Spaghetti con le polpette, tortelloni recheado com molho ragù, tiramisù de chocolate e pizza com abacaxi.
Ficou com água na boca?
Bom, sinto informar que um vero italiano JAMAIS escolheria um prato destes do cardápio! E eu explico porque: estes pratos são modificações de receitas originais típicas italianas. Mas…invenções não são bem vindas quando falamos em comida na Itália. Assim, estes pratos são feitos para turistas e se encontrar um destes descritos no menu…humm…então a chance de você ter se sentado para comer num restaurante- armadilha-típico-italiano é grande.
Eu sei, eu sei…para um estrangeiro é praticamente impossível não se enrolar no emaranhado de spaghetti e fettuccine oferecidos no cardápio, por isso vou te ajudar com algumas dicas para que sua experiência gastronômica em Roma – e em toda a Itália – seja de tirar o fôlego e encher a barriga!
DICAS PARA COMER NA ITÁLIA
1 – Pode ser bem atraente jantar num restaurante ajeitadinho bem em frente à Piazza Venezia, com as luzes do colossal monumento dedicado à Vittorio Emanuele brilhando diante dos seus olhos.
Mas, atenção ao PERIGO!!!! Geralmente os restaurantes e bares perto de atrações turísticas estão lá para os …TURISTAS. E a qualidade do que é servido é bem duvidosa. Para comer bem, como comem os italianos, afaste-se um pouco das grandes atrações, embrenhe-se por ruazinhas estreitas e certamente encontrará um restaurante de verdade.
2 – Que mundo globalizado! Os pratos descritos no menu do restaurante possuem versão em inglês, chinês e até…árabe? SAIA CORRENDO!
Procure por restaurantes com cardápio escrito em ITALIANO. (Não entende nada de italiano? que tal aprender italiano comigo? Clique aqui.)
3 – A cultura gastronômica italiana é muito rica e cada região tem suas tradições e seus pratos típicos. Descubra quais são os pratos típicos da região que você está, nada de comer Bistecca alla Fiorentina na Sardegna e Saltimboca alla Romana no Piemonte.
4 – Sabe quem pode te ajudar muito? Os garçons! Pergunte a ele o que te aconselha experimentar ou qual a especialidade da casa. Muitas vezes eles nos oferecem pratos que nem estão no cardápio. Foi assim que experimentei -e amei – carne de javali. Se não fosse aquele garçom…bom, se não fosse ele eu poderia estar uns quilos mais leve!
5 – Faça pesquisas em blogs, pergunte para amigos e saia de casa com uma lista de restaurantes testados e aprovados. A chance de errar, neste caso, diminui bastante!
E finalmente, COMA! Buon appetito!
Leia também:
Dicas da food blogger Dani Bispo para comer em Roma