Um emaranhado de casinhas nas pedras de calcário se espalha no declive de Matera. A cidade das cavernas já foi cenário de muitas obras do cinema e é uma das maravilhas escondidas na Itália. Não foi à toa que foi escolhida como capital cultural da Europa!

Você também poderá gostar:
Quais os Patrimônios Culturas da Humanidade na Itália?
Itália fora de Série: destinos pouco conhecidos e fantásticos!
Turismo religioso pela Itália!

De fato, ver essa cidade de longe é um espetáculo envolvente, sobretudo depois que o sol se põe e as ruas ficam levemente iluminadas. 

Se hoje nós admiramos essa paisagem, é graças ao trabalho humano secular, que cavou e talhou as casinhas nas rochas, criando habitações e locais de fé. Tal arquitetura peculiar também rendeu-lhe o apelido de “cidade das cavernas”.

Separados e dominados por Civita (bairro que abriga a Catedral), Sasso Caveoso e Sasso Barisano – junto a todo o legado rupestre – foram listados como Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Em 2019, Matera ganhou o selo de capital europeia da cultura. Isso significa que a região de Basilicata deve receber um número de turistas pouco comum, visto que ainda é um destino pouco explorado na Itália.

Ficou curioso para conhecer Matera? Então continue a leitura!

Um pouco sobre Matera

Localizada na região de Basilicata, Matera é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Ela fica atrás de Aleppo e Jericó, mas é a única cidade onde as pessoas habitam as mesmas casas, desde o período Paleolítico. 

Inclusive, sua história é impressionante por começar com sua formação. Há aproximadamente 250 milhões de anos, toda a região era coberta por mar. Com o tempo, a terra emergiu e a cidade se formou sobre rochas marítimas — que podem ser vistas até hoje. 

O que vemos hoje vem dos tempos medievais: uma cidade onde os ricos habitavam na parte alta e avistavam os pobres, abaixo, vivendo em completa miséria. Por esse motivo, um escritor lançou um livro, nos anos 30, espalhando a fama de cidade miserável por todo o mundo (O Cristo parou em Eboli, Carlo Levi).

De vergonha nacional, ao reconhecimento 

Por muito tempo, Matera foi uma vergonha nacional para o país da bota. Além de pobre, manteve a mesma estrutura por todo esse tempo intacta, com seus moradores habitando cavernas sem a mínima estrutura. Já pensou? Essas cavernas ficaram ali esse tempo todo, como prova da capacidade de adaptação ao meio que nossa espécie desenvolveu.

O tempo se passou e a cidade pobre foi ficando abandonada. Nesse cenário, o governo forçou a migração dos moradores das cavernas para casas em melhores condições. 

A fama de vergonha nacional começou a mudar em meados da década de 1990. Matera foi listada como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco e passou a atrair outros olhares, inclusive os do cinema.

Se antes dormir em cavernas era visto como falta de condições, hoje, ali, é uma atração turística cada vez mais desejada. Em 2019, a antiga Matera virou Capital Europeia da Cultura, o que atraiu ainda mais visitantes para a cidadezinha. 

Em suma, podemos ressaltar algumas das civilizações que passaram por ali: romanos, lombardos, sarracenos, bizantinos e normandos. Isso sem falar das populações modernas que ainda moram ali. 

Incrível, não é mesmo? Mas você sabe como tanta história se organiza em um lugar tão pequeno? 

Explorando Matera – Os Sassi

A parte mais antiga da cidade é formada pelos sassi — ou pedras, em italiano. As construções são típicas e foram feitas com técnicas bem primitivas. Casas feitas com cal, a partir de escavações que são verdadeiros labirintos. Isso sem falar no uso dos barrancos para controle hidráulico.

Os sassi foram construídos dentro da Ravina de Matera, a rocha que divide a cidade em duas áreas: Sasso Caveoso e Sasso Barisano. 

O Sasso Caveoso é onde há, principalmente, habitações escavadas na rocha e pequeninas cavernas. Por dentro formam verdadeiros labirintos e guardam, intactas, muitas marcas de civilizações antigas, como pinturas rupestres.

Roteiros Personalizados

Já o Sasso Barisano foi reconstruído e possui áreas restauradas e mostram o contraste entre o velho e o novo. Se quiser visitar igrejas rupestres e testemunhar, mais uma vez, o contraste das obras humanas com a natureza, este é o lugar perfeito. 

Atrações em Matera

Ao chegar em Matera, imagino que todos querem conhecer toda a cidade e visitar todas as atrações possíveis. A boa notícia é que isso é possível, melhor ainda se você programar tudo com antecedência.

Quer uma viagem planejada por mim? Clique aqui para conhecer os Roteiros Personalizados do meu Ateliê de Viagens!!

Por ser uma cidade antiga, geralmente as pessoas fazem visitas guiadas. Essa é uma boa forma de conhecer traços de cada época, em seus devidos contextos. 

Igrejas rupestres 

Uma das atrações mais espetaculares de Matera são as inúmeras igrejas rupestres. Elas foram feitas por bispos que passaram por ali ao longo da história. Além disso, guardam traços de uma arte pouco conhecida, mas de valor inestimável. 

Se começar sua visita pela Piazza de San Pietro Caveoso, conheça a igreja que leva este mesmo nome. Tenho certeza que vai se surpreender com a vista panorâmica que se tem do local.

Chiesa di San Pietro Caveoso

Na mesma região fica a Igreja de Santa Lucia Alle Malve. Este é um povoado monástico feminino da ordem beneditina, que existe desde o século VIII. No interior, várias pinturas e murais, além de alguns objetos históricos. 

Igreja de Santa Lucia alle Malve

Além das igrejas rupestres, você com certeza verá a Catedral de Matera. Imponente, a construção foi finalizada em 1270, e sua fachada pode ser vista de toda a cidade. No interior, detalhes de arte barroca, lindíssimo!

Palombaro Lungo – Um passeio subterrâneo 

Uma das atrações mais surpreendentes é uma cisterna enorme, construída sob a Piazza Vittorio Veneto. O melhor de tudo, ela pode ser visitada!

Palombaro foi um recurso para abastecer a cidade de água que foi feita em 1846. Trata-se de um grande tanque com 15 metros de profundidade. Se percorrer os caminhos indicados, poderá conhecer um pouco dessa obra da engenharia. 

Como chegar até Matera

Matera fica a aproximadamente 65 km de Bari. Inclusive, esse é o ponto de partida mais recomendado para quem quer conhecer a cidade das cavernas.

  • De trem: Não há trens da Trenitalia que chegam até Matera. Logo, você deve pegar a Ferrovie Appulo Lucane. Clique aqui para descobrir os horários.
  • De carro: Partindo de Bari, são quase 70 km de estrada. Se esse for o seu meio de transporte, considere deixar seu carro em um estacionamento, logo na entrada. Isso vai evitar problemas com áreas de tráfego limitado.

Ficou com vontade de conhecer Matera e explorar as casinhas rupestres? Quer continuar conhecendo destinos diferentes da Itália Clássica? Então leia este post com passeios imperdíveis!

Leia também:
Galleria Dell’Accademia!
Chip de viagem- viaje conectado!

Gostou deste post? Salve ele na pastinha do seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui