2015 terminou e se mostrou um grande ano! Me proporcionou muitos bons momentos, me levou a lugares lindos, me deu novos amigos e  me trouxe tantos novos leitores, que termino o ano com um enorme sentimento de gratidão.

Gratidão principalmente pela oportunidade de trazer para você, que sempre me acompanha, informações novas sobre nossa querida Itália.

Abaixo fiz uma lista dos 15 posts mais lidos de 2015:

1 – Em Roma, coma como os romanos – 5 dicas para comer na Itália

O post está recheado de dicas para que você não caia nas armadilhas para turistas e experimente a verdadeira culinária italiana.

Comer em Roma

2 – Você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana?

O primeiro post sobre cidadania italiana no blog, escrito por Vannessa Bernardes, advogada especializada em processos de reconhecimento de cidadania na Itália e proprietária da empresa Vero Cidadania, a parceira mais nova do blog ITALIAna.

museu-imigração (2)

3- Guia prático para viajar de trem na Itália e dicas da Ana para economizar

Viajar de trem pela Itália tem lá suas dificuldades…mas após ler este post todas as suas dúvidas serão esclarecidas e você poderá viajar com muita tranquilidade e economia!

Frecciarossa

4- Veneza – Modo de usar, dicas práticas para sua visita à cidade

Tem cidade no mundo mais complicada para o turista? Neste post explico tudinho sobre como é se locomover pela cidade, sobre a melhor época de ir e onde ficar.

veneza-modo-usar2

5 – Fui a Roma e vi o Papa – saiba como participar da Audiência Papal

Foi só Papa Francisco aparecer para que visita-lo fosse etapa obrigatória na visita à cidade de Roma. Neste post conto como fazer para participar da Audiência Papal.

Audiência Papal

6 – 10 dicas para planejar sua primeira viagem à Itália

Planejamento na viagem é tudo! As dicas deste post são essenciais para economizar, não se estressar e curtir tudo o que a Itália tem a oferecer.

186H

7 – Meus lugares preferidos para comer em Florença

A minha lista desde então já aumentou muito, mas esses restaurantes ainda continuam no meu coração e vou sempre que posso!

pagina-cammillo

8 – Crianças na Itália – 8 passeios aprovados

Como mãe de 4 filhos eu sou expert em viajar com crianças. Neste post listo passeios que vão divertir a criançada na Itália!

Passeios com crianças na Italia

9 – 7 motivos para colocar Treviso no seu mapa

A pequena Veneza, uma cidade charmosa e cheia de canais e moinhos de água. A comida também é excelente e ali foi inventada o tiramisù! Já convenci, né?

Treviso

banner-afiliados

10 – Dicas de hotéis em Roma – por bairro

Neste post explico sobre as características dos bairros de Roma e dou várias opões de hotéis testados e aprovados por mim e meus clientes.

Hotel em Roma

11 – Assis – 8 dicas inéditas da cidade de São Francisco

Tudo o que você precisa saber para visitar a cidade em apenas um dia! Com mapa e percurso à pé.

basilica san francesco1

12 – Dicas para conhecer Siena: como chegar, o que ver, onde comer, onde dormir

A famosa cidade do Palio esconde tantos tesouros. Neste post você vai encontrar um roteiro de um dia para conhecer a cidade.

Duomo Siena

13 – 7 motivos para colocar Bolonha no seu mapa

A mais “gorda” das cidades italianas e de onde provavelmente você sairá com as roupas manchadas de ragù também possui outros tesouros!

panorama-bolonha

14 – Norte da Itália – um itinerário para você se surpreender

Já pensou em explorar o norte da Itália com calma? Lagos, motanhas, excelentes vinhos. Neste post divido com você o itinerário que eu fiz passando por cidades como Torino, Barolo, Verona, etc.

verona-post

15 – 8 Vinícolas de Bento Gonçalves

Comecei a procurar a Itália no Brasil e encontrei tanta coisa! Passei uma semana na época da vindima em Bento Gonçalves e escolhi as 8 vinícolas que mais gostei para mostrar para você!

Vindima Bento

Espero que possam te inspirar para o ano que começa. Feliz 2016!!!



Booking.com

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

3 Comentários

  1. Nossa!!! que massa! Eu acabei entrando no 8, 11 e 14. São sensacionais e você está de parabéns, Ana!!! Não devo demorar para conhecer a Itália e aí? Vou começar pelo item 6. Grande abraço!

    • Ana Grassi on

      Tony, é um bom começo…Espero que vá logo mesmo conhecer meu país do coração…
      Baci,
      Ana

  2. Ola,Amei seu blog e as dicas que já seguia no snap.Falamos no bate papo hj.

    Bjos e mais uma vez obrigada…

Deixe uma Resposta