A Itália atrai e encanta muitos turistas por suas atrações históricas e monumentos famosos. Mas também é um lugar com natureza exuberante, grande diversidade e belíssimas paisagens. Das belezas naturais, os lagos da Itália merecem um olhar especial.
Se você gosta de ambientes tranquilos, passeios amenos e atividades ao ar livre, os lagos são uma opção perfeita. Durante os meses mais quentes, muitas pessoas costumam passar o dia se refrescando nas águas ou aproveitando os entornos. Enquanto nas épocas frias, muitos lagos viram pistas de gelo ou paisagens muito bonitas de se visitar.
Enfim, foi difícil escolher os lagos mais bonitos da Itália. Diante disso, selecionei alguns lagos italianos para apresentar nesse post, mas tenho certeza que vou escrever sobre outros no futuro.
Lago di Braies
Localizado entre os Alpes Dolomitas, o Lago di Braies encanta os olhos com os tons de azul e verde esmeralda de suas águas. É um destino muito atrativo da região. Inclusive, no verão ele costuma ficar lotado!
Uma das atrações principais durante o verão é o passeio de barco, sendo possível alugar um barco de remo para ficar deslizando pela superfície. Mas aproveite também para fazer um pic-nic e caminhar pelas trilhas que circulam o Braies, você vai ficar de queixo caído com a beleza das paisagens.
Já no inverno, o lago fica coberto por uma camada de gelo. Apesar de frio, o cenário fica maravilhoso e ideal para degustar bons queijos e vinhos da região.
Lago di Bolsena
Photo: Flickr/HeinzDSA calmaria que vemos hoje no Lago di Bolsena não se compara ao provável tormento de sua formação. Como resultado de várias erupções vulcânicas da região, uma espécie de caldeira se formou com a lava. Mas foi só com o tempo que o lago se encheu com a água das chuvas.
O Lago di Bolsena fica na região do Lazio, a aproximadamente cem quilômetros ao norte de Roma e próximo às regiões da Toscana e Umbria.
As atividades envolvem caminhar pelas praias de areia escura e admirar belas paisagens. Mas o mais atrativo é passear de barco pelas águas cristalinas até as duas ilhas vulcânicas: L’Isola Bisentina e L’Isola Martana.
Lago di Carezza
Esse lago alpino fica perto da cidade de Nova Levante, próximo às Dolomitas e possui águas cristalinas do degelo das montanhas. O Lago di Carezza é um verdadeiro paraíso verde esmeralda, rodeado de florestas alpinas e montanhas imponentes.
A lenda do lago di Carezza
Reza a lenda que há uma sereia nas profundezas do lago que despertou a paixão de um mago. Para tentar conquistá-la, o mago seguiu os conselhos de uma bruxa e fingiu ser um vendedor de jóias que faria um arco-íris entre as montanhas mais próximas. Mas quando foi descoberto pela sereia, ele jogou as jóias no lago, causando os reflexos coloridos que vemos em sua superfície.
Lago de Como
O Lago de Como fica na região da Lombardia, próximo à fronteira com a Suíça. Ele tem a forma de um Y e é rodeado por cidadezinhas, sendo Como a mais populosa. Com 146 km² de superfície, o Lago de Como é o terceiro maior lago da Itália.
Como fica a apenas 50 quilômetros de Milão, permitindo que seja feita uma visita de bate e volta para conhecer o lago. Vale muito a pena ver de pertinho e poder se deslumbrar com a beleza desse cenário. Existem muitas acomodações luxuosas nas cidades ao redor do Lago Como, mas você consegue encontrar lugares com bons preços.
Lago Garda
Finalmente o maior lago da Itália, o Lago Garda. São 370 km² de superfície e paisagens muito bonitas com montanhas e vegetação mediterrânea. Ele banha cidades de três províncias: Brescia, Verona e Trento. Logo, o que não vai faltar são opções para curtir o clima ameno que envolve o lago e seus entornos.
São inúmeras as atrações do Lago Garda: durante o verão muitas pessoas vão aproveitar as praias para nadar e praticar esportes como windsurf. Mas durante o outono e a primavera é possível se maravilhar com o show de cores e fazer boas caminhadas.
Lago Iseo
Depois de falar do maior lago na Itália, vamos passear pelo menor lago Lombardo: o Lago Iseo. Uma paisagem tranquila, perfeita para relaxar. No meio do lago fica Monte Isola, uma cidade que se estende pela pequena ilha. Lá é possível ver um castelo do século XIV, o Rocca Martinengo.
É um destino pouco explorado pelos turistas, apesar de sua imensa beleza. Se estiver em Milão e quiser um passeio diferente, o Lago Iseo é uma ótima opção.
Lago Maggiore
O segundo maior lago da Itália fica também próximo a Milão. Seus 212 km² se dividem entre a Itália e Suíça. Ele é cercado por montanhas e rodeado de casarões e vistas deslumbrantes. Principalmente durante o verão, o Lago Maggiore é um dos destinos mais procurados na região.
Das maravilhas que envolvem o lago, destaco a Isola Bella, uma ilha com belíssimos jardins, obeliscos e terraços que vão te deixar de queixo caído. O clima romântico é inevitável, uma vez que para chegar lá deve-se pegar um barco.
Lago Orta
A beleza do Lago Orta é mantida em segredo pelos italianos através de um código informal de silêncio (eles temem que a região encha de turistas). De fato, poucas pessoas conhecem esse lugar de Piemonte, próximo a Milão.
Além de ser lindo, há uma ilha no centro de suas águas que tem monumentos datados do século XII. Não é à toa que sua beleza já foi descrita por alguns escritores famosos, como Nietzsche, Balzac e Lord Byron.
Lago Trasimeno
O Lago Trasimeno fica no coração da Umbria. Primeiramente, o lugar é um verdadeiro paraíso natural, com natureza exuberante, cujo plano de fundo é formado por colinas, campos de flores e vinhedos. Ele ainda está rodeado por algumas ruínas do tempo do Império Romano e essa é uma das atrações mais comuns do lago.
Essa é uma região marcada pela agricultura tradicional, então com certeza será possível degustar a culinária deliciosa e vinhos maravilhosos.
Lago di Scanno
Na região de Abruzzo, num vale entre os Apeninos Abruzzianos, encontramos o Lago di Scanno, Ele fica imediatamente ao lado da estrada SR479, então é muito fácil de se visitar de carro.
Uma das coisas mais legais do Lago di Scanno é que se olharmos do lugar certo, o lago parece ter um formato de coração! Mas é só com a perspectiva certa, pois do alto o lago parece só uma bota bem gorda! Hahaha!
Enfim, viu só como os lagos da Itália são ótimas opções de passeio? Costumam ser rodeados por belíssimas cidades e guardam um grande leque de opções.
Aposto que você ficou morrendo de vontade de conhecer esses lagos. Já tinha pensado sobre isso antes? Me conta nos comentários!
Com certeza! Será meu próximo destino em 2019. Parabéns pelo Blog! os posts são deliciosos!!! 😉
Oi Kátia! Ah que bom que o post te inspirou!!
Baci,
Ana
EU visitei . Lago de Como. Lago D’orta, lago Maggiore e Lago de Garda. Então Faltam 6 dessa lists. Visitei Lugano lado da Suiça e Itália. Foi meu preferida
Ciao Valquiria!
Ah que delícia! São todos muito bonitos, cada um com sua beleza particular!
Baci!
Em breve irei conhecer a lindíssima Itália. Amei as sugestões!
Grazie.
Leila.
Ciao Leila!
Grazie mille!
Baci!