Daniele Bispo é food blogger e escreve o Comer e Coçar é só Começar, um blog recheado de dicas gostosas. Hoje ela escreve aqui como convidada e divide conosco os segredos para comer em Roma.


 

Como uma boa comedora sou apaixonada pela gastronomia italiana em geral. Mas não consigo esconder minha predileção pela culinária romana e todas as suas calorias.

Já estive 3 vezes na cidade eterna e pretendo retornar outras tantas.

Foto 1_595x446

Mas não foi sempre que comi bem por lá.

Comer bem em uma cidade tão turística como Roma tem seus segredos. Esses que fui  descobrindo aos poucos e vou dividir com vocês.

Primeiro segredo: Conheça bem os pratos

Saber o que comer em cada região é imprescindível para o sucesso gastronômico da sua viagem.

Ok, sei perfeitamente  que esse tipo de pesquisa dá trabalho e nem todo mundo tem tempo e saco pra isso.

Foto 1A_550x733

Por isso pesquisei tudo pra você e coloquei neste post lá no meu blog:  O que comer em Roma – Introdução às Comidas Típicas Italianas

Decore uma por uma ou então imprima e leve com você.

Foto 2_595x446

Vai ser uma mão na roda quando você quiser saber o que é um abbacchio alla scottadito, un cacciofo alla romana e outros. Você não precisará precisar recorrer aos cardápios em inglês que nem sempre descrevem fielmente do que se trata.

Foto 3_595x446

Segundo segredo:  molho de tomate e doces Sicilianos

Essas são duas iguarias que não podem faltar na sua mesa em Roma: os molhos à base de Tomate e os doces Sicilianos, use e abuse deles.

Foto 4_595x446

Não sabe o que escolher para almoçar? Peça uma massa que leve molho de tomate. Na hora do lanche? Uma pizza que leve molho de tomate (nem todas levam).

Foto 5_595x446

Os tomates italianos tem um sabor todo especial e são totalmente diferentes do que estamos acostumados. Ali realmente podemos chamá-los de fruta pois são suculentos e doces produzindo assim pratos inesquecíveis.

Na hora da sobremesa dispense o tiramissù ou qualquer outro doce do restaurante. Gelato também, você pode deixar para tomá-lo nas outras cidades do país.

Vá a uma das várias docerias sicilianas espalhadas na cidade e escolha seu cannollo recheado de ricota + farofinha de pistache.

Roma está cheias dessas docerias e não existe forma mais gostosa de você conhecer o sul da Itália.

Quer mais motivos? Dá uma olhada no post, Duas iguarias que não podem faltar na sua mesa em Roma

Terceiro segredo: Minhas trattorias prediletas

Vou ser boazinha te poupando de comer mal e pagar caro caindo em ciladas pega-turista.

Quer comer bem em uma típica trattoria Italiana? Siga direto para uma dessas duas, as minhas prediletas na cidade

Foto 6_595x446

Localizada no meio do Ghetto Ebraico, o lugar é pequeno, simplérrimo mas serve uma comida é dos Deuses. Lá você vai se sentir realmente em Roma, o público é romano tanto pela comida quando pelo atendimento. Comi, entre outras delicias, o melhor Bucatini alla matriciana da minha vida.

Foto 7_550x733

  •  Hosteria La Vaca m’ Briaca  – Essa osteria também mora no meu coração. Localizada na principal rua do bairro moderninho de Monti o local oferece comida deliciosa, preços honestos e ambiente fofo.

Foto 8_595x446

Conheci no ano passado e fiz questão de voltar esse ano. A qualidade continua a mesma.

Foto 9_595x446

Sugestão de prato? A coda alla vaccinara, sensacional! Se não curtir comer esse prato peça então uma massa com sugo di coda (molho do rabo).
Para fechar com chave de ouro e fazer jus à dica acima, na hora da sobremesa corra para:

I dolci di Nonna Vicenza  – Esse é “O” lugar dos doces sicilianos. Pra mim na capital não existe doceria melhor.

Foto 10_595x446

Peça um Cannolo (€2,40)  grande e de sabor tradicional, recheado com creme de ricota, pedaços de frutas cristalizadas, chocolate e passado na farofinha de pistache.

Foto 11_595x446

Ou então uma Cassata Siciliana (€2,80)  que é um bolo tradicional  preparado com ricota açucarada, pão de ló, pasta real (uma massa siciliana de amêndoa) e fruta cristalizada.

Foto 12_595x446

Você certamente nunca comeu nada igual. Aprroveite a visita ao Pantheon e dê uma esticadinha até lá.

Quer saber mais sobre onde comer em Roma? Dá um pulinho lá no meu blog Comer e Coçar é Só Começar.

Aos poucos estamos colocando no ar posts das últimas aventuras gastronômicas na cidade eterna.

Espero sua visita!

Leia também:

Em Roma coma como os romanos – 5 dicas para comer bem na Itália

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta