Assim que Papa Francisco foi eleito, marquei minha passagem para a Itália. Eu precisava ver aquele Papa que tinha escolhido o nome do meu santo de devoção.
Como o objetivo principal da minha viagem era ver o Papa, reservei um apartamento na Viale Vaticano; isto quer dizer que Francisco foi meu vizinho por 4 dias.
Na quarta-feira, acordei bem cedinho e às 8 horas cheguei à Piazza San Pietro. Como o Papa havia acabado de sair de uma internação no hospital e estava muito calor, a audiência foi transferida para a Sala Paolo VI um recinto fechado com capacidade para 6 mil pessoas.
DICA DA ANA: Se a audiência que você for participar for transferida para a Sala Paolo VI, o melhor lugar para ficar é o mais próximo possível do corredor central, onde ele passa tanto na ida quanto na volta a pé.
Pontualmente às 10 horas começam a transmitir a imagem do Papa chegando ao recinto.
Gente!!! É uma comoção geral! Realmente, nosso PAPA É POP!
Foi uma gritaria: FRANCESCO! FRANCESCO! Cheguei a pensar que estava no show de rock, rsrsrs…
E Francisco passa sorrindo, pacientemente, acenando a todos e caminhando devagar. Confesso que não achei que eu fosse tão católica…Fiquei realmente emocionada com sua presença e energia.
Eu estava com minhas lindas duas filhas e o “Papa-que-adora-crianças” se aproximou delas para uma benção. Bom, embacei a vista com minhas lágrimas, desfoquei as fotos e senti uma alegria e paz indescritíveis.
A celebração começou às 10h30 e durou exatamente uma hora e meia. Após isso ele deu as bençãos especiais para mais de 50 casais que estavam casando ou renovando os votos. O percurso de volta começou por volta das 13h00. Foi uma Audiência bem longa.
Como muitas pessoas já haviam ido embora, fica mais fácil ve-lo e fotografa-lo no momento da saída. Era perceptível seu cansaço e, provavelmente por isso, na volta ele fez menos paradas.
A experiência foi fantástica e por isso hoje entendo que se você for a Roma, precisa ver o Papa!
Compre aqui seu ingresso para os Museus Vaticanos!
Audiência Papal NA PRÁTICA
Quando
A Audiência Papal é pública e gratuita e acontece todas as quartas-feiras na Piazza San Pietro.
As audiências são suspensas no mês de julho e podem ser canceladas sem aviso prévio, portanto, confirme o evento pelo site: http://w2.vatican.va/content/vatican/it.html ou http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html
Como
O convite para participar da Audiência deve ser apresentado nos portões de acesso à Piazza San Pietro.
Para requerer o seu convite, preencha o formulário que encontra-se neste link. Traduzi ele para você só preencher e enviar!
A orientação do Vaticano é para que o formulário seja encaminhado por fax para o número (+39) 06 698 85863 ou por correio para Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120, Cidade do Vaticano.
Porém, há pouco tempo foi disponibilizado um e-mail para a requisição dos bilhetes, que parece estar funcionando muito bem (não tive problema com nenhum cliente até agora): ordinanze@pontificalisdomus.va
Caso você não receba o seu convite por e-mail ou pelo correio, deverá retira-lo no escritório localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, lado direito), a partir da terça-feira anterior à data da Audiência escolhida, das 15:00 até às 19:00 horas, ou então no próprio dia do evento, pela manhã, a partir das 7:30.
Dress Code
Roupas curtas, decotes, shorts e regata são proibidos. Os seguranças podem barrar sua entrada. Evite-os!
Crianças
Minhas filhas se comportaram bem durante toda a cerimônia, mas já são crescidinhas tem 10 e 12 anos (hoje já tem 17 e 15…o tempo voa ou o quê?). Com crianças pequenas, acredito que seja um pouco cansativo e difícil entretê-los, já que não há muito espaço para se movimentar, brincar ou correr. Sugiro que leve um lanchinho para aguentar bem até o final da cerimônia.
Dicas de ouro
A Audiência começa pontualmente às 10h00, assim, chegue com, pelo menos, duas horas e meia de antecedência para garantir um bom lugar.
Confira a Agenda do Papa e seus compromissos, clicando aqui.
Leia também:
Como “furar fila” para entrar no Museu Vaticano e Capela Sistina
Guia de Hotéis em Roma por bairros
Especial Roma aos Pedaços, com indicação das atrações da cidade em ordem cronológica.