Durante os dias que passei na Catânia, encontrei a Fábia e a Gabi (do blog Estrangeiras) que tinham visitado uns canyons vulcânicos a poucos quilômetros de distância de Valverde (onde eu estava hospedada), chamado Gole Alcantara e afirmaram: “Ana, você não pode deixar de ir! E se você for, também queremos ir de novo!”.
Não tive dúvidas: no dia seguinte peguei meu carro, encontrei as meninas e fomos para lá.
Os canyons Gole Alcantara
O Rio Alcantara é um dos mais fascinantes da Sicília. Nasce a 1250 metros de altitude e corre por 50 Km até chegar ao Mar Jônio, passando por vilarejos, bosques e plantações de azeitona.
Há milhares de anos atrás o rio foi obstruído pela magma do Etna e lentamente foi redefinindo o seu curso por entre a pedra lávica e dando origem a paredes de basalto que ora se parecem com um leque aberto, ora com tubos de órgão musical.
Esse processo de erosão criou um canyon espetacular, que é atravessado pelo rio e possui paredes altas (gole) de até 50 metros de altura, com largura de 2 a 5 metros: são as famosas Gole dell’Acantara.
O Parque Botânico e Geológico
Para visitar essa maravilha natural é necessário entrar no Parco Botanico e Geologico delle Gole dell’Alcantara, pagando um bilhete de 13 Euros.
Entrando no parque há a opção de assistir um documentário 4D que conta como o canyon se formou ao longo dos anos.
Depois, começa um passeio pela “Area Preistorica“, onde encontram-se réplicas mecânicas de dinossauros, elefantes anões e outros animais que viveram no Vale Alcântara há milhares de anos atrás.
A cada passo que você dá parque adentro, a paisagem fica mais bonita, pois é possível admirar os canyons do alto. Para os apaixonados e românticos de plantão, existe um jardim – a Terrazza dell’Amore – que é o lugar perfeito para fazer declarações e juras de amor… Com a vista mais bonita eveeeeerrrr!
Depois da caminhada – e sem juras de amor 🙁 – , peguei o elevador para chegar ao leito do rio, no exato lugar em que forma-se uma prainha para tomar sol e… brrrrr…entrar na água gelada, que raramente supera os 10 graus de temperatura.
Eu entrei! E aproveitei para ir até uma cachoeira que caía linda e congelantemente dos canyons.
Fiz um pequeno e compreensível escândalo ao entrar na água que, inicialmente, doía taaanto em contato com o corpo que a experiência mais parecia uma técnica medieval de tortura.
Acostumada com a água, garanto que foi uma das melhores experiências da minha vida! Daquelas de lavar a alma mesmo! Por isso recomendo que você entre na água sem pensar duas vezes! E pode espernear à vontade!
Na Prática
Quando: o ano todo
Ingresso: 13 Euros
Serviços: estacionamento, bar, restaurante e banheiro
Se quiser visitar somente a parte inferior dos canyons, é possível. Paga-se 1 Euro e encara-se uma escadaria de 200 degraus.
Como chegar: Pela estrada A18 até saída Giardini Naxos, depois, seguir em direção a Francavilla di Sicilia.
Olá Ana, tudo bem?
Não conheço outro site ou blog que nos apresente a Itália com tanta propriedade.
Sem dúvida a vivência e o amor que você demonstra nesse trabalho faz toda a diferença. Parabéns.
Obrigada Sandra!!!
Te mandei email.
Baci,
Ana
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.
Olá Guedis! Muito obrigada pela mensagem!