O Brasil, depois da Argentina, é o maior ponto de concentração de imigrantes italianos. Daí o grande número de descendentes de italianos espalhados pelo nosso país. E muitos deles, buscam o reconhecimento da sua cidadania italiana. Mas quais as vantagens de obter a cidadania italiana?

Sempre me perguntam quais são as vantagens desse reconhecimento, uma vez que o processo pode ser um pouquinho demorado e apresentar alguns custos. Eu costumo responder que existem coisas na vida que valem mais de quanto custam e essa é uma delas.

A primeira e mais poética vantagem em se obter o reconhecimento da cidadania italiana é o resgate das raízes familiares. Conversando com nossos clientes, muitos deles se emocionam ao percorrer, ainda que imaginariamente, os caminhos que suas famílias fizeram para chegar ao Brasil, as dificuldades que enfrentaram, as conquistas que tiveram. Encontrar um passaporte de um bisavô, ou descobrir que ele foi um militar condecorado em documentos amarelados e já desgastados pelo tempo, com cheirinho de biblioteca, tem um valor inestimável.

De outro lado, obter o tão desejado passaporte europeu abre infinitas portas para o descendente de italiano e seus filhos. Isto porque elimina a necessidade de visto para vários países (ou ao menos facilita), entre eles todos aqueles pertencentes à Comunidade Européia, Estados Unidos (e todas as maravilhas do Tio Sam),  Austrália, Japão  e tantos outros.  Além do direito à livre circulação entre países da Comunidade Europeia.

Ser cidadão europeu também facilita a vida de quem pretende estudar no exterior, pois, diversas universidades oferecem programas de bolsas de estudos e de assistência que privilegiam portadores de passaporte europeu. O mesmo ocorre com oportunidades de trabalho em empresas multinacionais que, cada vez mais, buscam em seus contratados um diferencial, entre eles a flexibilidade  que a dupla-cidadania oferece para viagens e transferências.

Para os empreendedores, ser um cidadão italiano, portador de passaporte europeu é fundamental nas tratativas comerciais e, no caso dos Estados Unidos, por exemplo, ajuda na diminuição de requisitos para a abertura e manutenção de empresa, representando menores custos e maior agilidade.

Dentro da Itália, como cidadão italiano, você terá direito à aposentadoria e a participar de concursos públicos, diplomáticos e militares.

Por fim, poder atravessar as fronteiras em filas preferenciais e, geralmente, sempre mais curtas e organizadas, para os cidadãos europeus, não tem preço! Especialmente para quem viaja muito.

Então,  gosta de viajar? Sonha em cursar uma universidade ou curso superior na Europa ou no exterior? Quer que seus filhos tenham mais oportunidades no futuro? Entre em contato conosco e obtenha sua cidadania italiana.

Texto da colaboradora Vannessa Bernardes.

Leia também: Você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana?

VERO CIDADANIA é uma empresa especializada no processo de reconhecimento de cidadania italiana, com escritórios no Brasil e na Itália e mais de 10 anos de experiencia. Presta assessoria completa para quem quer se tornar um Cidadão Europeu.

ITALIAna e Vero Cidadania são empresas parceiras.

Entre em contato no email cidadaniaitaliana@italiana.blog.br para maiores informações sobre seu caso específico. Nossa equipe está apta a te auxiliar na verificação dos requisitos e na preparação dos documentos para que seu processo seja um sucesso!

Compartilhe!

Sobre o autor

"Advogada hà mais de 10 anos, apaixonada pelo direito e pela Itália, trabalha com reconhecimento de cidadania italiana, obtenção de vistos e validação de diplomas no Brasil e na Itália. Vive em Milão desde 2009 e acompanha seus clientes durante o processo de cidadania italiana, atuando como facilitadora durante sua adaptação na Itália. Colaboradora feliz e orgulhosa do Blog ITALIAna!"

8 Comentários

  1. Oi Ana, estou há 15 anos esperando pela minha naturalização italiana, já gastamos bastante, nos frustramos, quase desistimos. Mas parece que logo sai. 🙂
    Conto com todas essas vantagens que você citou aí em cima.
    Abraços

  2. Guilherme on

    Bom dia Ana, você poderia me indicar um curso “online” para se aprender italiano. Muito obrigado!

    • Ana Grassi on

      Oi Guilherme, infelizmente não indico nenhum curso on line para o aprendizado. Sou professora há 20 anos e acho que nada se compara a uma pessoa te ajudando. Tente encontrar um professor!
      Ana

  3. Diogo Medeiros on

    Olá!
    Sou neto de italiano (Avô > Pai > Eu).
    Desde adolescente sempre tive interesse em conseguir tirar a dupla cidadania, mas minha família não tinha condições para bancar todos os custos.
    Atualmente tenho 28 anos e meu avô é falecido. Moro em João Pessoa/PB e ele faleceu no RJ.
    Alguma dica de como proceder para iniciar esse processo?

    Abs e parabéns pelo blog.

    • Ana Grassi on

      Obrigada Diogo, o início é sempre buscar os documentos dos seus antepassados.
      Baci,
      Ana

  4. clesio nandi on

    Oi Ana eu e meus pais conseguimos a nossa cidadania italiana a 2 anos atrás com processo todo feito no Brasil, meus pais já receberam os passaportes deles ,so eu que ainda não peguei o passaporte italiano pelo motivo que estou morando nos estados unidos e não posso sair daqui ainda por motivos migratórios, minha pergunta e como eu poderia receber o meu passaporte italiano aqui no consulado italiano de NY.

Deixe uma Resposta