Eu adoro carro!!  Quem me acompanha nas mídias sociais pela Itália sabe como são loooongas as viagens de carro que faço por lá. Adoro dirigir em estrada e a melhor experiência que tive com carros foi pilotando uma Ferrari em Milão.

Você também pode pilotar uma Ferrari!!! Clique aqui para ler o post

Mas também adoro visitar museus de carros e se for de carros antigos, melhor ainda! Pesquisando sobre museus de carros, descobri o Museo Mille Miglia, cuja sede fica no Monastério de Sant’Eufemia, na cidade de Brescia (a apenas uma hora de carro de Milão).

mille-miglia-3

Conheça a cidade de Brescia clicando aqui

Dizem que no corpo de um habitante de Brescia não corre sangue, mas gasolina e foi essa a impressão que eu tive visitando o museu.

O que é Mille Miglia?

Mille Miglia é uma corrida de carros de longa distância (mil milhas ou 1600 Km), com trechos de regularidade e outros de velocidade, que parte de Brescia e chega em Roma.

As corridas históricas Mille Miglia aconteceram entre os anos de  1927 e 1957. Após uma pausa, a corrida foi revocada em 1987 e desde então acontece regularmente uma vez ao ano.

mille-miglia-5

O Museo Mille Miglia

A sede do museu fica no Mosteiro de Sant´Eufemina, um antigo mosteiro beneditino cuja construção começou em 1008. A partir de 1997 começou a ser completamente reestruturado para receber o Museo Mille Miglia, inaugurado em 2004.

O objetivo do museu é manter viva a história da lendária corrida Mille Miglia, bem como os costumes, a cultura e a história da Itália entre os anos 20 e 50.

O percurso do museu

O museu é dividido em 9 seções: sete dedicadas às corridas que aconteceram entre 1927 e 1957, uma dedicada às corridas que aconteceram entre 1958 e 1961 e uma dedicada às corridas contemporâneas.
Mille Miglia Museu

mille-miglia-6
Bentley Type R 1971 – Museo Mille Miglia

Sugiro que visitem todas as seções. Calcule por volta de 2 horas, foi mais ou menos o que eu levei para ver tudo e fotografar.

A primeira sala do museu é dedicada aos 4 fundadores da corrida e aos carros que participaram da sua primeira edição.  Logo em seguida você vai encontrar:

  • carros que participaram das corridas nos anos 20 e 30. Eu gostei muito da reprodução de uma oficina mecânica dos anos 30 que fica nessa seção do museu;
  • carros que participaram das corridas nos anos 40;
  • carros que participaram das corridas nos anos 50;
  • carros de Fórmula 1. O destaque fica para a Ferrari 156 de 1985, pilotada por Michele Alboreto;
  • coleção de objetos de época, arquivo histórico, cinema com filmes das corridas antigas.

mille-miglia-20 mille-miglia-19

mille-miglia-11

O bacana é que todos os carros estão perfeitamente conservados e ainda hoje participam de corridas de carros de época.

O museu é bem interativo, além de áudio guia existem diversos monitores com filmes das corridas históricas e um carro simulador.

Na prática

mille-miglia-8

Endereço: Viale Bornata, 123 – Brecia

Roteiros Personalizados

Site: www.museomillemiglia.it

Informações sobre a cidadewww.bresciatourism.it/

Horário: aberto todos os dis das 10h00 às 18h00.

Valor do ingresso: 7 Euros para adultos. Crianças até 10 anos não pagam e de 11 a 16 anos pagam 3 Euros.

É possível fazer a visita guiada em italiano ou inglês.

Leia também

ITALIAna visitou o museu com o apoio de Brescia Tourism.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui