A Villa Crespi

A coisa mais incrível da Itália é a capacidade que esse país tem de nos surpreender com pequenos tesouros, muitas vezes desconhecidos pelos turistas que têm seus olhos voltados somente para para os destinos mais famosos.

Por isso, convido vocês para uma noite digna de conto de fadas em Villa Crespi, um Relais & Chateaux em Orta San Giulio, na companhia do famoso chef italiano dono de 2 estrelas Michelin, Antonino Cannavacciuolo, protagonista de programas de TV, como a versão italiana de Master Chef e Kitchen Nightmares (Cucine da Incubo).

Ao chegar em Villa Crespi, o que mais impressiona é a arquitetura inspirada nas construções do Oriente Médio, extremamente rica em detalhes (chamada de arquitetura moresca). São relevos trabalhados em gesso branco ou recobertos de ouro, arabescos, afrescos e esculturas circundadas por um jardim encantador e minuciosamente cuidado.

A construção da Villa teve início em 1879 a pedido do grande empresário do algodão, Cristoforo Benigno Crespi – um apaixonado pelo oriente – e levou 30 anos para ser concluída.

villa-crespi-7

Inicialmente foi batizada com o nome de Villa Pia, em homenagem à sua esposa.  Mais tarde ficou conhecida como Villa Crespi e virou ponto de peregrinação princesas, reis e até mesmo de poetas, em busca de inspiração.

O clima do Relais&Chataux, é uma mistura das mil e uma noites, – com perfumes e cores que remetem à Índia, com o luxo, elegância e opulência dos palácios Venezianos.

Além da construção linda, que por si só bastaria para encher os olhos, e que foi cuidadosamente restaurada em 1999, os proprietários tiveram o cuidado de decorar tudo com extremo bom gosto privilegiando móveis de época, muitos originais e restaurados, que remetem ao século XIX.

O Hotel

Cada ambiente é requintado e, ao mesmo tempo acolhedor.

A Villa possui apenas 14 quartos, o que garante o caráter intimista do ambiente e oferece serviços como massagens ayurvedicas e outros tratamentos e banhos especiais para garantir a atmosfera de contos de fadas, como descrito pela proprietária (aliás, foi ela mesma, a esposa do chef famoso, que me acompanhou pelas dependências da villa).

Os quartos

Em minha suíte com quase 30 metros quadrados, uma linda cesta de frutas frescas – acompanhada de um bilhetinho carinhoso escrito à mão pelos proprietários – esperava por mim e meu marido (apenas mais um dos mimos do staff extremamente atencioso).

 villa-crespi-5

A cama king size complementada por um lindo dossel ( uma espécie de tenda/armação que era colocada nas camas de reis e rainhas pela Europa – parece mesmo cena de filme), é a vedete do quarto.

Acompanhada pelo piso em parquet do século XIX, totalmente trabalhado em um lindo mosaico, as paredes forradas e os móveis rebuscados, me fizeram sentir em Veneza.

Por fim, o banheiro – ou melhor, sala de banho -, todo em mármore com acabamentos dourados e kit de boas vindas Trussardi, garantiu o gran finale à uma suíte impecável.

villa-crespi-6

O Jantar

Devidamente instalada, chegou a hora do tão esperado jantar – não é sempre que um super chef desse nível prepara um jantar especial para você .

Nos acomodamos em uma sala de jantar, lindamente decorada, uma mesa preparada em estilo banquete, para 10 pessoas, com um staff de 10 garçons.

Começa o ‘show de Cannavacciuolo’ em uma viagem sensorial com o melhor do norte ao sul da Itália.

Foram 2 entradas: polvo com um delicioso creme de brócolis e limão siciliano (eu nem como polvo, mas até hoje sonho com o bendito creme de brócolis), e creme de castanhas com alho poró crocante e ovo.

O primeiro prato foi uma massa chamada Plin Genovese (uma espécie de ravioli com carne vermelha de primeira qualidade), com tartar de carne e mousse de parmiggiano. Pensa em um manjar dos deuses…poderia viver disso! Nunca mais comi um tartar tão gostoso.

O segundo prato foi uma ‘guancia‘,  ou bochecha de boi com molho de vinho Barolo, (parece estranho mas é delicioso!!), acompanhada de uma terrine de batatas com funghi porcini e maionese de avelãs. Tudo acompanhado por uma seleção de pães especiais e vinhos piemonteses.

Então chegou a hora da sobremesa, ou melhor…das sobremesas (nesse momento, pensei que poderia ter saltado direto para as sobremesas…rsrs).

A pré sobremesa foi esse copinho de chocolate branco, recheado com creme de piña colada (era preciso beber a sobremesa para depois chegar ao mousse e comer o copinho ao final – preciso de uma carinha apaixonada para explicar esse doce).

A sobremesa principal foi o Bonet, um pudim típico piemontese à base de cacau,  amaretti e rum (muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuito gostoso!), servido com sorvete de natas, e crispy de caramelo.

E para terminar, uma seleção de pequenos doces da confeitaria clássica Napolitana e Piemontesa, em uma tentação para os olhos e estômago (é uma tradição dos italianos, servir docinhos de confeitaria em almoços e jantares especiais, e o nosso Chef, não poderia deixar de lado essa tradição deliciosa).

Depois desse banquete o querido, talentoso e super divertido e acessível chef veio receber os cumprimentos e, por mais de 1h ficou ali, contando como misturou a cultura e a cozinha partenopéia e abundante da sua linda Napoli com a cozinha refinada e saborosa do Piemonte, terra onde encontrou seu amor e fixou raízes e família.

O Café da manhã

Na manhã seguinte, o café da manhã também foi espetacular, o chef é um verdadeiro apaixonado pela cozinha, e faz questão de preparar pessoalmente as tortas típicas piemontesas servidas aos hóspedes.

Além das tortas, o café ainda tem pães, doces, queijos e salames regionais, frutas e sucos frescos e claro o creme de avelãs (a nutella) feito pelo chef.

Definitivamente um lugar que merece ser conhecido e, na minha opinião é o lugar perfeito para um final de semana romântico.

Na Prática

Como chegar

De carro, absolutamente! Se for com seu carro coloque no GPS – Via Fava, 18, 28016 Orta San Giulio NO.

Se preferir, entre em contato com o blog ITALIAna para contratar pacotes especiais com motorista particular.

Reserve seu quarto no Villa Crespi Relais & Chateaux

Pelo Booking, com cancelamento gratuito e pagamento no check out, clicando aqui

Reserve o jantar

A reserva é obrigatória. Faça pelo site: www.villacrespi.it/ristorante

Salvar

Compartilhe!

Sobre o autor

"Advogada hà mais de 10 anos, apaixonada pelo direito e pela Itália, trabalha com reconhecimento de cidadania italiana, obtenção de vistos e validação de diplomas no Brasil e na Itália. Vive em Milão desde 2009 e acompanha seus clientes durante o processo de cidadania italiana, atuando como facilitadora durante sua adaptação na Itália. Colaboradora feliz e orgulhosa do Blog ITALIAna!"

Deixe uma Resposta