Vinícola Muralia
A Vinícola Muralia está localizada na região da Toscana denominada Maremma e Stefano, o proprietário, é um milanês que abandonou a cidade grande para se dedicar com paixão à elaboração de vinhos.
Nas minhas andanças pelas vinícolas da Toscana identifico em toda boa garrafa um ingrediente que faz a diferença na qualidade do vinho: a paixão.
Sim, porque sem a paixão não há cor, não há aroma, não há corpo, não há respeito pela terra, não há vinho, não há nada!
E a paixão de Stefano fica muito evidente quando recebe, de braços abertos, o grupo do Intercâmbio Cultural Italiana em sua vinícola. O ex-paraquedista se lançou no negócio do vinho com a mesma determinação e coragem que se lançava do avião a 1200 pés de altura em sua juventude.
Antes de começar a visita nos conta um pouco da sua trajetória e nos ensina o quanto a paixão e a coragem podem nos ajudar a realizar nossos sonhos. É uma mini-aula de inspiração para a vida.
Então Stefano nos leva nas salas de fermentação e repouso do vinho nos esclarecendo cada fase do processo de sua elaboração, numa conversa informal, despretensiosa e sem pressa.
Na verdade, o assunto de vinho vai e vem e em determinado momento a visita deixa de ser uma visita guiada e passa a ser uma conversa de amigos entre barris e garrafas de vinho. Ele nos explica que a vindima tinha acabado de acontecer e por pouco não pudemos participar da colheita da uva nos parreirais (que acontece entre os meses de setembro e outubro) mas deixa o convite para a próxima visita.
Muralia pode ser considerada uma vinícola boutique pelo tamanho e qualidade da produção. São 6 tipos diferentes de vinhos, do rosé 100% Syrah, ideal para tomar gelado num aperitivo com os amigos até o Muralia (IGT Maremma Toscano Rosso) mais encorpado e excelente para acompanhar pratos com carnes e molhos. Os vinhos podem ser adquiridos no local por ótimos preços.
Na prática
Site: www.muralia.it
Endereço: Via del Sugheretto, Roccastrada, GR – Toscana
A Muralia fica na mesma localidade do Agriturismo Il Poggiarello, cuja proprietária é Chiara, mulher de Stefano. Falei sobre o agroturismo neste post aqui.