Nós brasileiros, moradores do país do carnaval, podemos achar estranha a ideia de ver um carnaval estrangeiro, menor e muito diferente do nosso. Mas confie em mim, o carnaval de Veneza é uma experiência que vale a pena!
O Carnaval de Veneza!
Veneza reinterpretou a “Saturnalia” da Roma Antiga e as “festas dionisíacas gregas” para atender às suas necessidades: diminuir as tensões sociais da época.
A festa foi originalmente estimulada pelos nobres da cidade, diferentemente do carnaval brasileiro, que surgiu das classes baixas. O carnaval de Veneza possui raízes milenares, com suas primeiras aparições já no século IX!
As vestimentas desta festa foram sendo moldadas com os anos e atualmente procuram imitar os trajes da alta classe do século XII e XIII, mas reimaginados com mais cores e pompas, resultando em uma roupa um pouco caricata, em alguns sentidos.
As máscaras também sempre foram uma constante no carnaval de Veneza e traziam uma ideia de mistério e anonimato. Mas elas já trouxeram problemas, pois muitos ladrões e contrabandistas podiam tranquilamente se disfarçar e misturar em meio à multidão mascarada. Por isso, as máscaras chegaram até a ser proibidas por período no século XII.
O carnaval enche os arredores da Piazza San Marco com centenas e centenas de pessoas trajadas nas mais variadas cores e plumas, organizando-se em gôndolas e desfiles muito bonitos!
A festa que antigamente podia durar até 4 meses hoje dura 18 dias (31 de janeiro a 17 de fevereiro de 2015), mas a programação é intensa: desfiles, concertos, bailes, teatro, circo e muitas máscaras colorem e aquecem a cidade no inverno.
As fotos foram tiradas pelo meu tio Adriano Tamiso, fotógrafo amador, que há 9 anos faz expedições fotográficas pelas calles venezianas durante o Carnaval.
LEIA TAMBÉM
– Veneza, modo de usar – dicas práticas para visitar a cidade
Adorei o post! Muito bom!! As fotos estão lindas! Amanda
Obrigada, Amanda!
Ana
Ana que fotos lindas…auguri ao zio Adriano. Estas pessoas mascaradas com toda pompas e circunstâncias e vestimentas originais são artistas ou moradores/populares venezianos??? Beijo e parabéns pelas fotos e informações.
Um pouco dos dois, Filomena. Tem de tudo: artistas, moradores e também muitos turistas, que alugam fantasias nos dias de Carnaval em Veneza.
Baci
Ana
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens 🙂