Cyntia é colaboradora do blog e participou da Viagem Cultural ITALIAna. Ela fez um diário de bordo que conta as aventuras e as desventuras de um turista pela primeira vez na Itália. São 10 capítulos que retratam sua opinião autêntica, divertida e picante sobre a Itália e os italianos. Aproveite!” (Ana Grassi)

Leia mais:

Capítulo 1: A Chegada

Capítulo 2: Frascati e Nemi

Capítulo 3: Em Roma, viva como os romanos


Fóruns Romanos – um passeio pela Roma Imperial

Foruns RomanosComune di Roma – uma placa com essa inscrição descreve os restos de um antigo prédio romano, onde viviam romanos comuns, bem pertinho dos palácios imperiais.

Sim, definitivamente, eu já havia estado naquele lugar, só que não nesta vida. Mesmo com toda a multidão de turistas em volta, guias pra todo lado e aglomerados de pessoas para selfies em frente aos principais ícones que sobraram da história, a energia daquele lugar é impressionante; não tem como não sentir!

A guia que a Ana escolheu para nosso grupo é uma fofa: uma peça rara! Brasileira que mora há mais de 30 anos na Itália, ela guia grupos de brasileiros contando a história da cidade em detalhes, sempre impecavelmente trajada e segurando sua bandeirola de sinalização para as meninas não se perderem em meio à multidão.

Iniciamos nossa caminhada pelo centro do poder romano: o Capitólio.

foruns-romanos-9

Ali, as questões políticas, econômicas, religiosas e administrativas do império romano eram debatidas e decididas. Muitas das decisões que impactaram o mundo daquela época são sentidos e vivenciados até hoje.

Um grande conjunto de prédios administrativos, templos de adoração aos deuses e palácios de moradia dos imperadores foram sendo construídos ao longo de alguns séculos de dominação romana, transformando-se no que hoje é chamado de Fórum Imperial, onde ainda é possível presenciar e reviver a história de César, Augusto e Trajano.

Os pedaços de uma grande história

A medida que avançávamos fui ficando inquieta e ansiosa, pensando: “Cazzo, em que momento vamos descer e passear ao lado do que sobrou dos monumentos, das colunas, templos e palácios dos fóruns romanos, para poder sentir mais de perto toda aquela história e caminhar pelas aleias dos imperadores?”.

E nada da nossa amiga nos guiar para onde eu queria verdadeiramente estar.  Mas beleza, fazer parte de um grupo é adaptar-se às necessidades do todo.

Segurei minha ansiedade e continuei apreciando muito o passeio. Naquele dia, com a nossa guia, não cheguei onde eu queria ter chegado nos Fóruns Romanos, mas pude fazer belas fotos de cima. (em outro capítulo conto como foi ter ido sozinha em outro dia, e caminhado pelas mesmas pedras que caminhou César).

Os corredores da história

Mas enfim, mesmo não tendo ficado muito feliz por não ter havido tempo de descer nas ruas dos Fóruns Romanos, aquele dia me reservava uma emoção ainda maior e mais indescritível: o Colosseo!

foruns-romanos-11

Coliseu – Foto: Victor Carnevale

Naquele lugar eu senti uma sensação que em pouquíssimos outros momentos da minha vida eu tive o prazer de sentir: euforia!

Algumas pessoas se impressionam ao chegar lá, relembrando da história de matanças, lutas, agressões e tragédias humanas ocorridas naquele lugar. Muitas falam: “nossa, esse lugar tem uma energia ruim, pesada. Muita gente morreu aqui”. Ok, foi isso mesmo e provavelmente muito mais do que chegou pra nós de informação, depois de séculos e milhares de interpretações da  história, contada por artistas e escritores.

foruns-romanos-5

Mas se formos trazer os acontecimentos do passado daquele lugar para os tempos atuais, o que eram as atrações, o Coliseu e o nível de envolvimento que a população tinha com aquele espetáculo, diferente do que presenciamos hoje em estádios de futebol e em ringues de MMA? Guardadas as devidas proporções, só atualizamos o modo da diversão!

Mas voltando à temática da “minha euforia” por estar naquele local, eu realmente não sei explicar. Sentia um turbilhão de sensações, um misto de contemplação, respeito, alegria, saudade. Oi? Saudade do que? Não sei mas, sim, até uma onda de saudade passou por mim, caminhando entre aquelas paredes, escadarias, passarelas e buracos ocasionados pelo tempo, pelas guerras e pela igreja.

Eu não tinha percebido, até chegar em casa e rever as milhares de fotos que fiz da viagem: dezenas de fotos dos corredores que levavam aos subterrâneos do Coliseu, me deixaram impressionada. Por que tanto piro com aqueles corredores? Para quais lembranças do passado aqueles corredores estavam me levando?

foruns-romanos-10

Não queria ir embora daquele lugar, mas começava a escurecer e os alto-falantes do local já anunciavam que as pessoas deveriam deixar o recinto. A guis nos guiou pra fora. Saí do Coliseu em estado de êxtase, e com muita informação para o meu laboratório de pesquisas do passado!

Resumindo: leia um pouco da história antes de ir conhecer Roma. Algumas pesquisas sobre o passado podem te dar muitas pistas, sobre as sensações e as emoções que você poderá vir a ter em determinados locais

Salvar

Compartilhe!

Sobre o autor

Cyntia Braga

Cyntia é jornalista e tem suas origens açorianas, mas o sangue que corre em suas veias é “vinho tinto italiano”. É proprietária de um dos 10 melhores hostels do Brasil, o Concept Design Hostel & Suites.

Deixe uma Resposta