– Foi a Roma e não viu o Papa?

– Sim, já fui um monte de  vezes à Roma e nunca vi o Papa.

Esta sempre foi minha resposta até que…Papa Francisco foi eleito, e então, marquei minha passagem para a Itália. Eu precisava ver aquele Papa que tinha escolhido o nome do meu santo de devoção.

Conforme as indicações do site do Vaticano, mandei um fax (foi difícil achar alguém na cidade que ainda usa essa engenhoca) e depois de quase um mês recebi a resposta dizendo que a Audiência Papal para o dia que eu gostaria seria pública e, por isso, não seria necessário o convite. Mesmo assim levei a carta (sim, a resposta chega por carta).

Como o objetivo principal da minha viagem era ver o Papa, reservei um apartamento na Viale Vaticano; isto quer dizer que Francisco foi meu vizinho por 4 dias.

Na quarta-feira, 6 de agosto, acordei bem cedinho e às 8 horas cheguei à Piazza San Pietro. Como o Papa havia acabado de sair de uma internação no hospital e estava muito calor, a audiência foi transferida para  a Sala Paolo VI um recinto fechado para 6 mil pessoas.

Audiencia Papal

A maravilhosa escultura do Altar.

Audiência Papal - Sala Paolo VI

Particular da escultura

Bom, a carta realmente não foi necessária, entrei tranquilamente junto com as milhares de pessoas que estavam na fila. Pois é, às 8 horas o local  já estava bem lotado e fiquei nas últimas fileiras.

DICA DA ANA: Como na sala de audiências ele não usa o papa-móvel, o melhor lugar para ficar é o mais perto possível do corredor central, onde ele passa tanto na ida quanto na volta a pé.

Audiência Papal

O corredor por onde ele passa duas vezes.

Audiência Papal

Todos esperando o Papa Pop.

Pontualmente às 10 horas começam a transmitir a imagem do Papa chegando ao recinto.

Gente!!! É uma comoção geral! Realmente, nosso PAPA É POP!

É uma gritaria: FRANCESCO! FRANCESCO! Cheguei a pensar que estava no show do Menudo (muitos de vocês nem sabem o que é isso, mas eu sou desta época e garanto que tem muita menudete me lendo!).

E Francisco passa sorrindo, pacientemente, acenando a todos e caminhando devagar. Confesso que não achei que eu fosse tão católica. Fiquei realmente emocionada com sua presença e energia.

Eu estava com minhas lindas duas filhas e o Papa-que-adora-crianças se aproximou delas para uma benção. Bom, embacei a vista com minhas lágrimas, desfoquei as fotos e senti uma alegria e paz indescritíveis.

Audiência Papal

Audiência Papal - Italiana

A celebração começou às 10h30 e durou exatamente uma hora e meia. Após isso ele deu as bençãos especiais para mais de 50 casais que estavam casando ou renovando os votos. O percurso de volta começou por volta das 13h00.

Como muitas pessoas já haviam ido embora, fica mais fácil ve-lo e fotografa-lo neste momento. Era perceptível seu cansaço e, provavelmente por isso, na volta ele fez menos paradas.

A experiência foi fantástica e por isso hoje entendo que se você for a Roma, precisa ver o Papa!

Audiência Papal NA PRÁTICA

COM CRIANÇAS: Minhas filhas se comportaram bem durante toda a cerimônia, mas já são crescidinhas tem 10 e 12 anos. Com crianças pequenas, acredito que seja um pouco cansativo e difícil entrete-los, já que não há muito espaço para se movimentar, brincar ou correr.  A sala possui banheiros limpos e água. Sugiro que leve um lanchinho para aguentar bem até o final da cerimônia.

Chegue com duas horas e meia de antecedência para garantir um bom lugar.

Nada de regata, decote e roupa curta: os seguranças podem barrar sua entrada.

No site do Vaticano (clique aqui) você encontra as informações para requerer o seu bilhete de entrada para a Audiência Papal (com um modelo de formulário de requerimento e o numero do fax para envio). Para o Angelus não é necessário convite.

Confira a Agenda do Papa e seus compromissos, clicando aqui.

Leia também:

Como “furar fila” para entrar no Museu Vaticano e Capela Sistina

 Guia de Hotéis em Roma por bairros

Especial Roma aos Pedaços, com indicação das atrações da cidade em ordem cronológica.

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

38 Comentários

  1. Vívian Loren on

    Adorei! Seu blog esta maravilhoso cheio de dicas ..rico pra quem vai viajar..parabéns lindona! Entrei já no site, mas no calendário de 2015, maio..nao abriu a PG…quero muiiitoooooo rsrs

    • Ana Grassi on

      Obrigada, Vivian!! Fique de olho, tem muito mais por vir…
      Geralmente o calendário sai com 30 dias de antecedência, mas você já pode pedir o convite para a quarta-feira que estiver em Roma. Somente em casos excepcionais ou viagem que a Audiência não acontece.

      Baci,
      Ana

      • Ayllana Araujo Pinto on

        Moro no Brasil e pretendo ir a Roma no mês de maio deste ano. Para a solicitação da participação da Audiência com o Papa o formulário pode estar escrito em português?
        E se eu enviar pelo correio, sabe o tempo, em média, que passa para eu receber a confirmação?

  2. Gabriele on

    Olá Ana! Estou adorando seu blog, estarei em uma quarta-feira na Itália e gostaria de ver o Papa. Entrei no site que vc indicou mas não achei onde está esse formulário. Vc pode me explicar melhor? Eu tenho que preencher e mandar por fax, é isso?
    Outra pergunta, o papa aparece na janela todas as quartas tb, né? Pois se não conseguir essa permissão para a audiência pelo menos queria ver ele de longe!
    Muito obrigada pela ajuda!

    • Gabriele on

      Aiiii tava olhando no outro site… Agora achei! Rsrsrs só não tem agenda pra junho ainda, que pena!

      • Ana Grassi on

        Oi Gabriele, então achou?
        Pois é, o calendário é disponibilizado no site cm apenas um mês de antecedência. Mas somente em casos excepcionais a audiência de quarta-feira não acontece. Mande o formulário com a data da quarta que você vai estar lá e cruze os dedinhos. Uma outra alternativa é assistir o Angelus. Geralmente aos domingos ao meio dia.
        Baci,
        Ana

  3. Ana Cláudia on

    Olá Ana!
    Adorei seu site, e uma leitura muito agradável e com excelentes dicas.
    Amei a foto com a escultura e com o Papa, não tinha noção do tamanho até ver a foto…
    Sucesso! Torço por vc!
    Bj

  4. Olá, Ana

    Consegui agendar a audiência com o Papa, agora tenho uma dúvida, que dia ficar melhor eu visitar o Vaticano, na quarta feira, após a audiência, ou na terça-feira? Se eu for na terça, “gastaria” dois dias no Vaticano e só tenho 4 dias dias em Roma, então gostaria de saber se consigo pegar o bilhete na quarta feira cedinho, assistir ao Papa e em seguida visitar a capela sistina e o museu do vaticano?

    • Ana Grassi on

      Oi Ana! Consegue sim! Compre o bilhete do Vaticano para depois das 14 horas da quarta-feira!

      Baci,
      Ana

  5. Nara Geni De Oliveira Maciel on

    Prezada Ana,estamos com viagem marcada com toda família,dos dias cinco à dezoito de agosto 2016.
    Hoje entrei na agenda do Papa Francisco…fiquei muito triste, em saber que estão suspensas Audiências das quarta- feiras. E a primeira vez que recebi esta benção de presente da minha filha de estar aí. Eu com os meus sessenta e cinco anos, a três meses estou em tratamento médico…e cada dia me recuperando.
    Vc por favor ,teria uma dica para vermos o Papa Francisco pessoalmente ,mesmo de longe.
    Grata Nara. Que Deus seja louvado! Sua ajuda é muito importante!

  6. Ana bom dia estarei na Itália em junho e já preenchi o formulário, encontrei uma pessoa que ainda tem Fax…rsrsrs
    Mas infelizmente não consigo enviar o fax!!
    O número de telefone disponível para o envio do fax não completa a ligação.
    os números do formulário estão corretos?? você tem algum outro?
    Obrigada

  7. Bom dia, estou indo amanha para a Italia, passei com muito custo o fax para a audiencia papal mas ainda não recebi resposta.

    • Ana Grassi on

      Erika, a resposta demora muito para chegar. Mas não é obrigatória a apresentação do convite para entrar. A Audiência é pública.
      Chegue cedo para garantir seu lugar!
      Baci,
      Ana

  8. marisa minzoni on

    Só uma informação – enviei o fax e perguntei se poderia receber a confirmação por e-mail. E a confirmação chegou por e-mail em 4 dis..

    • Ana Grassi on

      Ahhhh que bm Marisa!!! Finalmente resolveram usar a tecnologia…
      Obrigada pela informação.
      Baci,
      Ana

    • Marcela Sá on

      Muito útil seu comentário! Você escreveu tudo em português mesmo no formulário?

    • MARISA NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENVIAR O FAX PARA O VATICANO…CHEGA DAR O SINAL , PORÉM A CONEXÃO CAI ANTES DE ENVIAR.
      VOCÊ PODERIA DISPONIBILIZAR O EMAIL, O QUAL ELES TE RESPONDERAM?

