No começo do mês participei do 1º Blogando no Vale Europeu, que aconteceu entre as cidades de Blumenau e Pomerode. O evento contou com a participação de 15 blogs de diversos estados brasileiros e foi perfeitamente organizado pela Márcia, autora do blog Casa de Doda. Confira aqui tudo o que “aprontamos” na Europa brasileira.

1º Blogando no Vale Europeu

Dia 1

Cheguei no aeroporto de Navegantes às 15h00 e, de lá, peguei o transfer da empresa Executivo Transportes até o centro de Blumenau. O trajeto deveria durar aproximadamente 50 minutos, mas o trânsito naquela sexta-feira estava intenso e demoramos quase o dobro do tempo!

O ônibus da empresa Executivo tem o ponto final na Alameda Rio Branco,92 e meu hotel ficava a apenas algumas quadras de lá. Fui arrastando minha malinha de mão até o Hotel Plaza Blumenau, onde me hospedei por duas noites.
Às 18h40, no Hotel Plaza mesmo, todos se encontraram para a abertura oficial do 1º Blogando no Vale Europeu. Eu amei rever amigos queridos e conhecer outros blogueiros tão competentes!!
Fui convidada por Márcia para dar uma palestra e escolhi o tema que mais me encanta na blogosfera: como se relacionar com o leitor. Eu adorei dividir meus conhecimentos sobre este assunto. Como vocês leitores sabem, eu sou grudada em vocês e tudo, absolutamente tudo o que aparece por aqui é com o objetivo de mantê-los informados e, principalmente, felizes!
Logo após minha palestra, o chef Richard Ricelle preparou na nossa frente o famoso macarrão com queijo, feito dentro de uma enorme forma de queijo grana padana flambado (simmmm…existe Itália no Vale Europeu!). Uma delícia!

Logo depois fomos conhecer a Adega Blumenau e tivemos uma aula de cerveja com o sommelier João. Foi o prenúncio de que o final de semana seria regado a muita, mas muuuuita cerveja! Alla salute!

Dia 2

Logo pela manhã nos encontramos em frente a Prefeitura de Blumenau, e dali saímos caminhando pela principal rua do centro (Rua XV de Novembro) acompanhados da Sissy, uma competente guia da Secretaria de Turismo, que nos contou detalhes e curiosidades da cidade.
 Em seguida, fomos ao Museu Hering e eu simplesmente me encantei com a história da família de imigrantes alemães que, com a cara e a coragem, decidiram empreender em terras estrangeiras. Além da história linda, me extasiei também com o jardim suspenso que faz parte do complexo do museu e que foi  projetado por ninguém menos que Burle Marx. Excelente set de fotos, rsrs…
 Quando a fome bateu fomos almoçar no Restaurante Thapyoca, que além de elegante, com música ao vivo  e com uma vista linda para o rio, tem comida que não acaba mais! Sério…fiz 2 pratos de uma vez!
Logo em frente ao restaurante, fica o  Museu da Cerveja e, claro, fomos dar uma olhadinha em como é que a produção da cerveja evoluiu ao longo dos anos. Sabe que deu vontade de começar a produzir cerveja no quintal de casa?
Do museu da cerveja, rumamos para o Museu da Água, de onde se tem uma vista linda de Blumenau, garantia de fotos (e selfies) lindas!
Pensa que a diversão terminou? Bom… devo informa-los que a diversão ainda iria começar!!! Porque nossa próxima parada foi na Cervejaria Blumenau.
De lá, fomos para o que, pra mim, foi o ponto altíssimo do dia: a Cervejaria Conteiner. Esta cervejaria imita um pub inglês e faz ótimas cervejas artesanais. Todo o conceito do bar gira em torno de cerveja e rock and roll . Eu poderia morar lá… sem sofrer, rsrsrs…
A última cervejaria do dia foi a Vale do Lúpulo e lá, eu até coloquei a mão na massa e aprendi quais são as fases para a produção da cerveja (deu vontade de começar a produzir cerveja no quintal de casa – parte 2).
Jantamos na Villa Germânica, onde estava acontecendo o Festival Sabores de Santa Catarina. Tinha tanta comida diferente!! Meus amigos foram mais ousados do que eu e comeram até marreco. Eu preferi experimentar o spatzel com linguiça Blumenau e, claro, mais cerveja!
O dia estava tão gostoso que dava até tristeza pensar que ele iria terminar… Então, eu e alguns amigos resolvemos dar uma esticadinha em outro local imperdível da cidade: o pub inglês Basement. Pensa num rock bom…era isso que tinha lá… recomendadíssimo para quem gosta de música!

Dia 3

Pela manhã fomos para Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil! No portal da cidade você já se apaixona…Tudo muito bem cuidado e charmoso.
Mirco, o guia local,  nos levou a uma visita pela cidade. Entramos no Museu Pomerano, que conta a história da imigração europeia do século XIX. Inúmeros objetos ajudam a resgatar a memória dos valentes imigrantes que se instalaram naquele vale.
Depois, visitamos a cervejaria Cervejaria Schornstein , tivemos a sorte de ver a Osterbaum,  maior árvore de Páscoa do mundo, ainda decorada com 82.404 casquinhas de ovos de galinha, doadas pela comunidade!
Voltamos para almoçar no Hotel Himmelblau. Sem dúvida, foi meu prato preferido do final de semana: risoto com linguiça Blumenau, maravilhosamente executado pelo chef Tonho.
Depois do almoço a maioria dos blogueiros foi embora. Mas eu continuei…
Mudei de hotel e fui para o Ibis, no centro, a apenas duas quadras do Plaza.
À tarde, me encontrei com algumas leitoras no charmoso Cafè du Centre e a conversa rolou solta até à noite!
Voltei para casa segunda-feira de manhã, mas deixei um pedacinho do coração em Blumenau, com a certeza que vou ter que voltar para busca-lo…

Blogs que participaram do 1º Blogando no Vale Europeu

Casa de Doda– Márcia Silveira
Blog Meu Destino – André Morato
Retrip – Antônio Jr.
Vamos Por Aí – Ana Carolina
Viajar Correndo – Carolina Belo
Viajante Solo – Denise Tonin
Mapa na Mão – Ester Nunes
Tá Indo Pra Onde – Fernanda Scafi
Destinos Por Onde Andei – Gisele Prosdocimi
Tá na Minha Rota – Grasiela Mattos e Luciano
Relatos de Viagem – Laís Roani
Roteiros e Dicas – Laura Wolff
Rota Terrestre – Sabrina da Rosa
Entre Polos – Zudi Dadalt

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

2 Comentários

  1. Como sempre, texto impecável. Parabéns Ana. Até euzinha na foto !!! rsrs.
    Bjs Ana
    Arrivederci

    • Ana Grassi on

      Mi!!! Foi um enorme prazer conhece-la em nosso encontro!! Você é demais!!!
      Baci,
      Ana

Deixe uma Resposta