É sempre assim: ao final de cada ano, olho para trás e digo: ESTE ANO FOI DEMAIS!

Obviamente, como todo ser humano, enfrento muitas dificuldades no dia a dia e este ano foi particularmente difícil para minha família. Mas na minha balança anual, sempre contabilizo mais dias felizes do que tristes.

Sim, sou uma otimista convicta e sempre acho que as coisas vão melhorar.

Mas, vamos ao que interessa: divido agora com vocês uma retrospectiva do blog, ou RETROSBLOGTIVA do ItaliAna. E repito: ESTE ANO FOI REALMENTE DEMAIS!

O blog nasceu em setembro de 2013 para dividir dicas de viagens com meus alunos e clientes. Surgiu assim informalmente, como quem não quer nada e, de repente foi crescendo!

A paixão que eu descobri dividindo todo meu conhecimento sobre a Itália na blogosfera me fez investir em uma coisa mais séria.

Assim, contratei alguns profissionais para fazer o layout do blog e deixa-lo mais adequado para o meu público que estava crescendo. Mudei seu nome e o logotipo ficou assim:

logotipo_vinho (1)

Para construir o logo, fiz um brincadeira com o meu nome o nome da Itália. Coloquei os monumentos que eu mais gosto da Itália e de cima dos quais tem-se uma bela visão. Da esquerda para a direita: Mole Antonelliana em Turim, a torre pendente em Pisa, a Ponte Rialto em Veneza, o Duomo de Milão e as torres Asinelli e Garisenda de Bolonha.

O processo de criação foi bom, mas a  implementação da ideia durou 6 meses e ao final recebi um produto muito aquém de minhas expectativas, com falhas graves de execução. Tive que recomeçar tudo no zero!

Perdi comentários de leitores queridos, assinaturas de newsletter e muito, mas muito tempo refazendo o que já deveria estar pronto. Mas…não desisti.

Refiz tudo e no mês do primeiro aniversário do blog (setembro: ele é virginiano como eu!) finalmente coloquei no ar um blog que eu achava que meus leitores mereciam.

Passei de 300 para mais de 3000 seguidores na fanpage do Facebook em apenas 5 meses e tripliquei o número de seguidores no Instagram no mesmo período. Além disso, recebo comentários e email de leitores e respondo a cada um deles com muita alegria!

Fiz parcerias fantásticas que beneficiarão meus leitores em 2015 e conheci pessoas incríveis. Viram só? Ainda bem que não perdi o otimismo…

Em abril, um grupo de empresários da região do Veneto me apoiou em um blogtour para que eu aprofundasse meus conhecimentos sobre a região.

101_600x400

Eu e os empresários na WTM Latin America.

Assim, em julho parti  novamente com minhas filhas para a Itália para longas férias de verão no estilo que mais goto de viajar: len-ta-men-te!

Conhecemos lugares encantadores da cidade de Padova e arredores, nos hospedamos num Castelo de verdade e participamos da Audiência Papal

IMG_0058_533x400

No claustro da Basílica de Santo Antônio: slowtravel…

IMG_0764_600x337

Nos jardins do Castello Bevilacqua, o terceiro maior jardim suspenso da Europa.

IMG_1269_600x337

A emocionante Audiência com Papa Francisco.

Em outubro realizei um sonho que acalentava havia anos: levei meu próprio grupo de intercâmbio para estudar na Itália. Foi uma viagem só para mulheres, que rendeu muitas amizades verdadeiras.

IMG_2825_600x450

O Grupo de intercâmbio ItaliAna. Uma das integrantes já nos esperava lá!

Em novembro estreitei ainda mais o relacionamento que tenho com vocês. Uma vez ao mês, o blog Italiana publica relatos de experiências de leitores.

Começamos com Ana Renata, dando dicas de passeios com crianças na Itália. E em dezembro foi a vez de Juliana e Nazaré contarem como é a experiência de viajar sozinha.

Dezembro também foi o mês do concurso cultural que tinha como prêmio uma bolsa de estudos na Escola Torre di Babele em Roma, e a ganhadora foi a leitora Andréa de Sá, que teve 1471 curtidas em sua foto. Ela está programando usufruir seu prêmio em julho de 2015 e, na volta vai nos contar aqui como foi!

Durante todo o segundo semestre, trabalhei numa “missão secreta“, tendo como principal objetivo trazer diversão para meus leitores.  Logo poderei dividir com vocês esta grande novidade!

Termino agradecendo do fundo do meu coração a cada um de vocês, que leem, comentam e participam desta grande comunidade de apaixonados pela Itália do blog ItaliAna.

 

Que venha 2015!! E traga a todos nós muitos dias felizes!

Buon Anno!

 


 

Os TOP 10 POSTS mais acessados do ano foram (clique no título para ir ao post):

1 –  20 dicas para uma viagem feliz e uma dica de ouro da Ana;

2 – Em Roma, COMA como os romanos;

3 – Manual de Sobrevivência na Itália;

4 – A história do seu avô – e do meu – está no Museu da Imigração em São Paulo;

5 – Assis – 8 dicas inéditas da cidade de São Francisco;

6 – Estudar italiano na Itália – Roma;

7 – Crianças na Itália – 8 passeios aprovados;

8 – Dicas de hotéis em Roma – por bairros;

9 – Quanto custa entrar nas principais atrações da Itália;

10 – Viajar sozinha – a experiência das leitoras Juliana e Nazaré.


A RETROSBLOGTIVA é uma blogagem coletiva de vários blogs amigos. Leia também o que aconteceu em 2014 em:

Agenda Berlim

Brasileiros Mundo Afora

Milão nas mãos

O Porto Encanta

Sol de Barcelona

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

10 Comentários

  1. Uauuuu!! Que ano, Ana!
    E eu sei que 2015 você vai arrasar ainda mais (piscadinha!!)
    Beijos e sucesso, sempre… Você faz um ótimo trabalho e merece

  2. Que demais, Ana! Viagens, Audiência Papal, projeto de intercâmbio bem-sucedido… parabéns! Desejo muito sucesso ao ItaliAna também em 2015! 😀

  3. Nossa, que sufoco!! Os problemas com o blog deixam a gente louca, né?? Ainda bem que vc não desistiu e seguiu adiante com este blog super legal. Muito sucesso em 2015. Um beijo!

  4. Ana! Que ano! 🙂

    Vida de blogueira é assim mesmo! Parabéns por tudo o que realizou!
    E que a gente se encontre no Porto em 2015! 😉
    Beijos!

Deixe uma Resposta