Ana

    • Marcela Sá on

      Muito útil seu comentário! Você escreveu tudo em português mesmo no formulário?

    • MARISA NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENVIAR O FAX PARA O VATICANO…CHEGA DAR O SINAL , PORÉM A CONEXÃO CAI ANTES DE ENVIAR.
      VOCÊ PODERIA DISPONIBILIZAR O EMAIL, O QUAL ELES TE RESPONDERAM?

      • amelia ferretti on

        boa tarde , eu tambem nao estou conseguindo enviar o fax para o Vaticano, chega a dar o sinal mas nao completa.
        teria uma outra maneira de enviar?
        talvez um e-mail ?

        grata

        • Ana Grassi on

          Oi Ameli, não tem email. Tente esse serviço: Faxxator, é um site que manda fax.
          Baci,
          Ana

  9. Lislane Campinho on

    Boa tarde ,Ana !
    Gostaria de saber com que roupa as pessoas e você estavam vestindo para a audiência com o Papa ? Como irei também , se puder me ajudar, agradeço !
    Beijos,
    Lislane

    • Ana Grassi on

      Oi Lislane! Roupas casuais, nada especial. No verão, não vá de alcinhas, decote e peças curtas.
      Baci,
      Ana

  10. Ana, esse formulário é apenas para grupos? Eu e meu marido iremos em fim de novembro e gostariamos de garantir nossa entrada na audiência papal do dia 30/11. É possível fazer essa reserva através desse contato direto?
    Caso positivo, a resposta do Vaticano já é a entrada para a audiência ou terei de trocar por algum ingresso? Existe algum custo? Desculpe pelas inúmeras perguntas, mas estamos com muitas dúvidas mesmo 🙂
    Grata. Silvana

    • Ana Grassi on

      O formulário não é só para grupos. POde pedir ingresso individual também. Não há custos.
      Buon viaggio,
      Ana

  11. Mariana Xavier on

    Que maravilha!
    Estarei indo p Roma em março é muito cedo para tentar marcar audiência não é?
    Que emoção tal grande!

    • Ana Grassi on

      Mariana, na verdade, nem é necessário o convite para entrar. Basta chegar cedo.
      Ana

  12. Sofia Xisto on

    Ana, obrigada pela dica. Solicitei por fax como é necessário ainda hoje. Passou apenas um fim de semana (48h) e obtive o retorno por e.mail concedendo os convites. Informaram ser necessário levar a mensagem que enviaram pois, contém nela contém um número de protocolo.

  13. Sofia Xisto on

    Bom dia, Ana. Grazie! Não vejo a hora do dia 10 de maio chegar e poder participar do grupo que ouvirá o Santo Padre. Ana, para eu visitar as dependências permitidas, compro ticket lá mesmo ? Assim, aproveito o dia para ver o Vaticano (tenho uma amiga que viajará comigo e não conhece) . Quando estive lá, a visita estava inclusa no pacote que comprei. Obrigada – Sofia

  14. Ana, boa tarde.
    Estou entendendo que não há custo para essa audiência, confere? É que vi sites que cobram…
    Como faço para enviar, já que o sistema de fax está obsoleto. Iremos (3 adultos) em outubro.
    Voce sabe qual o dia da semana que acontece a audiência?

  15. Vanderlei Gonçalves on

    Olá Ana …. boa tarde!!!!

    Por favor, vc poderia me informar o e-mail para a Audiência Papal. …. já envie carta mas não obtive resposta.
    Fico no aguardo

  16. Bom dia Ana! As audiencias com o Papa são apenas s as quartas feira? E precisamos enviar o pedido em italiano?

    • Ana Grassi on

      Oi Mariana, pode enviar o pedido em italiano ou inglês. A Audiência Pública na Praça acontece somente às quarta-feiras. Mas todo domingo ele aparece por 15 minutos na janela para uma benção especial (Angelus).
      Baci,
      Ana

Deixe uma Resposta