Nunca fui muito ligada em futebol…aliás, não sou muito ligada em esporte nenhum, apesar de ter pai, irmãos, marido e filha atletas. Porém, sempre tive vontade de ir a uma partida de futebol na Itália, afinal de contas, o esporte preferido dos italianos é FALAR sobre futebol.

champions-league Mas eu não queria ir a uma partida qualquer, queria ir a uma daquelas boas. E a oportunidade surgiu em outubro do ano passado,  durante minha temporada em Roma, numa partida da terceira rodada do Champions League:  Roma x Bayern de Munique. Nada mal…

Pra quem não entende nada de futebol:

Champions League, ou Copa dos Campeões é uma competição onde participam os clubes de futebol que tiveram as melhores classificações nos torneios domésticos. É o título mais cobiçado e mais prestigiado do futebol europeu. Começa em meados de julho de um ano e a final acontece no mês de maio do ano seguinte. O Stadio Olimpico foi construído em 1953 e utilizado durante as Oimpíadas de 1960 e também na Copa de 1990. É o segundo maior estádio italiano depois do San Siro, em Milão.

Fomos eu e mais 3 mulheres que participavam do Intercâmbio ITALIAna e – muito ao contrário do que possam imaginar devido à fama dos romanos – não nos sentimos nem por um segundo inseguras ou vulneráveis. A quantidade de mulheres no estádio não é tão menor do que a de homens. E na maioria das vezes, os palavrões e gritos frenéticos saiam das bocas adivinha de quem? Pois é…

Não vi crianças no estádio, mas o jogo começou às 21h30 e este pode ter sido o motivo. Eu levaria meus filhos tranquilamente, não vi nada de inadequado ou perigoso. Aliás, crianças até 5 anos não pagam ingresso.

Compramos o ingresso com (muita) antecedência pela internet e ficamos na curva nord (norte) do estádio, atrás do gol. Todos os lugares são numerados e a entrada no estádio, apesar dos diversos portões que te levam diretamente para seu lugar, é caótica. Lembre-se: italiano não sabe o que é fila!

Além disso, eles revistam um por um, e isto não é força de expressão! Por isso, chegue com uma certa antecedência e nem pense entrar com líquidos, garrafas, latinhas, comida…nada de nada: é proibido.

IMG_0348 (2)

Como disse, ficamos na curva nord e é melhor ficar lá mesmo! A curva sud (sul) é reservada para a torcida organizada e é de lá que o coro para cantar os hinos e os gritos de guerra partem. É o lugar dos palavrões, do sangue quente e dos fanáticos. Evite!

Comprar ingressos

Os ingressos são vendidos com bastante antecedência nos principais sites de venda de ingressos. Eu comprei em julho para o jogo de 21/10/2014 e paguei pouco mais de 80 Euros no site da Listicket.

Chegar ao estádio

Chegar ao estádio não é tarefa fácil!  Se quiser usar o transporte público vai levar mais de uma hora e será necessário pegar um metrô, um ônibus e caminhar uns 2 Km. Sendo assim, nem cogitei esta possibilidade!

Fomos de táxi a partir da Estação Termini e desembolsando entre 20/25 Euros, você chega ao estádio em meia hora (sempre tem trânsito). O importante é: contrate o táxi para a volta também porque encontrar um táxi depois da partida é impossível!

Stadio Olimpico Champions League

Ah, sim! Quer saber o resultado do jogo? Roma perdeu de 7 x 1, parecia mais um dèja vu da Copa do Mundo…

O resultado pra mim foi: viciei!

A energia e vibração dos torcedores, as músicas e os hinos cantados por todo o estádio e, ao final, as torcidas que se aplaudiram reciprocamente me conquistaram.

Já estou esperando abrir as vendas para 2015/2016 para garantir meus ingressos. Assim, no plural…

Procurando hotel na Itália? Clique no banner abaixo:

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

4 Comentários

  1. Boa tarde Ana Grassi
    Estarei fazendo uma viagem pela Italia em maio de 2016, e estava querendo comprar ingresso, imagino que seja uma disputa muito grande para conseguir ingresso.
    Tenho algumas duvidas e acho que você pode me ajudar
    Se eu conseguir comprar o ingresso ele é entregue no Brasil? Ou tem um ponto de ingresso que posso pegar meu ticket na Italia?
    Existem mais sites que vendem esse ingresso? Esse site listicket é confiavel? Fique sabendo que existe um sorteio para ver quem conseguirá comprar o ingresso da final, isto é verdade?
    Gostaria muito de ir em um jogo da Champions, e a data que vou bate com a final.

    Muito Obrigado
    Att
    Marcelo

    • Ana Grassi on

      Oi Marcelo, tudo bem? Bom, a Listicket é confiável. Você retira o ingresso uma hora antes de iniciar a partida com a apresentação de um documento. Não sei como funciona na final, pois realmente, a disputa pela compra é grande e os valores estratosféricos!
      Boa sorte e abraços!
      Ana

      • Oi Ana.
        Estarei em Roma justamente na rodada do dia 09/12/15 e seu site me “alertou” para a possibilidade de ver esse jogo. Estava com a mesma dúvida do Marcelo quanto à forma de pegar o ingresso. Só há essa maneira de pegar no estádio ou poderia recolher em algum outro ponto da cidade na véspera, por exemplo.
        Obrigado.

        • Ana Grassi on

          Oi André! Comprando os ingressos por sites de revenda, você tem que pega-los uma hora antes da partida, o que é bem tranquilo. Você também pode tentar comprar os ingressos nos pontos de revenda destes sites e, neste caso, já sai com o ingresso na mão.
          Ana

Deixe uma Resposta