      • amelia ferretti on

        boa tarde , eu tambem nao estou conseguindo enviar o fax para o Vaticano, chega a dar o sinal mas nao completa.
        teria uma outra maneira de enviar?
        talvez um e-mail ?

        grata

        • Ana Grassi on

          Oi Ameli, não tem email. Tente esse serviço: Faxxator, é um site que manda fax.
          Baci,
          Ana

  9. Lislane Campinho on

    Boa tarde ,Ana !
    Gostaria de saber com que roupa as pessoas e você estavam vestindo para a audiência com o Papa ? Como irei também , se puder me ajudar, agradeço !
    Beijos,
    Lislane

    • Ana Grassi on

      Oi Lislane! Roupas casuais, nada especial. No verão, não vá de alcinhas, decote e peças curtas.
      Baci,
      Ana

  10. Ana, esse formulário é apenas para grupos? Eu e meu marido iremos em fim de novembro e gostariamos de garantir nossa entrada na audiência papal do dia 30/11. É possível fazer essa reserva através desse contato direto?
    Caso positivo, a resposta do Vaticano já é a entrada para a audiência ou terei de trocar por algum ingresso? Existe algum custo? Desculpe pelas inúmeras perguntas, mas estamos com muitas dúvidas mesmo 🙂
    Grata. Silvana

    • Ana Grassi on

      O formulário não é só para grupos. POde pedir ingresso individual também. Não há custos.
      Buon viaggio,
      Ana

  11. Mariana Xavier on

    Que maravilha!
    Estarei indo p Roma em março é muito cedo para tentar marcar audiência não é?
    Que emoção tal grande!

    • Ana Grassi on

      Mariana, na verdade, nem é necessário o convite para entrar. Basta chegar cedo.
      Ana

  12. Sofia Xisto on

    Ana, obrigada pela dica. Solicitei por fax como é necessário ainda hoje. Passou apenas um fim de semana (48h) e obtive o retorno por e.mail concedendo os convites. Informaram ser necessário levar a mensagem que enviaram pois, contém nela contém um número de protocolo.

  13. Sofia Xisto on

    Bom dia, Ana. Grazie! Não vejo a hora do dia 10 de maio chegar e poder participar do grupo que ouvirá o Santo Padre. Ana, para eu visitar as dependências permitidas, compro ticket lá mesmo ? Assim, aproveito o dia para ver o Vaticano (tenho uma amiga que viajará comigo e não conhece) . Quando estive lá, a visita estava inclusa no pacote que comprei. Obrigada – Sofia

  14. Ana, boa tarde.
    Estou entendendo que não há custo para essa audiência, confere? É que vi sites que cobram…
    Como faço para enviar, já que o sistema de fax está obsoleto. Iremos (3 adultos) em outubro.
    Voce sabe qual o dia da semana que acontece a audiência?

  15. Vanderlei Gonçalves on

    Olá Ana …. boa tarde!!!!

    Por favor, vc poderia me informar o e-mail para a Audiência Papal. …. já envie carta mas não obtive resposta.
    Fico no aguardo

  16. Bom dia Ana! As audiencias com o Papa são apenas s as quartas feira? E precisamos enviar o pedido em italiano?

    • Ana Grassi on

      Oi Mariana, pode enviar o pedido em italiano ou inglês. A Audiência Pública na Praça acontece somente às quarta-feiras. Mas todo domingo ele aparece por 15 minutos na janela para uma benção especial (Angelus).
      Baci,
      Ana

  17. Oi, Ana!

    Graças a sua dica já entrei em contato com eles e consegui o meu convite para a Audiencia Geral com o Papa no dia 08/11. Porém, tenho uma dúvida: infelizmente os dias em que estarei por Roma não há vaga para comprar o ingresso para Vaticano e Capela Sistina online. Sabe me dizer se com o convite para a Audiencia Geral eu consigo entrar na Capela Sistina e/ou Vaticano? Ou se há algum local com fila menor para comprar na hora? Obrigada.

    • Ana Grassi on

      Oi Bruna, tudo bem?
      Quando você vai? É muito difícil os ingressos se esgotarem!
      Não há fila menos e o convite para a Audiência Geral não facilita em nada a entrada na Capela Sistina.
      Se precisar de ajuda, mande email para ana@italiana.blog.br
      Baci,
      Ana

  18. Valmir Calsavara on

    Oi Ana, tudo bem?
    Tenho uma dúvida no preenchimento do formulário para solicitar bilhetes para a audiência com o papa. Vou pedir para quatro pessoas. Pede-se ali o nome e sobrenome (é só de uma pessoa ou de todas?).
    Depois aparece “nome do grupo”. Aí seriam os nomes dos outros, ou seria no caso de um nome do tipo “coral da igreja talz”?

Deixe uma Resposta